|
abril 15, 2009
Seminário Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: Convergências, Interrupções, Deslocamentos na Caixa Cultural RJ
O seminário Fotografia e Pensamento Artístico Contemporâneo: Convergências, Interrupções, Deslocamentos representa um espaço de reflexão e debate que busca alimentar o dialogo entre a produção da arte e da fotografia contemporânea. Cada mesa foi elaborada a fim de confrontar diferentes posicionamentos em torno de um mesmo tema, com o objetivo de atualizar questões referentes às influências recíprocas entre fotografia e pensamento artístico. A escolha dos palestrantes seguiu as abordagens teóricas e artísticas de cada um acerca dos temas propostos. Assim, foram convidados fotógrafos, filósofos, teóricos da comunicação, historiadores, críticos de arte, artistas e curadores para traçar um amplo painel de relações entre fotografia e arte contemporânea.
O presente seminário foi selecionado no edital CAIXA Cultural 2008 e é parte da programação oficial do Festival Internacional de Fotografia FotoRio 2009. O evento é uma realização do núcleo Projeto Subsolo.
5 a 8 de maio de 2009 - 18h30-21h30
Inscrições no local a partir das 18h
Caixa Cultural RJ, Cinema 2.
Avenida Almirante Barroso 25, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2544-4080 / 1099 / 7666
Programação
Dia 05/05 (terça-feira) - Narrativas:
Aborda as relações entre fotografia e narrativa na história da arte, assim como as questões do registro, das estratégias de apropriação e demais usos e inserções da fotografia na arte.
Palestrantes: André Parente (ECO/UFRJ), Helouise Costa (MAC/USP), Luciano Vinhosa (UFF), Wilton Montenegro (fotógrafo)
Dia 06/05 (quarta-feira) - Tempo:
Discute aspectos da histórica caminhada da fotografia rumo ao instantâneo e qual é, hoje, a discussão do tempo nos campos da fotografia e da arte contemporânea.
Palestrantes: Luiza Interlenghi (crítica e curadora), Mauricio Lissovsky (ECO/UFRJ), Ronaldo Entler (FAAP/UNICAMP), Rosangela Rennó (artista visual)
Dia 07/05 (quinta-feira) - Movimento:
Debate em torno das artes do movimento e da fixidez, questionando fatores de contaminação e de diferenciação entre as imagens fotográfica, videográfica e cinematográfica.
Palestrantes: Antônio Fatorelli (ECO/UFRJ), Cláudio da Costa (IART/UERJ), Dirceu Maués (artista visual), Peter Pál Pelbart (PUC/SP)
Dia 08/05 (sexta-feira) - O ponto-cego:
Questiona as lacunas presentes na superfície e nas interpretações de determinadas obras; abrange ainda interrogações acerca da experiência do olhar. É a criação visual compreendida como um complexo e incerto conjunto.
Palestrantes: Adolfo Montejo Navas (curador), Cezar Bartholomeu (EBA/UFRJ), Milton Machado (EBA/UFRJ), Roberto Corrêa dos Santos (IART/UERJ)
Muito interessante !!
Como não poderei participar, gostaria de saber se está previsto streaming ou algum boletim/resumo das falas ao qual teremos assesso através do site da Caixa.