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abril 13, 2009
Curso Cultura brasileira e pensamento modernista: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Mário de Andrade e Oswald de Andrade no POP - Pólo de Pensamento Contemporâneo
As primeiras décadas do século XX foram momentos decisivos para a formação de um pensamento crítico sobre o papel da cultura brasileira – ainda marcada por uma forte presença do mundo rural e de suas tradições – no moderno mundo urbano-industrial. O curso apresentará diferentes caminhos de reflexão crítica sobre o tema a partir de quatro olhares confluentes, porém distintos, que participaram e pensaram ativamente esse período modernista: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Professores: Ricardo Benzaquen de Araújo, Maria Isabel Mendes de Almeida, Santuza Cambraia Naves e Júlio Diniz
início em 6 de maio de 2009
POP - Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2286-3299 / 3682 ou contato@polodepensamento.com.br
www.polodepensamento.com.br
quartas-feiras - 6, 13, 20 e 27 de maio
Horário: 19h30-21h30
Valor: R$ 280,00
Currículo dos professores:
Ricardo Benzaquen de Araújo graduou-se em história na PUC-RIO e defendeu o seu Doutorado, em 1993, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu nacional, da UFRJ. É professor assistente do Departamento de História da PUC-RIO e titular do IUPERJ-UCAM, tendo já publicado Totalitarismo e Revolução. O Integralismo de Plínio Salgado (1988) e Guerra e Paz. Casa-Grande & Senzala e a Obra de Gilberto Freyre nos Anos 30 (2005).
Maria Isabel Mendes de Almeida é Doutora em Sociologia pelo Iuperj, Professora da PUC-Rio, coordenadora e pesquisadora do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESAP) da Universidade Candido Mendes. Publicou entre outros livos, Culturas jovens - Novos mapas do afeto (2006, org. com Fernanda Eugênio), Comunicação, consumo e espaço urbano: novas sensibilidades nas culturas jovens. (2006, org. com Everardo Rocha e Fernanda Eugenio) e Noites Nômades – Espaço e Subjetividade nas Culturas Jovens Contemporâneas (2004, co-autoria com Kátia Maria de Almeida Tracy).
Santuza Cambraia Naves tem formação em Antropologia Social e Sociologia. Professora da PUC-Rio e coordenadora do Núcleo de Estudos Musicais da UCAM. Publicou, entre outros livros O violão azul: modernismo e música popular (1998), Da bossa nova à tropicália (2001), Do samba-canção à tropicália (2003), e A MPB em discussão – entrevista (2005, com Tatiana Bacal e Frederico Coelho) e Leituras sobre música popular – reflexões sobre sonoridade e cultura (2008, organizadora com Júlio Diniz e Emerson Giumbelli).
Júlio Diniz é Professor de Literatura Comparada e Diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio, pesquisador do CNPq, Pós-Doutor pela Universidade de Salamanca (Espanha). Autor de livros, artigos e ensaios sobre a relação entre literatura e música, dentre os quais: O compositor e a cidade, A voz e seu dono – poética e metapoética na canção de Chico Buarque de Hollanda, Na clave do moderno (algumas considerações sobre música e cultura) e Música popular brasileira: leituras e desleituras e organizou com Santuza Naves e Emerson Giumbelli o livro Leituras sobre música popular – reflexões sobre sonoridade e cultura (2008). Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro.