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março 27, 2009
Oficina teórica Poéticas Gravadas - Matrizes de Sentidos com Maria Luisa Tavora no Museu Victor Meirelles
Em complementação à exposição “Gravuras”, que se encontra aberta ao público na sala de exposições temporárias até o dia 17 de abril, das 10 às 18h, o Museu Victor Meirelles oferecerá uma oficina teórica gratuita sobre o tema com a professora Maria Luisa Tavora, da Escola de Belas Artes (UFRJ). A oficina tem como objetivo apresentar e destacar a contribuição da gravura artística no quadro conceitual das manifestações e tendências da arte moderna no Brasil.
O programa prevê a apresentação e a análise da produção da gravura artística realizada nos anos 1950/60, no Rio de Janeiro, além de considerações sobre as condições históricas que favoreceram a ativação deste meio de expressão, entendido como elemento de criação nos termos da arte moderna. Serão abordadas questões artísticas que atravessaram esta produção, por meio da abordagem crítica de artistas e de obras significativas.
16 e 17 de abril de 2009, 14-18h - inscrição até 12 de abril
Museu Victor Meirelles
Sala multiuso
Rua Victor Meirelles 59, Florianópolis - SC
48-3222-0692 ou museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
www.museuvictormeirelles.org.br
A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 40 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 12 de abril de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 13 de abril.
Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?
Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.
Programa:
1. Diálogo histórico:
O pensamento moderno sobre a gravura: a obra e a ação dos pioneiros Oswald Goeldi, Lívio Abramo, Raimundo Cela, Carlos Oswald.
A ativação da gravura nos anos 1950/60 - referências estéticas, o ensino como seu fundamento:
1951 - o ateliê da Escola Nacional de Belas Artes: matriz expressionista.
1959 - o ateliê livre do MAM-Rio: matriz francesa.
O artista-gravador, a busca de um perfil: idéias do debate público no Jornal do Brasil (1957-1958); oportunidades e experimentações contemporâneas.
2. Diálogos poéticos:
Geometrias experimentais: Lygia Pape e Rossine Perez.
Entrelaçamento de subjetividades: Edith Behring e Fayga Ostrower.
Figurações da abstração: Anna Bella Geiger e Anna Letycia.
Faces outras do expressionismo: Isa Aderne, Newton Cavalcanti e Adir Botelho.
Sobre a ministrante:
Maria Luisa Tavora (EBA/UFRJ). Historiadora da arte, com pesquisas sobre a arte brasileira do século XX, em especial a gravura artística, com artigos publicados sobre o assunto em diversas revistas especializadas. Co-organizadora da série “GRAVURA HOJE: depoimentos”, em três volumes (1995, 1996 e 1997), publicada pelo SESC do Rio de Janeiro. Doutora em História Social (História e Cultura) pelo IFCS/UFRJ, com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales/ Paris. Mestre em História da Arte pela EBA/UFRJ; Professora de História da Arte na Escola de Belas Artes/EBA/UFRJ nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, de cuja revista Arte & Ensaios é atualmente co-editora. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA e da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP. Participa também da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e AICA (Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte). Pesquisadora do CNPq.