|
março 24, 2009
Curso de pós-graduação a distância: Arteduca: arte, educação e tecnologias contemporâneas
Professores: Angela Maria dos Santos Faria, Adriana Conde Rocha, Antonio Biancho Filho, Carla Medianeira Antonello, Flávia Narita, Getúlio Rosário Caetano, Leci Mª Augusto de Castro Costa, Leda Maria de Barros Guimarães, Luzirene do Rego Leite, Maria de Fátima Borges Burgos, Maria de Fátima Guerra de Souza, Nely Matter, Rosamaria de Medeiros Arnt, Sheila Mª Campello, Soraia Silva, Suzete Venturelli, Terezinha Losada
Oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, o curso de especialização Arteduca é destinado à formação de professores e profissionais da educação, de qualquer área de conhecimento e que atuem no contexto escolar, para o planejamento e implementação de projetos de aprendizagem relacionados com a arte e a cultura.
Inscrições online até 31 de março de 2009
Grupo Arteduca - UnB
61-3307-2320 ou arteduca@arteduca.unb.br
www.arteduca.unb.br/inscricoes/arteduca-2009
Coordenação: Suzete Venturelli e Sheila Campello
Informações sobre o curso
A distância: com uso do ambiente virtual de aprendizagem do Grupo Arteduca, baseado na plataforma Moodle.
Nível de formação: especialização
Certificação: emitida pela Universidade de Brasília (UnB), que, por sua vez, é credenciada pelo MEC para a oferta de cursos a distância (Portaria MEC nº 4.055/2003).
Taxa de matrícula: R$ 55,00
Mensalidades: 15 parcelas de R$ 306,47
Obs: professores da SEEDF terão desconto de 20%, para o pagamento em dia
Calendário
Inscrições - de 10/03/2009 até 31/03/2009
Etapa 1 - Estudos preliminares - complementação do processo seletivo - início em 02/04/2009 e término em 25/06/2009.
Etapa 2 - Estudos específicos - início em 03/08/2009 e término em 29/03/2010
Etapa 3 - Trabalho de Conclusão de Curso - início em 30/03/2010
e término em 31/07/2010
Programa
ETAPA 1 - ESTUDOS PRELIMINARES E PROCESSO SELETIVO
Módulo 1 - Fundamentos do Arteduca
Apresentação dos fundamentos do curso - programa, objetivos, metodologia e estratégias de desenvolvimento.
Módulo 2 - Fudamentos da aprendizagem em rede:
Aprender a aprender em Educação a Distância (EAD); estratégias de aprendizagem a distância; abordagens teóricas aplicadas à EAD - abordagens teóricas sócio-interacionistas e teoria autopoiática proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela.
Encerramento da etapa seletiva
ETAPA 2 - ESTUDOS ESPECÍFICOS
Módulo 3 - A Arte-educação no Brasil e processo histórico
Estudos teóricos referentes à educação em arte na primeira metade do século XX - a educação em arte no Brasil, educação geral e o processo histórico; a influência de John Dewey na Educação em Arte no Brasil; a Educação Tradicional versus Educação Nova; a “livre expressão” e a Educação através da Arte; a influência de Piaget e Vigotsky na educação brasileira.
Módulo 4 – Bauhaus
Breve histórico sobre a escola alemã; a influência no ensino das escolas de arte, design e arquitetura durante o Sc. XX e início do Sc. XXI; os propósitos pedagógicos, os cursos preliminares (vorkurs), algumas oficinas e o curso de Arquitetura.
Módulo 5 – Construção de uma identidade nacional
O Modernismo e a Semana de 22; as influências das vanguardas européias do século XX; Brasília - o projeto de ensino da arte para a nova capital; a proposta de Lúcio Costa para o ensino do desenho, a Escolinha de Arte do Brasil; a abordagem teórica proposta por Paulo Freire para um novo modelo nacional de educação; concretos e neoconcretos.
Módulo 6 – Construção de uma síntese dialética
A educação em arte em uma perspectiva pós-moderna; a Proposta Triangular para a aprendizagem da Arte - origens e pressupostos; o Festival Arteduca.
Módulo 7 – Arte e cultura popular
Indentidade e diversidade cultural. A interculturalidade e a estética do cotidiano.
Módulo 8 – Políticas públicas educacionais e a educação e arte
Estudos a respeito das implicações da reforma curricular brasileira na educação em arte; reflexões a respeito das políticas públicas para o uso das mídias na educação; a EAD no Brasil.
Módulo 9 – Tecnologias Contemporâneas na escola
O uso do software livre na arte; análise do potencial dos programas governamentais para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nos contextos escolares; o uso das mídias nas escolas.
Módulo 10 - Arte, comunicação e tecnologia
História de alguns conceitos sobre a relação da arte e dos meios de comunicação utilizados na educação a distância, tais como o rádio, os correios e a Internet. A arte no pós-humano.
Módulo 11 - Prática pedagógica na escola
O ensino das Artes Visuais, da Música e do Teatro no contexto escolar: reflexões a respeito da prática pedagógica das linguagens artísticas na escola.
Início da etapa de aplicação dos projetos nas escolas
ETAPA 3 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO
Módulo 12 – Projeto de pesquisa na escola
Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade em projetos de aprendizagem.
Levantamento e análise de propostas teórico-metodológicas para a elaboração de projetos de pesquisa nos contextos escolares. Elementos do projeto de pesquisa - temática e objeto de pesquisa, objetivos, referencial teórico, metodologia, cronograma e estratégias de implementação. Estudos individuais e colaborativos para elaboração de projetos de ensino e aprendizagem e análise das possibilidades de aplicação no contexto escolar.
Módulo 13 – Trabalho de Conclusão de Curso
Monografia, envolvendo o planejamento e a aplicação do projeto de pesquisa na escola.
Módulo 14 – Seminário de Conclusão do Curso
Ementa: Seminário Presencial - Seminário de encerramento e avaliações do curso. Apresentação dos projetos finais.
Olá!Tenho interesse em fazer esta pós graduação. Por gentileza entrem em contato...
Posted by: Alessandra Zanini at dezembro 5, 2010 6:55 PM