|
fevereiro 26, 2009
Curso à distância História das Políticas Culturais no Brasil
Professores: Albino Rubim, Claudia Leitão, Diego Ribeiro, Alexandre Barbalho, Humberto Cunha, Isaura Botelho, Lia Calabre, Paulo Miguez, Taiane Fernandes
O curso tem como objetivo apresentar um panorama da Política Cultural do Brasil desde a época da colonização até os dias atuais, passando por períodos importantes como a era Vargas, a ditadura militar e os governos Sarney, Collor, Itamar, Fernando Henrique e Lula. Nos vários módulos, os alunos poderão acompanhar o desenvolvimento das diversas políticas públicas para o setor cultural, de acordo com os contextos históricos, político e econômico de cada momento.
De 23 de março a 20 de junho de 2009
Inscrições online até 13 de março
Aulas à distância - 160 vagas
Público-alvo: dirigentes públicos, privados e do terceiro setor, gestores e produtores culturais e profissionais que atuem ou tenham interesse pela área cultural
Carga horária: mínimo de 85 horas
Investimento: 1x R$540 ou 2x R$300
EAD-DUO
31-3224-6700 ou curso@duo.inf.br
www.duo.inf.br
Realização: Rede de Estudos em Políticas Culturais - REDEPCULT e DUO Informação e Cultura
Coordenação: Albino Rubim (UFBA)
Programação:
Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância), com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.
Nas aulas seguintes, serão abordados os temas: Políticas culturais no Brasil: Primórdios (1500-1930); A inauguração das políticas culturais no Brasil: Mário de Andrade e o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo; Políticas Culturais nos tempo de Getúlio 1930- 1945; Democracia limitada e políticas culturais no Brasil: 1945 / 1964; Ditadura militar e políticas culturais no Brasil: 1964-1985; Os percalços e guinadas nos primeiros governos pós-ditadura: Sarney, Collor e Itamar; Neo-liberalismo e políticas culturais no Brasil: FHC e Francisco Weffort; e Políticas culturais no governo Lula.
Além das disciplinas, que envolvem textos e debates, os alunos poderão participar de chats que contarão com a mediação dos professores ou de profissionais da área convidados.
Currículos dos professores:
Alexandre Barbalho é professor e pesquisador dos mestrados em Políticas Públicas e Sociedade da UECE e em Comunicação da UFC. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Foi presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (2005). Autor, entre outros, de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (1998); A modernização da cultura (2005) e Textos Nômades: Política, cultura e mídia (2008). É co-organizador das coletâneas Comunicação e cultura das minorias (2005) e Políticas Culturais no Brasil (2007) e organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia.
Filiação Institucional: Professor do Mestrado em Políticas Públicas da UECE
Isaura Botelho é doutora em Ação Cultural pela Universidade de São Paulo, tendo feito um pós-doutorado na França. É autora de livros, artigos e ensaios sobre política cultural. Coordenou a pesquisa sobre “O Uso do tempo livre e as práticas culturais na Região Metropolitana de São Paulo” no Centro de Estudos da Metrópole, em São Paulo, organismo ligado ao CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
Filiação Institucional: Fundação Biblioteca Nacional e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP
Lia Calabre é doutora em história pela Universidade Federal Fluminense, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, chefe do setor de estudos de política cultural, professora de Políticas Culturais do MBA de Gestão Cultural da UCAM. Autora dos livros O rádio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano (1940-1946). Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2006 e A Era do Rádio (Zahar,2002), Organizadora do livro Políticas Culturais: Diálogo Indispensável. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2005 e co-organizadora de Diversidade Cultural Brasileira. Rio de Janeiro : Edições Casa de Rui Barbosa, 2005 ; Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro –2003-2005. Rio de Janeiro: UERJ, 2007 e Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – 2006. Rio de Janeiro; UERJ, 2007.
Filiação Institucional: Pesquisadora Chefe do Setor de Estudos de Política Cultural Fundação Casa de Rui Barbosa
Paulo Miguez é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Pesquisador associado do CULT - Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da UFBA, atua no campo dos estudos sócio-econômicos da cultura, particularmente nas áreas de carnaval, economia da festa e políticas culturais. Integra o High-Level Experts Group on Creative Industries da Unidade Especial para a Cooperação Sul-Sul do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Entre 2003 e 2005 foi Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura.
Filiação Institucional: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Albino Rubim é professor Titular da UFBA. Docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Curso de Gradução em Produção em Cultura e Comunicação. Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT). Pesquisador I - A do CNPq. Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Autor de pesquisas, artigos e livros sobre políticas culturais no Brasil e na Ibero-América; cultura e política e mídia e política. Ex-diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA e da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS.
gostaria de participar - como proceder?
atenciosamente
valmauro
Tenho interesse, ainda é possível a inscrição?
Qual a forma de efetuar o pagamento?