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janeiro 30, 2009
Documentário Fotográfico Contemporâneo, com Andréa Testoni e Eduardo Martino - Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Início 17 de março de 2009
Inscrições abertas
Av. Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-25413314 | 22445660 | 25416930
www.ateliedaimagem.com.br
Horário: terça-feira, 19-22h
Tema:Documentário Fotográfico Contemporâneo
Professores: Andréa Testoni e Eduardo Martino
Carga horária: 24 horas (8 aulas de 3 horas cada, 1 vez por semana)
Pré-requisitos: Ter feito o Curso Básico de Fotografia 1 e 2 + Curso de Flash Criativo (ou aplicação de questionários), disponibilidade para realizar os ensaios propostos nas aulas;
Objetivos
1. Apresentação de um apanhado histórico da fotografia documental, usando como linha narrativa uma análise comparativa entre o trabalho dos principais documentaristas do passado e atuais, bem como as tendências por eles criadas. Os alunos terão a oportunidade de entender as diferenças entre os trabalhos de mestres como Henry Cartier-Bresson, Robert Frank, William Klein, Garry Winnogrand, Martin Parr, Diane Arbus, Sebastião Salgado e outros. Durante a projeção de fotos, os professores levantarão questões conceituais que sempre permearam a produção artística como um todo e a fotojornalística em particular: “como retratar a realidade que desejamos documentar de maneira fiel?”; “existe uma verdade absoluta?”; “até que ponto o fotógrafo influi na realidade retratada?” Essas e outras questões conceituais promoverão uma reflexão fundamental para quem quer se lançar no mundo do documentário. Conhecer como cada grande documentarista lidou ou ainda lida com essas questões ajudará o aluno a criar a sua própria visão e, dessa forma, possibilitará ao iniciante desenvolver seu estilo próprio.
A reflexão histórica será concluída com a apresentação do conceito de coletivo, uma forma de trabalhar em grupo que se torna cada vez mais difundida no exterior e no Brasil. Grupos experientes como o francês Tendance Floue ou o internacional Documentography (do qual o professor Eduardo Martino faz parte) serão apresentados no prestigiado festival internacional de fotojornalismo VISA Pour L’Image em Perpignan (França), que reserva uma parcela significativa de sua estrutura para os coletivos internacionais.
2. Como realizar um documentário fotográfico. Serão discutidos como os elementos básicos de um documentário têm sido usados ao longo dos diversos períodos pelos quais o documentarismo fotográfico tem passado. Serão avaliados a narrativa, o enquadramento, o uso de elementos técnicos como a cor ou o flash. Serão trabalhadas as técnicas de edição e apresentação de um projeto. Noções estéticas e jornalísticas também serão abordadas à luz das diversas tendências do passado, assim como nas contemporâneas. A inspiração advinda do cinema, através de sua influência sobre a narrativa, a temática, o enquadramento (por exemplo, a consagração do “plano americano”) ou mesmo na iluminação e textura final das imagens.
3. Exercícios práticos: nas três semanas seguintes às duas aulas introdutórias (que serão unicamente teóricas), os alunos irão realizar ensaios fotográficos práticos individualmente. A cada semana, um tema específico a retratar, que será apresentado em aula na semana seguinte. Nas últimas três aulas do curso, será trabalhado um único tema, de forma a montar uma pequena reportagem fotográfica, completa e publicável. Para orientar o aluno durante todo esse processo prático, cada vez que um novo material for apresentado em sala de aula, os professores avaliarão os resultados e farão recomendações para que cada aluno encontre seu estilo próprio e atinja seus objetivos pessoais.
4. Análise mercadológica: para que se possa dar início ou para que se aperfeiçoe nesta carreira, é fundamental que se entenda a dinâmica atual do mercado fotográfico. Com a recente popularização da tecnologia digital, a concorrência entre profissionais mudou significativamente, mas a mesma tecnologia abriu novas frentes de trabalho. Essas questões serão explicitadas em detalhe e os professores apresentarão suas experiências pessoais acumuladas na Europa, no Brasil e em outras partes do mundo. Serão também abordadas as várias possibilidades comerciais com as quais um documentarista pode trabalhar, dividindo-se essencialmente em duas frentes: mercado editorial (revistas, jornais, internet, livros) e mercado de “fine art” (galerias, colecionadores, livros). Serão debatidas as diferenças e similaridades entre essas duas frentes e como o fotógrafo pode se situar, em função de suas aspirações pessoais, estéticas e até mesmo sociais.
Andréa Testoni e Eduardo Martino são pós-graduados em fotojornalismo na London College of Communications (2005 e 2002, respectivamente).
Eduardo mudou-se para Londres no ano 2000, tendo dado início a sua carreira fotográfica em 1997, quando deixou para trás a engenharia. A história de Andréa é similar; trocou a carreira já estabelecida em direito pelo fotojornalismo, mudando-se para Londres em 2003. As afinidades não pararam por aí e os dois se casaram em 2007. Andréa é de Blumenau e Eduardo é paulistano. De volta ao Brasil no fim de 2008, foi no Rio de Janeiro que o casal decidiu se estabelecer.