|
janeiro 29, 2009
Curso Relações entre arte e lugar, com Jailton Moreira no Tomie Ohtake, São Paulo
Curso Relações entre arte e lugar, com Jailton Moreira
Inscrições abertas
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações: 11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br
Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake cujo
objetivo principal é formar o público leigo e atender aquele já interessado em arte, além de oferecer
cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público
fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre
a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da
artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.
Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos,
workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes
visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores
da arte e da cultura em geral.
Curso do 1º semestre de 2009 na ação educativa do Instituto Tomie
Público-alvo: Interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 6 de março a 6 de junho
Horário: sexta-feira, 14-17h; sábados 9-12h
Vagas: 30
Valor: R$ 180/mês
Programa
Aula 1 - 6 de março
Tetos e Cúpulas (vídeo de 78 minutos)
Quais as situações mais persistentes de ocupação dos fechamentos superiores do espaço? Em que pontos propostas contemporâneas se cruzam com culturas ancestrais? Buscando fazer um inventário destas relações serão exibidos exemplos como a Igreja de São Marco em Veneza, Miguelangelo, Batistério de Florença, Jenny Holzer, Andréa Mantegna, Tiepolo, Phanteon de Roma, Igreja de Santa Sofia em Istambul, Bruneleschi, Alfred Speer, Robert Irwing, James Turrell, Steven Spielberg, Maria Ivone dos Santos, Jantar Mantar de Nova Deli etc.
Aula 2 - 7 de março
Olhe onde pisa (vídeo de 76 minutos)
O que se busca encontrar quando se desvia o olhar do observador para o chão onde ele pisa? O encontro irá enfatizar uma direção pela horizontalidade que tem perseguido a escultura contemporânea e outras propostas de ocupação de espaço. Para tanto serão vistos exemplos de Rachel Whitehead, Monte Nebo na Jordânia, Duomo de Siena, Família Boyle, Carlos Vergara, Richard Long, Carl André, Olafur Eliasson, Sofi Hemon, Stanley Kubrick, Mauro Fuke, Bill Viola, Maya Lin, Richard Serra, Robert Smithson etc.
Aula 3 - 20 de março
A porta (vídeo de 61 minutos)
Tomando como eixo da discussão três portas emblemáticas na história da arte, as Portas do Batistério de Florença de Ghiberti, as Portas do Inferno de Rodin e o Etant Donnés de Marcel Duchamp, o encontro demonstra a encruzilhada artística em que estas foram concebidas. Também serão apontados outros exemplos como Porta do Palácio de Balawatt, Andréa Pisano, Bruneleschi, Donatello, Luca della Robia, Charles Chaplin, Michael Green e Ingar Dragset, Pete Docter etc.
Aula 4 - 21 de março
A janela (vídeo de 77 minutos)
De todos os temas propostos, a janela é o mais recorrente na história da arte. O encontro aborda os problemas acarretados com a inserção desta estrutura no lugar de sua percepção. Serão vistos exemplos de Alfred Hitchcock, Patrício Farias, Roy Lichtenstein, Rafaello, Regina Silveira, Magritte, Jannis Kounellis, Marcel Duchamp, Antoni Tápies, Wim Wenders, Hawa Mahalde Jaipur, Giovanni Bellini, Leonardo da Vinci, Joseph Cornell, Hélio Fervenza, Matisse etc.
Aula 5 - 3 de abril
A escada (vídeo de 68 minutos)
O encontro fala das propriedades estruturais até as conotações simbólicas do tema. Aponta também para os contrastes entre variantes topológicas e uma compreensão do elemento escada como espaço de representação. Serão exibidos exemplos de Claes Oldenburg, Victor Fleming, Wolfgand Laib, Olaytaytambo e Pizac no Peru, Sapa no Vietnan, Frederico Câmara, Piranesi, Escher, Rolf Wicker, Sakara no Cairo, Robert Rauschenberg, Serguei Eisenstein, Eduardo Frota, Peter Fischli e David Weiss, Brian de Palma, Marina Abramovic etc.
Aula 6 - 4 de abril
A coluna (vídeo de 78 minutos)
Buscando transpor as possibilidades estruturais do elemento da coluna veremos uma série de outras aplicações que os artistas e as diferentes culturas exploraram através dos tempos. Exemplos como Stonehenge, Yerebatan Saray em Istambul, Le Corbusier, Thiago Bertolozzo, Jerash na Jordânia, Praça de São Pedro no Vaticano, Agrigento e Segesta a Sicília, Palmira na Síria, Walter de Maria, Templo de Karnak no Egito, Brancusi, Sérgio Camargo, Waltercio Caldas, Nuno Ramos, Walt Disney etc. conduzirão a um passeio onde a diversidade é a única medida.
Aula 7 - 8 de maio
A parede (vídeo 78 minutos)
A parede é o lugar geralmente esperado como suporte da arte. Por que esta expectativa? Que conotações simbólicas e estruturais este elemento efetua no espaço? Serão apresentados exemplos de Alan Parker, cavernas de Lascaux, Serra da Capivara no Piauí, Keith Harring, Sol LeWitt, Ann Hamilton, Gisela Waetge, Maria Lúcia Cattani, Roman Polanski, Robert Gober, Lia Menna Barreto, Jéssica Stockholder, Arthur Barrio, Marepe, Kieslowski, Laércio Redondo, Járed Domício, etc
Aula 8 - 9 de maio
O canto (Vídeo 75minutos)
A interseção entre dois ou três planos cria um fértil terreno para explorar variações formais, estruturais e psicológicas deste contexto. Neste encontro , artistas como Richard Serra, Amílcar de Castro, Maya Lin, Dan Flavin, Orson Welles, Daniel Buren, Tatlin, Anthony Caro, Richard Wilson, Cildo Meireles, Elida Tessler, Bruce Nauman, Cris Burden, Laércio Redondo, SaM Taylor-Wood, Eduardo Chilida e outros expendem possibilidades de uma situação que numa primeira visão se mostra restritiva.
Aula 9 - 22 de maio
Mobiliário (vídeo 77 minutos)
Com fundamento da categodria do objeto no modernismo muitos elementos do mobiliário de interiores foram subvertidos pelos artistas no último século das mais distintas maneiras. Artistas como Gaudí, Edgar de Souza, Doris Salcedo, Caio Machado, Axel Lieber, Cildo Meirelles, Tony Oursler, Fabiano Marques, Victor Grippo, Nury Gonzáles, Rebeca Horn, José Rufino, Saul Steinberg, Amílcar Parker, Matt Groening, etc. evidenciam estas proposições.
Aula 10 - 23 de maio
O decorativo (vídeo de 70 minutos)
O encontro propõe repensar o conceito de decorativo a partir de idéias como ajuste e adequação na tentativa de uma resposta inventiva e complexa de um diálogo com um espaço proposto. Serão vistos exemplos de Andrea Del Sarto, casas de Chiloé no Chile, Batistério de Pisa, Pompéia e Vila Adriana na Itália, Palácio Azem em Damasco, Alighiero e Boetti, Tiântan Gôngyuán em Pequim, aldeias Torajas na Indonésia, Museu Histórico de Xian, British Museum, Jaques Tati etc.
Aula 11 – O espaço interno (vídeo 78 minutos) – 5 de junho
Se o cubo branco do espaço expositivo é uma invenção do modernismo é também a partir do modernismo que ele também começa a ser questionado. O vídeo mostrando Hélio Oiticica, Stanley Donen, Kátia Prates, Hans Hemmert, Richard Wilson, Lucas Samaras, Ken Lum, Orson Welles, Francis Ford Coppola, Daniel Senise, Helmut Batista, Simparch, Ricardo Basbaum e outros enfatizará a responsabilidade que o cinema tem na transformação destas noções.
Aula 12 - 6 de junho
O espaço externo (vídeo 90 minutos)
O abandono do espaço interno da galeria na busca das grandes extensões da paisagem para receber o gesto artístico não é uma exclusividade contemporânea. Culturas antigas buscavam também relações que podem ser simétricas e análogas com algumas propostas atuais. Veremos exemplos como Christo, Werner Herzog, Michael Heizer, Gordon Matta Clark, Robert Irwing, Robert Smithson, David Lean, John Ford etc.
Gostaria de ter alguma informação sobre Jailton Moreira.
Obrigada
Ivana
A quem corresponda:
Necessito que me informem o e-mail de Jailton Moreira para poder me comunicar diretamente com ele. Tenho interesse no curso e, por isso, pretendo sugerir que pense na possibilidade de ministrá-lo também no Rio de Janeiro. Eu me ofereço para ajudá-lo na produção e divulgação. Sendo assim, agradeceria que o responsável da produção do curso no Instituto Tomie Ohtake me facilitasse o e mail do profissional. Grata,
Brenda Loiácono
gostaria muitissimo de participar do curso, mas sou do interior 400 km distante e queria saber se posso frequentar as aulas individualmente quando estiver em sao paulo pagando pelo fim de semana.
muito obrigada