|
novembro 18, 2008
Inscrições Simpósio Vivo arte.mov - Etapa Paulista
Simpósio Vivo arte.mov
Apropriações do (in)comum: espaço público e privado em tempos de mobilidade
Inscrições online até 24 de novembro
Local:
MuBE - Auditório
Avenida Europa 218, Jardim Europa, São Paulo - SP
11-2594-2601
Mais Informações:
11-3873-0279 ou simposio@premiosergiomotta.org.br
www.artemov.net
Programação
DIA 1 - 27/11/2008, quinta-feira
19 às 19h30
Abertura | Apropriações do (in)comum: espaço público e privado em tempos de mobilidade
O tema do Simpósio do Vivo arte.mov, em 2008, enfatiza experiências que expandem a noção de arte, seus espaços, ferramentas e logísticas. Com sessões temáticas montadas com convidados de várias regiões do Brasil, e de centros de referência internacionais, o evento reúne artistas e teóricos representativos das discussões sobre o lugar das mídias portáteis na cultura contemporânea. Em tempos em que pesa a responsabilidade de construção de espaços comuns efetivamente compartilháveis, as tecnologias portáteis vem se mostrando como ferramentas que potencializam redes físicas e não-físicas, aproximando espaços antes desconectados – ao mesmo tempo em que geram apropriações possíveis das esferas públicas e privadas, tornando a fronteira entre ambos cada vez mais difusa.
Apresentação: Giselle Beiguelman e Renata Motta (Instituto Sergio Motta), Lucas Bambozzi , Marcos Boffa e Rodrigo Minelli (Vivo arte.mov)
19h30 às 21h30
Realidades mistas: convergências esperadas x convergências implantadas
Artistas convidados para a exposição O Lugar da Arte em Deslocamento discutem os principais desenvolvimentos na área da realidade mista, em que sistemas de rede distribuídos pelo espaço constroem a chamada “internet das coisas”, ao entrelaçar corpos e cidades a camadas virtuais que os modificam.
Palestrantes: Fernando Llanos (México), Laura Beloff (Finlândia) e Nick Tandavanitj | Blast Theory (Reino Unido)
Mediador: Lucas Bambozzi
Debatedores: Fabrício Muriana e Claudio Bueno
DIA 2 - 28/11/2008, sexta-feira
15h às 16h15
Arte e mídias móveis: perspectivas criativas e críticas no Brasil
Que tipo de produção essas novas mídias vem possibilitando? Artistas pré-selecionados para a vertente de artes “locativas” da 3ª edição do Vivo arte.mov apresentam seus projetos e discutem seus contextos de criação e produção. Assim, contextualizam e problematizam os rumos de trabalhos em mídias portáteis no Brasil, compartilhando críticas e discutindo expectativas.
Palestrantes: Cícero Inácio, Fernando Velazquez, Martha Gabriel e Raquel Kogan
Mediador: Marcus Bastos
16h30 às 18h
Mídias móveis: pesquisa, circuito, fomento, e as perspectivas do comum
A utilização de tecnologias em crescente popularização pode favorecer objetivos em comum e distribuídos na sociedade? Críticos e curadores relacionados aos circuitos independentes e institucionais, debatem os contextos de pesquisa, exibição e fomento de trabalhos em mídias móveis, discutindo as estratégias de politização dos discursos e radicalização estética diante do contexto das culturas de marca.
Palestrantes: Giselle Beiguelman, Guilherme Kujawski, Mario Ramiro e Lucas Bambozzi
Mediador: Marcos Boffa
19h às 21h30
Redimensionamento do espaço público e acessibilidade: tecnologias sociais em rede
Qual natureza e relevância de conhecimento a utilização de tecnologias em rede vem possibilitando? O espaço público mediado torna a cidade mais eloqüente? Para quem? Críticos e curadores que atuam no debate sobre a intersecção entre tecnologia e espaço público discutem como as redes contemporâneas acentuam o processo de embaralhamento entre público e privado, conforme constroem contextos de inclusão social que ao mesmo tempo resultam em malhas de vigilância e agenciamento de dados cada vez mais intrincados.
Palestrantes: Fabio Duarte (Curitiba), Mirjam Strupeck (Berlim) e Régine Debatty (Bélgica)
Mediador: Rodrigo Minelli
Debatedores: Nacho Durán e Priscila Arantes
Informações Gerais
O Vivo arte.mov - Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis estimula um uso consciente e crítico das tecnologias portáteis tendo como perspectiva uma atuação mais efetiva das pessoas em suas comunidades e na realidade social, a partir da construção de novos modelos de colaboração e distribuição. Em sua terceira edição, amplia o campo de atuação, com Exposições, Mostras e Simpósios em Belo Horizonte e São Paulo, e circuito de difusão nas cinco regiões do Brasil.
A etapa paulista do Vivo arte.mov é co-realizada pelo Instituto Sergio Motta, Secretaria de Estado da Cultura e Governo do Estado de São Paulo. O Instituto Sergio Motta é uma organização não-governamental que atua no fomento do uso criativo das tecnologias e na difusão de inovações. Desde 2000, o Instituto realiza diversas ações na área de cultura e criação digital: o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, as Oficinas Territórios Recombinantes, o Festival Universitário Conexões Tecnológicas e os Festivais On-line HTTPVideo, HTTPTags e HTTPSom.
Durante três dias em Belo Horizonte e dois dias em São Paulo, serão debatidas estratégias de difusão em rede e acesso à informação em mídias móveis, as convergências esperadas e as já existentes entre redes e espaço físico, e os desenvolvimentos das tecnologias sociais em seus vários aspectos. O formato distribuído desta edição amplia o escopo do Festival que, desta forma, consolida-se como fórum continuado de debate e pesquisa sobre o contexto audiovisual, a cultura da mobilidade e a perspectiva de uso expressivo desses meios.
Ficha Técnica
Curadoria: Giselle Beiguelmann, Lucas Bambozzi, Marcus Bastos, Rodrigo Minelli
Produção Executiva: Luciana Dacar, Luiza Thesin
Produção: Lira Yuri, Paloma Oliveira
Coordenação Geral Vivo Arte.Mov: Aluizer Malab, Lucas Bambozzi, Marcos Boffa, Rodrigo Minelli
Coordenação Geral Instituto Sergio Motta: Renata Motta