|
outubro 28, 2008
CinemaSim: Seminário Internacional Ainda Cinema no Itaú Cultural, São Paulo
CinemaSim
Seminário Internacional Ainda Cinema
Participantes: André Parente, Anthony McCall, Antonio Fatorelli, Arlindo Machado, Dominique Païni, Eve Sussman, Hiraki Sawa, Jorge La Fera, Kátia Maciel, Liz Kotz, Luiz Cláudio da Costa, Marcus Bastos, Mark Nash, Milton Marques, Rachel Reupke, Raymond Bellour, Rubén Ramos Balsa, Yong Seok
30 de outubro a 1 de novembro de 2008
Itaú Cultural - Piso Térreo
Av Paulista 149, estação Brigadeiro do metrô, São Paulo - SP
11-2168-1776 / 1777 ou atendimento@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Curadoria: Kátia Maciel
Ingressos distribuídos 30 minutos antes do início da atividade
O seminário é parte integrante da exposição CinemaSim do Itaú Cultural. Informações completas do seminário, da exposição e mostra no www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2831
Programação:
30 de outubro, quinta-feira, 16h30
Encontro (bate-papo) com os artistas participantes da exposição: Kátia Maciel, Rachel Reupke, Yong Seok, Milton Marques e Rubén Ramos Balsa. A conversa é sobre as obras expostos na exposição.
19h30
Mesa Cinema Exposto
Discute os novos modos de exibição audiovisual em galerias e museus e como este novo paradigma vem alterando a relação do cinema com as artes visuais.
Dominique Païni (França) crítico de arte e pesquisador sobre as relações entre o cinema e as artes visuais. Foi curador do Centro Pompidou e do Museu de Belas Artes de Montreal.
André Parente (Brasil) artista e pesquisador de novas mídias e tecnologia da comunicação, é doutor em cinema e filosofia pela Universidade de Paris VIII e professor da UFRJ, fundador do Núcleo N-Imagem. É autor dos livros Imagem-Máquina (1993); Cinéma et Narrativité (2005), entre outros.
Luiz Cláudio da Costa (Brasil), mediador - doutor em Comunicação pela UFRJ e Chefe do Depto. de Teoria e História da Arte da UERJ.
31 de outubro, sexta-feira, 16h30
Encontro (bate-papo) com artistas participantes da exposição: Hiraki Sawa (Japão); Eve Sussman (EUA) e Anthony McCall (Inglaterra). A conversa é sobre as obras expostas na exposição.
19h30
Mesa O Cinema Fora da “Moldura”
Discute a inserção do espectador na obra de arte por meio da multiplicação dos espaços de projeção na arte contemporânea.
Liz Kotz (EUA), crítica e historiadora de arte. Autora de Words to Be Looked At: Language in 1960s Art (Mit Press, 2007). É professora do Depto de História da Arte na Universidade da Califórnia, Riverside.
Arlindo Machado (Brasil), doutor em Comunicação e professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. É autor, entre diversas publicações, A Ilusão Especular (Ed Brasiliense); O Sujeito na Tela (Ed Paulus). É curador e organizou várias mostras de arte eletrônica brasileira.
Antonio Fatorelli (Brasil), mediador - Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pós-doutorado pela Princeton University. Publicou, como organizador os livros Limiares da Imagem - Tecnologia (2006) e Fotografia e Novas Mídias (2005).
01 de novembro, sábado, 15h
mesa Outras Narrativas
O tema aborda as novas narrativas do cinema-instalação que redimencionam a forma e a relação com a imagem contemporânea.
Mark Nash (Inglaterra), diretor do Depto. de Arte Contemporânea do Royal College ao Art, em Londres.
Kátia Maciel (Brasil), artista, pesquisadora do CNPq e professora da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora de Transcinemas (2008); Redes Sensoriais e o Pensamento de Cinema no Brasil (2000), entre outros livros. Maciel realiza filmes, vídeos e instalações e participou de exposições em França, Inglaterra, Alemanha, China, México e Brasil.
Jorge La Fera (França), mestre em Artes pela Universidade de São Pittsburg. Chefe de Depto da Universidade de Cinema de Buenos Aires. É diretor artístico da Mostra Euro-Americana de Cinema, Vídeo e Arte Digital, em Buenos Aires.
Marcus Bastos (Brasil), doutor em Comunicaçãoe Semiótica e professor da PUC-SP. Dirigiu os documentários de curta-metragem Mais Radicais (2008) e Radicais Livre(o)s (2007. Desenvolveu a série de MashUps Procedure.Diretor (2007) e o vídeo interativo Interface Disforme (2006). É curador do Arte.Mov-Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis. Coordena, com Giselle Beiguelman, o grupo de pesquisa CNPq Net Art: Perspectiva Criativas e Críticas.
17h30
Conferência de Raymond Bellour, pesquisador e escritor especializado em literatura e cinema. Fundador da revista de cinema Traffic. É considerado um dos mais notáveis teóricos contemporâneos que tratam dos regimes mistos da imagem: pintura, fotografia, cinema, vídeo e novas mídias. É autor de The Analysis Of Film (1979) e L´entre-Images 2 (1999).
19h30
Coquetel de lançamento do catálogo da exposição