|
outubro 24, 2008
Moderna e contemporânea: passagens e persistências na arte hoje, curso com Paulo Sergio Duarte no POP, Rio de Janeiro
Moderna e contemporânea: passagens e persistências na arte hoje, curso com Paulo Sergio Duarte
De 5 a 26 de novembro de 2008
POP - Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103
Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ
21 2286-3299 / 2286-3682
www.polodepensamento.com.br
Quartas-feiras, das 19h30 às 21h30
Preço: R$ 280
Em quatro quartas-feiras, o programa pretende iniciar o olhar leigo a diferentes passagens do moderno ao contemporâneo nas artes visuais e as transformações e permanências na hipermodernidade. Duarte vai focalizar na perspectiva histórica, em que a arte atual tanto rompe quanto intensifica a interação com valores de décadas passadas.
Programa:
5 novembro
Os limites do moderno no segundo pós-guerra. De Cézanne e o cubismo ao expressionismo abstrato. Releituras de Duchamp e do dadaísmo na Pop americana. O minimalismo: a elisão do campo semântico e o positivismo lógico.
12 novembro
A "desmaterialização do objeto de arte" (Lucy Lippard). A dilatação do campo da experiência artística e os limites da instituição expostos pelas novas investigações. O pano de fundo histórico da arte como crítica da arte. A arte conceitual.
19 novembro
A modernidade brasileira: do arquipélago ao continente. O caráter experimental das passagens do moderno ao contemporâneo no Brasil. A interação entre arte e política sem fórmulas ideológicas. A poética da reflexão.
26 novembro
A arte na passagem dos "hippies" aos "yuppies". O neo-conservadorismo e suas manifestações na arte. O pano de fundo histórico das transformações que decreta o "fim da história", "o fim da arte" e o "fim da modernidade". A arte como último reduto de resistência à indústria do entretenimento. A arte contemporânea como a commodity por excelência. Generosidade poética em situação adversa: exemplos contemporâneos.