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setembro 9, 2008
Curso Diário de Campo na Arte Contemporânea, com Marcelo Campos na Estácio de Sá Rebouças
Curso Diário de Campo na Arte Contemporânea, com Marcelo Campos
Inscrições abertas
Universidade Estácio de Sá - Casa de Cultura do Campus Rebouças
Rua do Bispo 83, Rio Comprido, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições: 21-2503-7146 / 7057
Horário: quintas, 17-19h
Período: 18 de setembro a 6 de novembro de 2008
Preço: 2 parcelas de R$ 160
Série de cursos livres, debates, palestras e discussões com a intenção de dinamizar a circulação de idéias e fomentar a reflexão sobre a importância da arte, da música, do cinema e outras áreas da cultura na construção do pensamento contemporâneo.
Programa:
O curso pretende discutir as afinidades entre arte e narrativa, a partir da noção antropológica dos diários de campo. Procura-se, com isso, estabelecer relações entre as anotações e relatos que contribuíram para dotar os objetos artísticos de uma certa potência etnográfica. A idéia de relato atravessa a arte brasileira desde os artistas-viajantes de outros séculos até a arte contemporânea. Cria-se uma espécie de geografia imaginária. Constroem-se objetos amalgamando imagem, escrita, documentos e ficções.
Módulo I: Arte e narrativa.
História, narração e ficção.
O narrador-viajante.
Imagem e descrição.
Módulo II: Diário de campo.
Anotações e esboços como documento.
Entre a natureza e a paisagem.
Arte enquanto relato.
Módulo III: Etnografias auto-reflexivas.
Construções subjetivas.
Automodelagem etnográfica.
Geografias imaginativas.
Módulo IV: O artista como personagem.
Fábulas contemporâneas.
O “Eu” como ficção.
Auto-retratos recodificados.
O curso tem duração de 8 encontros e se apóia em material teórico e audiovisual, como fotos e vídeos, fornecidos pelo ministrante.
Marcelo Campos
Professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte e coordenador da graduação em artes do Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes/ UFRJ. Desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea. Possui textos publicados sobre arte brasileira em periódicos e catálogos nacionais e internacionais. Curador das exposições: E agora toda terra é barro, individual de Brígida Baltar CCBNB, Carri, (CE), Agosto de 2008; Desenho em todos os sentidos, coletiva, SESC/ Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, com 16 artistas, agosto de 2008; Sertão Contemporâneo, na Caixa Cultural/RJ, coletiva com Brígida Baltar, Efrain Almeida, José Rufino e Rosângela Rennó, março de 2008; NAUSEA, individual de José Rufino, no Centro Cultural BNB, Sousa (PB), em 2008; Cariri: impressões de viagem, individual de Efrain Almeida, no Centro Cultural BNB, Juazeiro do Norte, (CE), em 2007; Desenho Contemporâneo, coletiva com Brígida Baltar, Efrain Almeida, Érika Verzutti, José Rufino, Martinho Patrício, Victor Arruda, Tonico Lemos Auad, na MCO Galeria de Arte, na cidade do Porto, Portugal, em 2006; Dupla Herança, coletiva com Delson Uchoa, Martinho Patrício e Roberto Lúcio, no Centro Cultural BNB, Fortaleza, em 2006; Memórias Heterogêneas, coletiva com Efrain Almeida, Farnese de Andrade, José Rufino e Renato Bezerra de Mello, no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), Rio de Janeiro, em 2004.