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agosto 26, 2008

MBA em Gestão Cultural na UCAM, Rio de Janeiro

MBA em Gestão Cultural
Professores: Ana Carla Fonseca, Eliane Costa, Eva Doris Rosental, José Carlos Barboza, Lia Calabre, Luís Carlos Prestes Filho, Marcio Schiavo, Paulo Sérgio Duarte, Ronaldo Lemos, Yole Mendonça e Marcelo Mendonça

Inscrições abertas

Universidade Candido Mendes
Programa de Estudos Sociais e Culturais (PECS)
Rua da Assembléia, 10 sala 616 Campus Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2531-2000 r. 256 / 289 ou pecs@candidomendes.edu.br
www.candidomendes.edu.br
www.gestaocultural.org.br
Coordenação acadêmica: Profª Kátia de Marco
Duração: 16 meses
Carga horária: 393h
Inscrição: R$ 50
Preço: 18 x R$ 580

Seleção:
- análise de currículo
- realização de entrevista


A Universidade Candido Mendes está lançando sua sexta turma de MBA em Gestão Cultural, Pós-graduação Lato Sensu na área de administração cultural voltada para organizações culturais e projetos culturais, que visa enfocar um sólido aprimoramento profissional nos segmentos gerenciais de instituições e programas, de modo a otimizar a eficiência das propostas programáticas para os setores culturais. As aulas terão início em setembro de 2008, com carga horária de 393 h, duração de 16 meses, no campus Centro, no turno da noite (das 19h às 22h) e aulas às segundas e quartas-feiras.

Sob a coordenação acadêmica da Profª Kátia de Marco e de profissionais destacados tanto na esfera executiva como nos setores acadêmicos como Paulo Sérgio Duarte (Gestão do Patrimônio Histórico); Yole Mendonça e Marcelo Mendonça (Bases Administrativas na Gestão Cultural); Marcio Schiavo (Responsabilidade Sociocultural corporativa)Eva Doris Rosental (Análise de Experiências Corporativas em Marketing Cultural); Ronaldo Lemos (Direitos Autorais na Produção Digital); Lia Calabre (Políticas Públicas Para a Cultura); Eliane Costa (Cultura Digital); Luís Carlos Prestes Filho (e Macro Economia da Cultura); José Carlos Barboza (Legislação de Incentivos ao Setor Cultural) e Ana Carla Fonseca (Micro e Macro Economia da Cultura). O MBA tem como objetivo formar e reciclar profissionais atuantes na área da cultura; criar novas gerações de gestores, empreendedores, administradores e produtores culturais; proporcionar ao profissional uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, artes e cultura; capacitar o profissional na ciência de avaliação do consumo cultural e na identificação de ofertas e demandas; preparar o profissional para tomada de decisões, gerenciamento de equipe, análise de projetos, engenharia de orçamentos e domínio do negócio cultural.

CONTEXTUALIZAÇÃO:
O curso vem implementar a capacitação e o aprimoramento profissional nas áreas de administração de instituições e de projetos culturais, e na formulação e implementação de políticas e programas, para os setores públicos e privados, colaborando com o incremento da relação custo-benefício entre cultura e mercado em prol da auto-sustentabilidade e da ampliação de acessos aos produtos e ações culturais, como alicerce ao desenvolvimento social regional e nacional..

A arte e a cultura, como produção de conhecimento e, principalmente, como entretenimento, têm movimentado, de maneira crescente, importantes índices econômicos que impulsionam a expansão da indústria cultural nacional e internacional, mediante mudanças antropológicas nos padrões de consumo e lazer das sociedades contemporâneas, além dos crescentes investimentos empresariais que dinamizam, deste modo, o mercado de trabalho nos setores afins.

Pesquisas revelam o incremento da participação das esferas culturais no PIB nacional. Este quadro reflete a expansão atual e em potencial da geração de empregos diretos e indiretos no setor, o que supera até mesmo segmentos tradicionais de nossa economia.

Neste profícuo cenário, o desenvolvimento cultural se efetiva como conseqüência dos crescentes investimentos por parte de empresas, organizações não governamentais e instituições públicas, o que gera significativa ampliação da audiência e corrobora na formação de público e mercado para os produtos e ações culturais.

Posted by João Domingues at 11:52 AM