|
agosto 8, 2008
Cursos 2º semestre de 2008 Parque Lage, Rio de Janeiro
Cursos 2º semestre de 2008 Parque Lage
Professores: Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale, Bia Amaral, Bia Amaral, Bia Amaral, Jacqueline Siano, Lúcia Vignoli e Nena Balthar, Bob N e Márcio Botner, Carli Portella, Charles Watson, Chico Cunha, Cristina de Pádula, David Cury, Denise Cathilina, Denise Cathilina, Evany Cardoso, Franz Manata, Gianguido Bonfanti, Giodana Holanda, Guilherme Bueno, Iole de Freitas, João Atanásio, João Carlos Goldberg, João Magalhães, João Velho, Joy Till, Katie Van Scherpenberg, Kita Eitler, Lena Bergstein, Lia do Rio, Luiz Ernesto, Luiz Ernesto, Malu Fatorelli, Manoel Fernandes, Orlando Mollica, Paula Gaitán, Pedro França, Reynaldo Roels Jr., Ronaldo do Rego Macedo, Simone Michelin e Tina Velho, Suzana Queiroga, Tina Velho, Zalinda Cartaxo
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1091 / 1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Programação de Cursos 2º semestre de 2008
(Borda)
Arte no Brasil – Do Moderno ao Contemporâneo
Guilherme Bueno
3ª feira, das 10h às 12h, até novembro.
O curso apresenta os principais movimentos e artistas brasileiros das últimas décadas do século XIX até a atualidade. Aborda diferentes manifestações (Artes Plásticas, Arquitetura, Design, etc.) e é composto de aulas teóricas (com projeção de imagens, exibição de vídeos, leituras de textos) e visitas comentadas a exposições, museus e monumentos. O objetivo é apresentar a história da arte brasileira em sala de aula de forma integrada a visitas a espaços culturais do Rio de Janeiro que façam parte desta história, levando o aluno a uma experiência direta com o contexto estudado.
Arte Contemporânea
Pedro França
2ª feira, das 19h30 às 21h30 ou
4ª feira, das 10h às 12h.
O curso oferece um panorama das questões da arte contemporânea, desde os anos 60 até hoje. As aulas são expositivas, com apresentação de slides e com auxílio da leitura e do debate sobre textos de artistas, críticos e historiadores considerados como referências para o período estudado. Pop Art; Expressionismo Abstrato; Nouveau Réalisme ; Minimalismo e Hard Edge; Land Art; Performances e Happenings: Fluxus; Arte Conceitual; Arte e Política nos anos 60/70; A pintura: anos 60, 70, 80; Imagem, Mídia e Novas Tecnologias; Arte e Políticas Hoje: Sexualidade, Identidade e diferença são alguns dos temas debatidos em aula.
Arte Moderna
Pedro França
4ª feira, das 19h30 às 21h30.
O curso apresenta e discute as questões fundamentais da arte moderna, desde sua origem no século XIX. São tratadas desde as vanguardas do início do século XX até o momento de crise, a partir dos anos 50, tendo sempre em vista seu legado para os nossos dias. As aulas são expositivas e apoiadas pela apresentação de slides e por textos específicos, com indicação de bibliografia para cada tema. A arte Pré-Moderna; as Revoluções Burguesas; o Espaço Moderno x Espaço Renascentista; o Neoclássico e o Romantismo; o Realismo; o Impressionismo; o Pós-Impressionismo; o Fauvismo/Expressionismo; o Cubismo e o Futurismo; as correntes Construtivas, o Dadaísmo, o Surrealismo, os Anti-Modernismos e o Modernismo na América Latina são alguns dos temas debatidos em aula.
Composição: Experiência Estética
Gianguido Bonfanti
3ª feira, das 10h às 12h30.
O curso propõe exercícios de composição, a partir do conceito de ponto e linha, que levarão o aluno a se familiarizar com a relação de tensão entre as formas e entre estas formas e o plano do suporte (papel, tela etc.). Os exercícios serão realizados em casa e analisados em sala de aula, de modo que possam ser compartilhados com os alunos. O livro Ponto, Linha e Plano, de Kandinski será um guia para o debate e para os exercícios. O contemporâneo na arte, a ética do processo criador, a experiência estética e suas implicações na história da arte serão tratados durante as discussões.
Da Observação à Expressão: Desenho e Introdução à Pintura
Orlando Mollica
Turma 1: 2ª e 4ª feira, das 14h30 às 17h.
Turma 2: 5ª feira, das 19h30 às 22h30.
O curso visa a desenvolver as potencialidades expressivas de cada aluno, usando a prática orientada do desenho e, em seguida, da pintura – ambos tratados como linguagens artísticas. Serão realizados exercícios de observação em sala de aula com o objetivo de desenvolver o processo criativo do aluno. Os trabalhos individuais serão orientados pelo professor durante as aulas. A Turma 1 trabalhará com a observação de diversos objetos e de imagens impressas e a Turma 2, com modelos vivos. O aluno pode escolher a turma de acordo com seu interesse e horário.
Desenho: Investigação e Construção
Manoel Fernandes
Turma 1: 3ª feira ou 5ª feira, das 9h às 12h.
Turma 2: Sábado, das 10h às 13h.
Na Turma 1, o professor propõe que os alunos pensem o desenho como um processo de organização e construção de idéias. A partir de exercícios propostos e da experimentação em aula, o aluno é estimulado a identificar problemas visuais gerados no processo de trabalho e a solucioná-los segundo sua visão pessoal. Na Turma 2, a capacidade de observação e apreensão da figura humana é desenvolvida com base no modelo vivo. Ao trabalhar a percepção visual (com a observação do modelo) e sua expressão gráfica, o aluno desenvolve uma linguagem plástica. Além desta prática, são propostos exercícios que tratam de questões como: linha, proporção, forma, escala, movimento, textura. No final de cada aula os trabalhos serão avaliados.
Espaços
Lia do Rio
2ª e 4ª feira, das 9h às 12h.
O objetivo do curso é familiarizar o aluno com propostas que envolvam a noção de espaço: espaço arquitetônico, espaço público, espaço urbano, espaço natural, espaço e ação. A orientação da professora será no sentido de revelar processos possíveis na construção da obra, provocando o aluno a desativar convenções para dar lugar a novas abordagens.
Fotografia básica / Conversas fotográficas
Kita Eitler
5ª feira, das 19h às 22h.
O curso é aberto para iniciantes e se desenvolve a partir da análise da produção dos alunos. A professora propõe exercícios práticos da fotografia que permitem a identificação do que é específico do olhar fotográfico: enquadramento, velocidade, iluminação, fotometria, composição e tema. Em função da análise dos exercícios dos alunos, a professora apresentará os conceitos básicos da fotografia e discutirá trabalhos de fotógrafos nacionais e internacionais. Estas análises contribuirão para a compreensão da formação da imagem fotográfica. As atividades serão desenvolvidas individualmente e em grupo. Os alunos deverão trazer sua própria câmera fotográfica – de qualquer tipo. Ao final, eles poderão organizar seu portfólio.
Fotografia Expandida
Denise Cathilina
2ª feira, das 14h30 às 17h30.
ou das 19h30 às 22h30.
O curso pretende discutir a fotografia para além do clicar, do processamento do filme (ou arquivo) e da reprodução (cópias) e desenvolver uma linguagem pessoal do aluno. O debate tem por base as idéias de Villem Flusser, para quem a fotografia tende a produzir uma visualidade desgastada, em virtude de ser gerada por meio de um aparelho com programa pré-estabelecido. A máquina só produz imagens em perspectiva. Exercícios de interferência no processo fotográfico convencional desenvolverão nos alunos um conceito ampliado da fotografia: fotos encenadas, técnicas de impressão alternativas e históricas, negativo construído, foto-objeto, pin hole, etc. Aberto para iniciantes, o curso não requer equipamento fotográfico especial.
Gravura: Teoria, Prática e Experimentação.
João Atanásio
2ª e 4ª feira, das 15h às 18h.
O curso é voltado para o aprendizado que se realiza através da prática. O professor apresenta as tradicionais técnicas da gravura: xilogravura e a gravura em metal (água-tinta; água-forte e buril) com o objetivo de explorar os limites da técnica, buscando novos recursos gráficos. Os alunos serão incentivados a desenvolver uma variedade de resultados plásticos, a partir destas técnicas e de suas variações. Não é necessário que o aluno tenha conhecimento ou experiência na área.
Imagem: do Desenho aos Outros Meios
Carli Portella
Turma 1: 3ª e 5ª feira, das 14h às 17h.
Turma 2: 3ª feira, das 17h às 19h30.
O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno o acesso a diversas formas de expressão artística, por meio da exploração prática de materiais e procedimentos da pintura, do desenho, da colagem e de outros meios bidimensionais. A professora apresenta exercícios que incluem estas diferentes práticas e suas variações. Estas propostas estimulam a autocrítica do aluno. Os trabalhos também são analisados criticamente em aula pela professora. O conjunto das atividades pretende ampliar o universo visual do aluno, possibilitando assim o desenvolvimento de uma produção individual.
A Imagem e a Técnica da Pintura
Katie Van Scherpenberg
4ª e 6ª feira, das 14h às 17h, início em 20 de agosto
As propostas deste curso são promover o conhecimento técnico, mais especificamente o da pintura, e a crítica sobre a formação da imagem. O objetivo principal é dar aos alunos o instrumental necessário para possibilitar uma discussão sobre a própria pintura. No final do semestre, será dada uma palestra sobre um aspecto da pintura de interesse do grupo.
Laboratório de Pesquisas Gráficas e Digitais
Bia Amaral
5ª feira, das 17h às 19h ou das 19h às 21h.
O objetivo é proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um trabalho, através da experimentação com meios variados. A partir da identificação dos interesses de cada um, serão dados ex