|
agosto 7, 2008
Curso Semiótica da publicidade, com Lucia Santaella e Clotilde Perez n aUniverso do Conhecimento, São Paulo
Curso Semiótica da publicidade, com Lucia Santaella e Clotilde Perez
11 agosto a 29 setembro de 2008
Universo do Conhecimento
Alameda Ministro Rocha Azevedo 419, Jardins, São Paulo - SP
11-3083-0996 ou universo@universodoconhecimento.com.br
www.universodoconhecimento.com.br
Duração: 8 aulas
Horário: segundas, 19h30-22h30
Preço: R$ 600, em até 3 parcelas
A semiótica, ciência de todos os tipos de signos, sinais e símbolos, está habilitada a detectar estratégias para a comunicação, ajudando-nos a compreender as influências culturais que agem sobre o consumidor. Assim, este curso tem o objetivo de evidenciar, por meio do estudo de conceitos e exemplos práticos, que, na comunicação publicitária, marcas, logos, embalagens e suas mensagens, veiculadas pelas mais diversas mídias, são textos culturais ricos, que, em palavras, imagens e sons, contam histórias prenhes de significados que são intuitivamente lidas pelos consumidores.
Público alvo: Estudantes e profissionais que lidam com o universo da comunicação, do marketing e da publicidade, assim como quaisquer outros interessados em compreender os circuitos de consumo, desejo e sentido que perpassam as sociedades hipercomplexas da contemporaneidade.
Lucia Santaella é professora titular da PUCSP com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. Recebeu o prêmio Sérgio Motta (Liber) em Arte e Tecnologia, em 2005. Organizou 11 livros e, de sua autoria, publicou 29 livros, entre os quais inclui-se Matrizes da Linguagem e Pensamento: Sonora, Visual, Verbal (Ed. Iluminuras/Fapesp, prêmio Jabuti 2002). Além dos livros publicou mais de 200 artigos em livros e revistas especializadas no Brasil e no Exterior.
Clotilde Perez é Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP. Pós-doutora em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal. Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP. Administradora. Líder do GESC3 - Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação, Cultura e Consumo da ECA -USP, certificado pelo CNPq. Semioticista exclusiva do Instituto Ipsos. Autora de Signos da Marca (2004), co-organizadora de Hiperpublicidade 1 - Fundamentos e Interfaces (2007), Hiperpublicidade 2 - Atividades e Tendências (2007), co-autora de Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003) e Gerência de Produtos (2005).