|
julho 25, 2008
Ciclo de Palestras Iberê Camargo - Moderno no Limite na Iberê Camargo, Porto Alegre
Ciclo de Palestras Iberê Camargo - Moderno no Limite
Participantes: Ana Albani de Carvalho, Eduardo Veras, Fernanda Albuquerque, Glória Ferreira, Maria Helena Bernardes, Maria José Herrera, Mônica Zielinsky, Paulo Sergio Duarte, Robert Kudielka, Rodrigo Naves, Sônia Salzstein, Thierry de Duve
Inscrições abertas
Fundação Iberê Camargo
Avenida Padre Cacique 2000, Porto Alegre - RS
51-3247-8000 ou site@iberecamargo.org.br
www.iberecamargo.org.br
Preço: R$ 20 por palestra (50% de desconto para estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos, mediante comprovação).
Vagas: 100
Ciclo de Palestras Iberê Camargo - Moderno no Limite: 12 a 14 de agosto de 2008
A Fundação Iberê Camargo se prepara para inaugurar mais uma importante iniciativa dentro de sua programação permanente. O Ciclo de Palestras, que acompanhará todas as exposições realizadas em sua nova sede terá a primeira edição de 12 a 14 de agosto. Com o objetivo de estabelecer uma relação mais próxima entre o público e a arte moderna e contemporânea, a iniciativa reúne críticos, historiadores e curadores de arte brasileiros e estrangeiros para debater as obras dos artistas em exibição e promover uma reflexão a partir de suas produções artísticas. O primeiro Ciclo de Palestras, que aborda a exposição inaugural Iberê Camargo – Moderno no limite, está com as inscrições abertas a partir do dia 25, na loja da nova sede. As inscrições, abertas ao público, serão realizadas por palestra e cada pessoa poderá escolher até duas para participar. As vagas são limitadas.
Durante o Ciclo, três palestras diárias serão apresentadas, às 10h30, 14h30 e 18h30, onde a busca por caracterizar Iberê Camargo, um dos maiores nomes da arte brasileira, e estabelecer uma relação entre o percurso de sua produção artística e o período social em que está inserido serão alguns dos assuntos principais dos encontros. Além das conferências com os curadores da exposição Iberê Camargo – Moderno no Limite, Mônica Zielinsky, Coordenadora do Programa de Catalogação da obra de Iberê Camargo e do Centro de Documentação e Pesquisa em Arte contemporânea no Rio Grande do Sul, Paulo Sergio Duarte, crítico, professor de Teoria e História da Arte e coordenador geral de Estudos Culturais da Universidade Cândido Mendes e Sônia Salsztein, crítica de arte, professora de História da Arte no Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e coordenadora da linha editorial de artes plásticas da Editora Cosac Naify; outros seis especialistas debatem temáticas diferentes a cada dia.
A Pintura Moderna será pano de fundo das palestras do dia 12, proferidas por Mônica Zielinsky, pela artista Maria Helena Bernardes; e pelo crítico de arte alemão Robert Kudielka, diretor do Departamento de Belas Artes da Akademie der Künste Berlin-Brandenburg. No dia 13, o tema Expressionismo é pauta das conferências apresentadas por Paulo Sergio Duarte, Rodrigo Naves, Doutor em Filosofia pela USP, historiador e crítico de arte, e pela argentina María José Herrera, Diretora Artística do Museo Nacional de Bellas Artes (MNBA) e presidente da Associação de Críticos de Arte AACA-AICA. A última data do ciclo, dia 14, aborda a Contemporaneidade, através das reflexões apresentadas pelo belga Thierry de Duve, curador, crítico de arte e professor de teoria da arte moderna e contemporânea na Université de Lille III; Glória Ferreira, Doutorada pela Universidade de Paris e professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Sônia Salsztein.
Programação:
12 de agosto, terça-feira
Apresentação de Eduardo Veras
10h30: Mônica Zielinsky (Brasil)
14h30: Maria Helena Bernardes (Brasil)
18h30: Robert Kudielka (Alemanha)
13 de agosto, quarta-feira
Apresentação de Fernanda Albuquerque
10h30: Paulo Sergio Duarte (Brasil)
14h30: Rodrigo Naves (Brasil)
18h30: Maria José Herrera (Argentina)
14 de agosto, quinta-feira
Apresentação de Ana Albani de Carvalho
10h30: Thierry de Duve (Bélgica)
14h30: Glória Ferreira (Brasil)
18h30: Sônia Salzstein (Brasil)