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julho 21, 2008
Curso de Especialização Arte: crítica e curadoria na PUC, São Paulo
Curso de Especialização Arte: crítica e curadoria - Módulo II
Professores: Alécio Rossi, Amálio Pinheiro, Ana Maria D. Zilocchi, Ana Maria Salles Mariano, Anne Shyrlei Araújo, Cecília Salles, Christine Greiner, Daniela Bousso, Daniela K. Hanns, Elaine G. P. Caramella, Erson Martins, Fabio Cypriano, João Bandeira, Lais Guaraldo, Lenora de Barros, Lúcia Helena Sant'Agostino, Lúcio Agra, M. Aparecida Junqueira, Marcelo Araújo, Maria Inês Duarte, Miguel Chaia, Miriam Chnaiderman, Naira Chiotti, Noemi Jaffe, Priscila Arantes, Renata Vieira Mota, Sandra C. R. Mraz, Sônia Regis, Tera Queiroz, Vera Achatkim
Inscrições abertas
PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação
Rua da Consolação 881, Consolação, São Paulo - SP
11-3670-3300 ou infocogeae@pucsp.br
www.pucsp.br/cogeae
Coordenação: Norma Cristina Brasil Casseb, Regina Maria d’Aquino Fonseca Gadelha
Horário: Segundas e quartas, 14-18h
Início: 11 de agosto de 2008
Carga horária: 390 horas, divididas em quatro módulos seqüenciais
Preço do módulo: 6x de R$ 696
Promoção: PUC-SP – Faculdade de Comunicação e Filosofia (COMFIL)
Documentos necessários: curriculum vitae atualizado, cópia autenticada do diploma de graduação, carta justificando o interesse pelo curso, cópia do CPF, do RG, do comprovante de endereço (onde conste o CEP) e duas fotos 3x4
Local de Matrícula:
Unidade COGEAE João Ramalho
Rua João Ramalho 182, Perdizes, São Paulo - SP
11-3670-3300
Segunda a sexta, 9-20h30; sábados, 8-12h30
Curso de Especialização Arte: crítica e curadoria
A tradição dos estudos em Arte sempre esteve descolada de questões teórico-metodológicas e associada a normas e regimes, marcados pelo estudo descritivo e cronológico, com caráter historicista e impressionista.
A pós-graduação em "Arte: Crítica e Curadoria" quebra esse paradigma e apresenta uma proposta inovadora, reunindo os elementos plurais. A proposta contextualiza a produção artística às mudanças tecnológicas, aos jogos de mercado e às polêmicas atuais. Não se trata de negar a tradição, mas de repensá-la à luz de recortes teórico-metodológicos do presente.
Não é nosso objetivo atender de maneira mecânica às exigências do mercado de trabalho, mas ensinar o aluno a pensar e criar novos mercados de trabalho. Por isso, o forte embasamento teórico que visa a capacitar os profissionais para atuarem com competência crítica e senso de historicidade no cenário artístico cultural e no ensino superior.
Uma das principais características da pós-graduação é dar formação acadêmica para o crítico-curador, entendendo as ações do historiador, do crítico e do curador de arte como indissociáveis e complementares.
Ao fim do curso, o aluno estará apto para desenvolver atividades profissionais na interface entre história-crítica-curadoria de arte, podendo atuar na crítica de arte em empresas de mídia impressa e virtual, na consultoria de projetos artísticos e de artistas independentes e na curadoria e produção de eventos culturais de pequeno e grande porte em galerias, museus, centros culturais e institutos de arte. Outras linhas relacionadas são as de desenvolvimento de atividade docente em cursos superiores, além de organização de publicações, livros e catálogos de exposição, entre outras.
As disciplinas foram projetadas enfatizando a formação teórica e levando o aluno a ter um raciocínio relacional que permita um modo de pensar novo, percebendo as produções com alto teor de novidade artística e discernindo novos direcionamentos artísticos de modismos contemporâneos.
O conteúdo programático trata ainda da qualidade artística, da celebridade midiática e da responsabilidade da ação do crítico-curador como aquele que seleciona, exclui, atesta qualidade, divulga e propaga pela mídia, devendo ter consciência do valor de uma obra no mercado das artes para o processo cultural e para o processo histórico.
Além disso, o aluno é estimulado a entender o projeto de curadoria em seu sentido completo - desde a concepção até a execução -, o que inclui, o modo de organizar o espaço de exposição e saber fazer projetos de captação de recursos, além de entender das questões de materiais e procedimentos de montagem de exposição.