Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

julho 21, 2008

Espaço do Olhar: Cursos 2º Semestre de 2008 - Tomie Ohtake, São Paulo

Espaço do Olhar
Cursos 2º Semestre de 2008
Professores: Adrianne Gallinari, Agnaldo Farias, Bruno Dunley e Rodrigo Bivar, Deborah Paiva, Dudi Maia Rosa, Edith Derdyk, Fernando Vilela, Flávia Ribeiro, Grupo Contrafilé, Inaê Coutinho, Laura Vinci, Marcia Xavier, Maria Eduarda Arruk, Marina Saleme, Odilon Moraes e Fernando Vilela, Pablo Vilar, Paulo Pasta, Peter Pal Pelbart

Inscrições abertas

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações: 11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br


Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.

O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender aquele já especializado em arte, além de oferecer cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.

Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.


Curso do 2º semestre de 2008 na ação educativa do Instituto Tomie Ohtake

1. História da Arte
Agnaldo Farias
Arte Brasileira - Do Modernismo até o presente (12 encontros e muitas perguntas)

Público-alvo: Interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 19/08 a 04/11
Horário: terças, 14h30-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 250 / mês

Do Modernismo, isto é, do desejo de associar a pesquisa plástica com a construção de uma identidade nacional, ao panorama fragmentado da produção contemporânea.
- Modernismo
- As Correntes Abstratas
- Os anos 60
- Os anos 70
- A Geração 80
- Anos 90 em diante

Agnaldo Farias
Arte contemporânea – Direções recentes

Público-alvo: Interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 19/08 a 04/11
Horário: Terças, 19-22h
Vagas: 30
Valor: R$ 250 / mês


Esse curso, na prática um prolongamento do curso ministrado no primeiro semestre, mas que, em razão da amplitude do tema, não o exige como pré-requisito, pretende introduzir e aprofundar alguns aspectos decisivos para a compreensão da arte que vem sendo produzida nos últimos cinqüenta anos, nacional e internacionalmente.


Bruno Dunley e Rodrigo Bivar
Reflexões sobre arte contemporânea - Diálogos com a pintura

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 14-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês

O curso pretende refletir sobre a pintura dentro da história da arte contemporânea de maneira não cronológica a partir de leitura de textos, conversa com artistas convidados, apreciação de imagens, projeção de vídeos e filmes. O objetivo do curso é compreender a relação e a discussão da pintura com outros meios na produção contemporânea.


2. Filosofia
Peter Pal Pelbart
O pensamento contemporâneo

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 14/08 a 30/10
Horário: quintas, 18h30-20h30
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês

A partir de alguns filósofos contemporâneos, tais como Deleuze, Foucault, Negri, Lazzarato, o curso compõe um panorama das questões candentes de nossa atualidade. Serão abordadas três temáticas principais: a do desejo, a do acontecimento e a da multiplicidade. O curso pode servir tanto de introdução aos autores mencionados, como de aprofundamento às problemáticas citadas. Pretende-se, com isso, iluminar o contexto atual a partir de uma "filosofia do acontecimento".

Grupo Contrafilé
Manual de Filosofia Prática
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 20/08 a 05/11
Horário: quartas, 10-12h
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês


Manual, segundo o dicionário Aurélio, é um "livro que traz noções essenciais sobre uma matéria". O dicionário Houaiss, por sua vez, define manual como um "livro que orienta a execução ou o aperfeiçoamento de determinada tarefa; guia prático". Então, o que seria um “Manual de Filosofia Prática”? O grupo Contrafilé propõe o manual como metáfora para uma criação coletiva acerca de fatos do nosso cotidiano - individual e coletivo - como cidadãos urbanos e contemporâneos. Estes estudos serão feitos através de diferentes técnicas artísticas e de registro: conversas gravadas, entrevistas com artistas e outros profissionais, fotografia, desenho, intervenções na cidade e etc. Todo o material produzido ao longo do curso deverá compor, no final, um “Manual de Filosofia Prática”; uma peça gráfica para circular na rede.

3. Pintura
Deborah Paiva
Ateliê de Criação: Caminhos na Pintura e no Desenho

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 180 / mês

“Caminante no hay camino, se hace camino al andar”- Antonio Machado
Esta oficina tem como objetivo ajudar o aluno a construir seu trabalho de arte, a encontrar na experiência de outros artistas afinidades com a sua produção, a escolher materiais e técnicas adequadas aos seus projetos e, principalmente, a privilegiar a reflexão sobre o seu próprio caminho.

Dudi Maia Rosa
Aquarela

Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês

A aquarela pode ser considerada uma técnica que alia simplicidade de procedimento à complexidade formal. Estabelece um diálogo ágil com a pintura e com o desenho e permite discutir questões importantes estabelecidas pela modernidade e que se desdobraram na contemporaneidade. A partir de exercícios introduzidos a cada aula, o curso pretende abordar questões como representação, estrutura, experimentação, transparência, cromatismo, entre outras, e tomá-las como base para uma melhor compreensão do percurso individual do participante, bem como pensá-lo em relação à atualidade de nosso contexto cultural.

Fernando Vilela
Pintura – módulo I

Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 18h30-21h30
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês

O foco é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e telas para pintura a óleo, a têmpera e acrílica. As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas telas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.

Marina Saleme
Pintura e seu processo criativo

Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 20/08 a 03/12
Horário: quartas, 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês

Explorar, entender e potencializar o processo criativo é o foco deste curso para os interessados em pintura como linguagem e pensamento.
No ateliê, serão dadas propostas a cada aula visando a elaboração e execução de trabalhos aonde serão abordados os fundamentos da pintura como cor, contraste, espaço, figura-fundo, figuração- abstração. A idéia é desenvolver as diferentes possibilidades de realização de um trabalho pensando ao mesmo tempo as questões técnicas, como materiais, tintas e suporte e as questões criativas, fazendo com que o aluno, através de uma proposta coletiva desenvolva seu projeto.
Serão também apresentados trabalhos de diversos artistas com diferentes poéticas, em forma de livros ou vídeos para ilustrar e dialogar com as questões apresentadas nas aulas e proporcionando ao grupo um panorama da pintura contemporânea e eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.

Paulo Pasta
Pintura: prática e reflexão

Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 4 meses
Período: 20/08 a 03/12
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 35
Valor: R$ 180 / mês

A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.

4. Desenho
Adrianne Gallinari
Curso de desenho
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês

O curso pretende estabelecer uma investigação a partir do desenho de observação, despertando possibilidades onde o reconhecimento da imagem e percepção da forma se dará através de exercícios práticos utilizando bico-de-pena, lápis, nanquim e guache. No decorrer do curso desenharemos um diário de imagens, finalizando com um caderno.

Edith Derdyk
ESCRITURAS DO OLHAR: o espaço entre a palavra e a imagem

Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 19/08 a 02/12
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês

Este curso tem como eixo a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal. O ponto de partida para os encontros serão as leituras de alguns capítulos, contos ou poemas dos seguintes livros: Palomar de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H de Clarice Lispector, O partido das coisas de Francis Ponge, O livro de areia de J.L.Borges, A educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto. São textos que estimulam motivações e formulações poéticas ao anunciar possibilidades da construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O curso pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, colagem, vídeo, livro-objeto.

Edith Derdyk
Linhas de horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 10-13h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês


A partir da experiência de percorrer fisicamente os espaços - sejam eles públicos, privados, urbanos, rurais - adotando o enunciado do "caminhar como prática estética", prática esta que serviu como fundamento para a produção de muitos artistas, projetos e coletivos, iremos investigar os modos de captar, registrar, se apropriar, interpretar e ressignificar poeticamente a relação entre o corpo, o olhar e o espaço.

A abordagem de algumas questões conceituais e históricas (mapa X território, medidas do corpo x tempo X espaço, intervenção na paisagem, registro X imagem, ação X caderno de viagem, Land Art, Land Walk, Arte Conceitual) com base na produção de artistas (entre outros Richard Long, Hamish Fullton, Robert Smithson, Dennis Oppenheim, Robert Morris, as experiências brasileiras do Arte_Cidade, Fronteiras, Nelson Felix, Artur Barrio, Paulo Brucski, Helio Oiticica, 3x3), visam gerar repertório para a pesquisa de uma poética pessoal.

Os encontros possibilitarão a experimentação de várias medias - o desenho, a fotografia, a escrita, o vídeo.

Flávia Ribeiro
Estudos da Imagem
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 19/08 a 02/12
Horário: terças, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês

Este curso tem como foco a construção da imagem e da visualidade, abordando questões relativas ao olhar e suas potencialidades, através do desenho e da fotografia. As aulas serão estruturadas a partir da projeção de vídeos/documentários (Cartier Bresson, William Kentridge, Man Ray, Win Wenders, dentre outros), análise de imagens, leitura de textos (Matisse, Certau, Walter Benjamim, Bill Viola etc), propostas práticas
e comentários sobre essa produção realizada a cada aula.

5. Ilustração
Odilon Moraes e Fernando Vilela
A imagem narrativa e ilustração de livros

Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 19/08 a 02/12
Horário: terças, 18h30-21h30
Vagas: 25
Valor: R$ 180 / mês

O foco é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio de discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.

6. Fotografia
Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 1
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 20/08 a 03/12
Horário: quarta, 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês

Introdução à fotografia, apresentando os equipamentos básicos e seus funcionamentos, além de habilitar os alunos a conhecer e se apropriar das diversas etapas do processo fotográfico, desde a captação até a ampliação da foto. Como o estímulo à percepção visual da luz são também apreciadas imagens significativas da história da fotografia. A fotografia é apresentada como linguagem expressiva inserida no contexto histórico, social e artístico contemporâneo. Além de aulas teóricas, são realizados exercícios práticos individuais e em grupo. Equipamento necessário: câmera fotográfica, preferencialmente com ajustes manuais.

Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 2

Público alvo: fotógrafos em formação e interessados em fotografia que dominem equipamento fotográfico de ajustes manuais.
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 04/12
Horário: quintas, 9-12h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês

Este curso visa estimular o desenvolvimento do “olhar fotográfico”. Como estímulo ao desenvolvimento da linguagem pessoal, são analisadas, sob o ponto de vista estético, imagens e autores significativos da história da fotografia. As questões técnicas da foto colorida (tanto em película quanto digital), como teoria da cor, filtragem e fotometria avançada, também são abordadas. Partindo de exercícios individuais e coletivos, há ainda reflexões sobre a produção dos alunos.

Marcia Xavier
Fotografia: pensamento visual

Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 20/08 a 05/11
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 180 / mês

A fotografia hoje pode ser usada como a escrita, cujo vocabulário são as imagens. Sendo assim, a foto não é o resultado do nosso trabalho, mas a matéria e o objeto deste curso. O propósito é desenvolver e estimular projetos individuais que usam a fotografia como linguagem. As aulas buscam promover a pesquisa das diversas maneiras de se usar a imagem, por meio de exercícios práticos - colagem/fotomontagem, auto-retrato, uso do computador e máquina de xerox -, textos e projeções. O objetivo é traçar um caminho para cada tipo de abordagem e discutir em grupo a evolução de cada aluno, fazendo com que desenvolvam um diálogo estreito com suas respectivas obras.

7. Instalação
Laura Vinci
Instalação e o espaço contemporâneo

Público-alvo: artistas em formação
Duração: 4 meses
Período: 18/08 a 01/12
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês

O curso tem como objetivo discutir e compreender o que é instalação e o espaço contemporâneo, por meio da reflexão e apreciação de obras atuais e da leitura de textos críticos e teóricos significativos. Além disso, é acompanhado de uma prática focada nos projetos individuais, proporcionando ao aluno um ambiente para o desenvolvimento e a elaboração de sua produção pessoal.

8. Montagem
Pablo Vilar – Estúdio Guaiamum
Curso de montagem

Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 15/08 a 31/10
Horário: sextas, 10-13h
Vagas: 20
Valor: R$ 180 / mês

O curso proporciona conhecimentos práticos e teóricos sobre o trabalho de montagem de exposições de Arte. Por meio de exemplos práticos e imagens, pretende colaborar na formação de novos montadores, ou simplesmente orientar profissionais de outras áreas a solucionar assuntos ligados à montagem. Para isso, trata desde noções básicas de cuidados e manuseio, até o uso correto de ferramentas e outros recursos básicos.

9. Cenografia
Maria Eduarda Arruk
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 14/08 a 05/12
Horário: quintas e sextas, 14-17h
Vagas: 25
Valor: R$ 180 / mês

O curso propõe o estudo do espaço cênico através da diversidade e da interdisciplinaridade, no intuito de atender as novas demandas do teatro contemporâneo que agrega as noções de espaço, tempo e presença, alterando os conceitos de real e ficcional.
Será enfatizado o trabalho com a iluminação cênica, uma das mais fecundas áreas da prática teatral contemporânea, responsável por muitos aspectos da construção dos sentidos na cena e contribuindo de forma absoluta na maneira como o espectador recebe e experimenta um espetáculo.

Posted by João Domingues at 11:45 AM | Comentários(1)
Comments

Peter Pal Pelbart
O pensamento contemporâneo

Posted by: Margarita Victoria Gomez at agosto 13, 2008 4:35 PM
Post a comment









Remember personal info?