|
junho 16, 2008
Universidarte Idéias: Curso Arte na virada do século XXI, com Daniela Labra na Estácio de Sá Copacabana, Rio de Janeiro
Universidarte Idéias
Curso Arte na virada do século XXI: ações performáticas, interações tecnológicas e intervenções urbanas - possibilidades poéticas, políticas e sociais das práticas artísticas contemporâneas, com Daniela Labra
Inscrições abertas
Universidade Estácio de Sá Copacabana- Campus Dorival Caymmi
Rua Raul Pompéia 231, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Informações: 2503-7146/2503-7057 ou universidarte@estacio.br
Horário: segundas, 19h30-21h
Período: 4 de agosto a 29 de setembro de 2008
Preço: 2 parcelas de R$ 160 (a 1ª no ato da inscrição)
Série de cursos livres, debates, palestras e discussões com a intenção de dinamizar a circulação de idéias e fomentar a reflexão sobre a importância da arte, da música, do cinema e outras áreas da cultura na construção do pensamento contemporâneo.
Arte na virada do século XXI: ações performáticas, interações tecnológicas e intervenções urbanas - possibilidades poéticas, políticas e sociais das práticas artísticas contemporâneas.
A produção de arte atual costuma provocar mais dúvidas do que certezas. Sendo fato que as fronteiras disciplinares se esfacelaram e que não há mais régua ou regras para qualificar uma obra de arte, a qualidade desta pode ser balizada muitas vezes por quesitos estritamente conceituais ou meramente espetaculares e mercadológicos.
Entretanto, a queda de fronteiras e regras para a arte abriu, por outro lado, um horizonte de experimentações que circulam na periferia de situações mais comerciais. Nessa seara, apresentam-se obras artísticas que se distinguem pela efemeridade e imaterialidade, como performances, intervenções urbanas, sites-specifics, obras de cunho sócio-político, bio-arte, algumas práticas em suportes digitais, entre outros.
Para compreender a diversidade da produção atual, este curso se propõe a discutir teorias e conceitos da arte contemporânea, bem como a realidade do meio institucional que a acolhe e a faz circular em museus, galerias e bienais de arte de todo o mundo.
O curso tem duração de 8 encontros e se apóia em material teórico e audiovisual, como fotos e vídeos, fornecidos pela ministrante.
Daniela Labra
Crítica de Arte , é curadora independente graduada em Teoria do Teatro pela Uni-Rio, especializada em Comunicação e Arte pela Universidade Complutense de Madrid e mestre em Artes pela Unicamp. Desde 2003 realiza projetos com arte contemporânea, tendo desenvolvido curadorias e palestras em diversos países sobre a produção de arte atual no Brasil. Coordena com a Galeria Vermelho (SP) a mostra Verbo, dedicada à arte da performance, desde 2004. Curadorias recentes: Espaços Reversíveis, Museu Cruz e Sousa, Florianópolis (2008); Fabulosas Desordens (2007), Caixa Cultural, RJ; Juha Nenonen e Miklos Gaál, Centro Mariantonia, SP (2006); Urban Scapes, Galerie DNA, Berlin, (2006). Membro do conselho editorial da Revista Número (Centro Mariantonia/USP) de 2003 a 2007. Tem publicado em revistas especializadas e catálogos de exposições diversas. Foi professora do departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2006 -2007. Esteve como curadora-residente na Cable Factory (Helsinki, Finlândia) em 2005 e no IASPIS -International Artists Studio Program in Sweden (Estocolmo), 2007. Mantém regularmente o site www.artesquema.com. Vive no Rio de Janeiro.