|
maio 21, 2008
Projeto Experiência: Como construir uma câmara digital artesanal, com Guilherme Maranhão no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Projeto Experiência
Como construir uma câmara digital artesanal, com Guilherme Maranhão
7 de junho, sábado, 9h30-18h30
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-6930 / 2244-5660 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Preço: R$ 195
Nesta oficina, o aluno aprende a desmontar um scanner de mesa e a remontá-lo na forma de uma câmera digital. Antes de desmontar o scanner, o professor orienta os alunos quanto à formação de imagens de qualquer scanner e seu funcionamento básico. Questões como qual o melhor modelo para ser desmontado e como conseguir drivers e softwares de funcionamento também são abordadas, pois os aparelhos podem ser conseguidos em lojas de sucata e em geral não vêm com esses acessórios.
O aluno aprende a identificar as peças do scanner que serão utilizadas e a adaptá-las para a construção da câmera. Orienta-se quanto ao uso da própria lente do scanner ou de outras objetivas fotográficas e sobre como construir um corpo para a nova câmera ou usar a sucata de um corpo de câmera fotográfica comum.
Duas câmaras diferentes serão construídas durante a aula e o aluno poderá fotografar com elas.
Guilherme Maranhão fotografa para diversos veículos de comunicação, assina uma coluna quinzenal no Fotosite e mantem o blog sobre pesquisa com sucata http://refotografia.blogspot.com/. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas "Desidentidad" do Museu no Ivam em Valencia, Espanha. Expôs individualmente na Gallery 44 em Toronto, em 2003, e no Itaú Cultural, em 2005. Tem trabalhos nas coleção do MAM de São Paulo e na coleção Porto Seguro.