|
abril 14, 2008
Curso de Extensão em Economia da Cultura na UCAM, Rio de Janeiro
Curso de Extensão em Economia da Cultura
Professores: Adair Rocha, Ana Carla Fonseca Reis, Ana Paula Brandão, Carlos Frederico Barros, Cristina Lins, Eliane Costa, Fábio Ferreira, Francis Mizputen, Heliana Marinho, Kátia de Marco, Lia Calabre, Luís Carlos Prestes Filho, Marcelo Velloso, Marcos Montoan, Paulo Miguez, Sérgio Paulino de Carvalho, Sydney Sanches
Inscrições até 25 de abril de 2008
Universidade Candido Mendes
Programa de Estudos Sociais e Culturais (PECS)
Rua da Assembléia, 10 sala 616 Campus Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-2531-2000 r. 256 / 289 ou pecs@candidomendes.edu.br
www.candidomendes.edu.br
www.gestaocultural.org.br
Coordenação Acadêmica: Ana Clara Fonseca Reis
Coordenação Executiva: Kátia de Marco
Preço: R$ 2,1 mil ou 4 parcelas de R$ 420
A economia da cultura tem ocupado cada vez mais espaço nas discussões contemporâneas, dialogando com temas como desenvolvimento, políticas públicas, sustentabilidade, turismo, diversidade cultural, meio ambiente, gestão cultural e direitos de propriedade intelectual. Tema ainda embrionário no Brasil, a economia da cultura tem importância fundamental para o reconhecimento da cultura como investimento e não despesa. Trata-se de um investimento imprescindível em nossos valores, em nossa criatividade, na imagem de nosso país internamente e no exterior e na geração de emprego, renda e inclusão sócio-econômica.
Com esse cenário profícuo, a Universidade Candido Mendes, através de seu Programa de Estudos Sociais e Culturais (PECS), está lançando o Curso de Extensão em "Economia da Cultura", com início em 26 de abril de 2008 e duração de cinco meses. Ele abordará conteúdos teóricos e estudos de casos referenciais a fim de estimular uma reflexão embasada em temas que entrelaçam Economia, Cultura e Desenvolvimento. O objetivo é oferecer ao aluno uma visão panorâmica da economia da cultura, conciliando os mundos econômico e cultural e aprimorar sua capacidade de analisar as tensões e interações que se estabelecem entre interesses nacionais e internacionais, setores econômicos e agentes público e privado com relação à cultura e seu potencial econômico.
Ministrado em linguajar acessível, o curso se dirige a gestores públicos e privados, sociólogos, produtores culturais, economistas, comunicadores, jornalistas, profissionais de relações internacionais e estudantes. O programa, sob a Coordenação Acadêmica da Prof. Ms. Ana Clara Fonseca Reis e Coordenação Executiva da Prof. Ms. Kátia de Marco, foi elaborado por especialistas de referencial conhecimento sobre o assunto, que compõem seu corpo docente, como: Adair Rocha - MinC-RJ; Ana Carla Fonseca Reis; Ana Paula Brandão - Canal Futura; Carlos Frederico Barros - PROJAC; Cristina Lins - IBGE; Eliane Costa; Fábio Ferreira - Riocenacontemporânea; Francis Mizputen; Heliana Marinho - Sebrae-RJ; Ilda Santiago - Festival do Rio; Kátia de Marco; Lia Calabre; Luís Carlos Prestes Filho; Marcelo Velloso - Secretaria de Cultura de Niterói; Marcos Montoan - CCBB-Rio; Paulo Miguez; Sérgio Paulino de Carvalho - INPI e Sydney Sanches.
Os temas são "Introdução à Economia - Uma Abordagem Prática"; "Economia da Cultura e Desenvolvimento - Estratégias Nacionais e Panorama Global"; "Fluxos Econômicos e Cadeias Setoriais"; "O Tangível e o Intangível da Produção Cultural"; "Gestão de Espaços Culturais - Uma Abordagem Contemporânea"; "Festivais, Feiras, Canais de Circulação"; "Impacto das Tecnologias na Produção, na Distribuição e no Consumo Culturais"; "Direitos de Propriedade Intelectual - Os Dois Lados da Moeda"; "Cidades Criativas, Turismo Cultural e Regeneração Urbana"; "Políticas Culturais - Situação Nacional e Contraponto Mundial".
O curso é estruturado em 10 aulas, tendo cada uma 4 horas de embasamento conceitual com um professor especialista no tema e 2 horas de vivência com um profissional atuante em instituições referenciais na área, além de aulas aos sábados, quinzenalmente, proporcionando uma dinâmica interativa, ilustrada pelos pilares conceituais com exemplos práticos.
INCRIÇÕES ABERTAS E VAGAS LIMITADAS.
MAIS INFORMAÇÕES: