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abril 7, 2008
Curso Livre de Gestão Cultural na Escola São Paulo, São Paulo
Curso Livre de Gestão Cultural
Inscrições abertas
Escola São Paulo
Rua Augusta 2239, São Paulo - SP
11-3081-0364
www.escolasaopaulo.org
www.brant.com.br
Iniciativa: Brant Associados
Horário: sábados, 9-17h
Período: 17 e 31 de maio; 7, 14, 21 e 28 de junho de 2008
Brant Associados e Escola São Paulo lançam curso livre de gestão cultural
Elaborado para profissionais da área cultural, o curso trabalha com aspectos teóricos e ferramentas práticas, abrangendo todas as fases de um projeto cultural
Refletir sobre a complexidade da cultura e aplicá-la em projetos concretos – essa é a proposta trazida pelo curso Mercado Cultural ao Vivo, voltado ao aprimoramento das técnicas de gestão e produção de profissionais da área cultural. Ministradas aos sábados, as aulas acontecem na Escola São Paulo.
Ao longo de seus 12 módulos, divididos em aulas expositivas e oficinas, o curso incentiva o aluno a buscar soluções autônomas para desenvolver seu próprio empreendimento cultural, seja ele um projeto de curto prazo ou uma empresa.
Para atingir seus objetivos programáticos, Mercado Cultural ao Vivo mune-se de reconhecidos consultores, pesquisadores e gestores de cultura, com vasta experiência e capacidade didática.
Iniciativa da Brant Associados, ateliê de políticas culturais, especializado em consultoria para o setor cultural, governos e empresas patrocinadoras, Mercado Cultural ao Vivo é realizado pela Escola São Paulo.
Programa do curso
17 de maio
O que É cultura?
André Martinez
Evolução do conceito e as definições atuais; a idéia de cultura; a função política da cultura
Políticas Culturais
Leonardo Brant
Cultura e política internacional; panorama da política cultural brasileira; o Estado e a organização da cultura; políticas culturais privadas
31 de maio
Aspectos jurídicos ligados à cultura
Rodrigo Salinas
A ordem jurídica da cultura; overview da legislação brasileira para a cultura; aspectos societários e propriedade intelectual.
Projeto Cultural I
Nany Semicek
Planejamento estratégico; aspectos práticos da elaboração de um projeto; exercícios práticos
7 de junho
Leis de incentivo à cultura
Melissa Mendonça
Leis de incentivo à cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal; seus funcionamentos e processos
Modelos de financiamento privado
Leonardo Brant
Panorama do mecenato no Brasil; marketing cultural, patrocínio, investimento social privado em cultura; como identificar oportunidades em cada modelo
14 de junho
Gestão Cultural
André Martinez
Empreendimento cultural; delimitação de campo; planejamento e organização; gerenciamento multidisciplinar
Plano de Negócios
André Martinez
Estrutura e propósitos de um Plano de Negócios; análise estratégica; análise de negócio; análise organizacional
21 de junho
Fontes de financiamento à cultura
José Mauricio Fittipaldi
O financiamento à cultura nas políticas públicas; fomento, incentivo e financiamento; parcerias público-privadas
Comunicação e Marketing
Rogério Zé
Conceitos e ferramentas básicas; aplicabilidade para o setor cultural; benefícios para a comercialização e difusão
28 de junho
Captação de recursos
Guilherme Afif Domingos Filho
Da carteira de clientes ao approach de venda; apoio, permuta, patrocínio; política de cotas e negociação
Projeto Cultural II
Nany Semicek
Finalização de um projeto concreto; preparação para o mercado; viabilização
Professores
André Martinez, consultor de políticas culturais, diretor-executivo da Brant Associados, autor do livro Democracia Audiovisual
Guilherme Afif Domingos Filho, consultor na área de cultura, sócio do Guaimbé Bureau de Cultura
José Maurício Fittipaldi, advogado especializado em cultura e terceiro setor, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
Leonardo Brant, presidente da Brant Associados, autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 e Diversidade Cultural (org.)
Melissa Mendonça, advogada do Cesnik, Quintino e Salinas Advogados, especializada em cultura e terceiro setor
Nany Semicek, consultora em gestão cultural, foi diretora do Festival de Teatro de Curitiba
Rodrigo Salinas, sócio do escritório Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e especialista em direitos autorais
Rogério Zé, publicitário, sócio da Gesto, empresa de comunicação ligada à cultura