|
março 25, 2008
Curso Sobre o Conceito de Arte, com Marco Veloso no Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso Sobre o Conceito de Arte, com Marco Veloso
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1091 / 1879 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Horário: terças, 19h30-21h30
Período: 8 de abril a 24 de junho
Preço: R$150
O curso, que acontecerá todas às terças-feiras, das 19h às 21h30, tem como proposta desenvolver um conceito antropológico da arte, de modo a propiciar um entendimento maior e a enfrentar seus desafios atuais.
A arte moderna está passando por um processo inédito de redefinições que em muito redimensiona as inovações e as conquistas que temos assistido desde o fim dos anos 60. Para enfrentar tais desafios, precisamos voltar às definições mais simples dos conceitos e práticas da arte. Baseando-nos nas conhecidas idéias - de estrutura, de acontecimento e de obra de arte - formuladas por Claude Lévi -Strauss, a idéia é levar adiante aquilo que alguns artistas e pensadores de nosso tempo entendem como uma visão antropológica da arte - de modo a delinear a “linha de sombra” do presente.
O foco do curso estará na compreensão de algumas dessas definições básicas do fenômeno estético formuladas por Lévi-Strauss tais como as diferenças entre a ciência, o mito e a arte; a natureza e as fontes simbólico-culturais da experiência e do conhecimento artístico; e os conhecidos conceitos teóricos de estrutura, de acontecimento, de jogo e de transformação, entre outros. A partir destas noções esclarecedoras, a meta é acompanhar o desenvolvimento da arte e buscar uma compreensão do momento presente desta trajetória.
Segundo Marcos Veloso, "o próprio conceito de arte formulado por Lévi-Strauss pode ser bastante útil de modo a podermos delinear as mais recentes tendências e contradições da arte. Embora ele próprio tenha se manifestado diversas vezes de modo pessimista com relação ao desenvolvimento recente da arte, acredito que suas idéias guardam vitalidade e pertinência para nossas mais inquietantes questões".
Marco Veloso, nos últimos anos, realizou exposições individuais nas galerias Artur Fidalgo e Mercedes Viegas Arte Contemporânea. Seu trabalho em desenho poderá ser visto a partir de março no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, quando a coleção Gilberto Chateaubriand estará mostrando seu acervo de obras do artista. Hoje em dia dedicado ao desenho, Marco Veloso é formado em Ciências Sociais (UFF) e mestre em Filosofia (UFRJ).