|
março 13, 2008
Cursos de Arte na POP, Rio de Janeiro
Cursos de Arte na POP
Professores: Andréa Daher, Anna Bella Geiger, Evando Nascimento, Kátia Maciel, Simone Michellin
Inscrições abertas
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2286-3299 / 3682 ou contato@polodepensamento.com.br
www.polodepensamento.com.br
Preço: R$ 240
Cursos de Arte na POP - Programação:
Simone Michellin
Além do bem e do mal: do casamento da arte com a tecnologia
Horário: terças, 19h30 às 21h30
Período: 19 de março a 9 de abril
Simone Michellin dá Além do bem e do mal: do casamento da arte com a tecnologia, em que trata da convergência entre arte, ciência e tecnologia, a partir da segunda metade do século XX, localizando as raízes históricas deste processo.
Anna Bella Geiger
Sintaxe da arte hoje
Horário: terças, 19h30 às 21h30
Período: 1 a 24 de abril
A multiplicidade de linguagens e atitudes que caracterizam a arte contemporånea, e suas implicações no papel do artista e da crítica, é o tema de Sintaxe da arte hoje.
Kátia Maciel
Vídeo e instalações: a arte em movimento na contemporaneidade
Horário: terças, 19h30 às 21h30
Período: 1 a 24 de abril
Kátia Maciel falará sobre a imagem experimental contemporânea e como ela se relaciona com o espaço, o corpo e o movimento, em Vídeo e instalações: a arte em movimento na contemporaneidade.
Evando Nascimento
Filosofia, literatura e artes: diálogos entre Derrida e Walter Benjamin
Horário: quartas, 19h30 às 21h30
Período: 9 de abril a 7 de maio
As problemáticas da arte, utilizadas por Walter Benjamin e Derrida para pensar questões filosóficas, é o tema de Filosofia, literatura e artes: diálogos entre Derrida e Walter Benjamin. Pontos de vista dos dois filósofos sobre política e cultura serão relacionados pelo professor Evando Nascimento.
Andréa Daher
A arte como prática cultural
Horário: segundas, 19h30 às 21h30
Período: 5 a 26 de maio
Como a contemporaneidade encara as categorias de autoria, obra e mercado é o assunto levantado por Andréa Daher, em A arte como prática cultural. Dois estudos de caso - A gênese da noção de artista por Rembrandt e a desconstrução dessa idéia proposta por Marcel Duchamp - fazem parte da ementa.