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fevereiro 28, 2008
Seminário Olhar para o século XIX: Missão Artística Francesa no Brasil no Itaú Cultural, São Paulo
Seminário Olhar para o século XIX: Missão Artística Francesa no Brasil
Participantes: Cláudia Valladão de Mattos, Luciano Migliaccio, Pedro Martins Caldas Xexéo, Vagner Carvalheiro Porto
Inscrições a partir de 5 de março de 2008
Itaú Cultural
Av Paulista 149, estação Brigadeiro do metrô, São Paulo - SP
11-2168-1776 / 1777
www.itaucultural.org.br
Inscrições: 11-2168-1779, segunda a sexta, 10-21h; sábados e domingos, 10-19h
Seminário Olhar para o século XIX: Missão Artística Francesa no Brasil: 14 e 15 de março de 2008
Nos dias 14 e 15 de março (sexta e sábado), o Museu de Numismática Herculano Pires oferecerá ao público o Seminário Olhar para o século XIX: Missão Artística Francesa no Brasil”, que retoma a importância destes estrangeiros na formação de repertório artístico brasileiro.
O evento, que acontecerá na Sala Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 [250 lugares] compreende palestras com especialistas, além de visitas ao Museu, cujo acervo guarda inúmeras peças desenhadas e produzidas por artistas ligados à Missão, tais como Jean-Baptiste Debret e Zépherin Ferrez.
Programação:
14 de março, sexta-feira, 19h
Abertura
20h
Palestra - Missão Artística Francesa: uma visão contemporânea, com Pedro Martins Caldas Xexéo.
A permanência e a atuação da Missão Artística Francesa no Brasil, geraram uma série de interpretações e debates, por vezes contraditórios. A presente palestra visa analisar a partir de uma visão contemporânea a ação dos integrantes da Missão Artística durante as décadas iniciais do século XIX e a sua contribuição para o desenvolvimento da arte e da arquitetura no Brasil.
15 de março sábado, 13h30
Recepção
14h
Palestra - Os artistas da Missão Francesa e a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, com Luciano Migliaccio.
A fundação da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1826, é muitas vezes apresentada como uma conseqüência da vinda da Missão Artística Francesa para o Brasil. Este evento foi, na realidade, fruto de embates e negociações com a cultura artística portuguesa e de divergências entre os próprios membros do grupo francês, numa peculiar adaptação ao novo meio. Enfocando em particular a obra de Jean-Baptiste
Debret, de Nicolas-Antoine Taunay e do seu filho Félix-Émile, será apresentado um quadro da formação da principal instituição brasileira de ensino artístico do século XIX, e das características que marcaram o desenvolvimento da arte no país.
15h30
Palestra - A Missão Francesa, os artistas viajantes e a origem da pintura de paisagem no Brasil, com Cláudia Valladão de Mattos.
No início do século XIX, dois eventos decorrentes da chegada da corte portuguesa ao Brasil, marcaram o surgimento de um novo contexto local para as artes no país: a abertura dos portos, que aumentou o fluxo de artistas viajantes ao país e a chegada da Missão Francesa, que teve como principal conseqüência a fundação da primeira Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro. Embora os estudos tendam a considerar separadamente estas contribuições, gostaríamos de chamar a atenção para a importância da comunicação entre artistas viajantes e acadêmicos na construção de um novo repertório artístico e, mais particularmente, para o surgimento da pintura de paisagem no Brasil do século XIX.
17h30
Palestra de encerramento - Moedas e medalhas no Brasil do século XIX: arte e produção da Missão Artística Francesa, com Vagner Carvalheiro Porto.
A presente Palestra pretende sintetizar os conteúdos relativos a marcante presença da Missão Artística Francesa no país, enfocando técnicas e histórico das gravações de moedas e medalhas no Brasil da época, além de destacar a presença da arte nas atividades relativas a Numismática. A apresentação terá como base a discussão do conteúdo iconográfico de algumas raras moedas e medalhas produzidas no Brasil à época da Missão Artística Francesa, incluindo importantes peças do acervo do Museu de Numismática Herculano Pires - Instituto Itaú Cultural.
Palestrantes:
Cláudia Valladão de Mattos - Profª Dra. de História da Arte no Instituto de Artes da Unicamp e pesquisadora do CNPq. É autora de vários artigos e, dentre outros, dos seguintes livros: Goethe e Hackert: Sobre a Pintura de Paisagem (Ateliê Editorial, 2008), O Brado do Ipiranga (EDUSP, 1999). Possui doutorado em História da Arte pela Universidade Livre de Berlim e pós-doutorado pelo Courtauld Institute de Londres.
Luciano Migliaccio - Prof. Dr. de História da Arte no Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU - USP e Professor Convidado no Curso de Pós-graduação em História da Arte e da Cultura do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Atuou como curador do módulo “Século XIX”, da exposição “Brasil 500 anos”, 2000. Realizou estágio de pesquisa no Institut National d’Histoire de l’Art de Paris sobre a escultura do século XIX no Brasil. Possui doutorado em Storia dell’Arte Medievale e Moderna pela Università degli studi di Pisa.
Pedro Martins Caldas Xexéo - Conservador e curador das Coleções de Pintura e Desenho Brasileiros do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Atuou como curador da exposição “Missão Artística Francesa - Coleção Museu Nacional de Belas Artes” (Museu Oscar Niemeyer - Curitiba e Pinacoteca do Estado de São Paulo - São Paulo), 2007. É co-autor do livro A Missão Francesa (Sextante, 2003). É Museólogo e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Arte.
Vagner Carvalheiro Porto - Prof. Dr. de História Antiga na Graduação de História da UniFIG e Arqueologia na Pós-Graduação da PUC. Coordenador e professor do curso Lato Sensu em Arqueologia na Unisa, onde é organizador e curador da “Coleção Notória da Universidade de Santo Amaro”. Desenvolve como pesquisador escavações arqueológicas em Israel e Portugal. [É consultor do Museu de Numismática Herculano Pires, no Instituto Itau Cultural.] Possui doutorado em Arqueologia com habilitação em Numismática, Patrimônio, Museologia e História Antiga pela USP.