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fevereiro 22, 2008

Espaço do Olhar: Cursos 1º Semestre de 2008 - Tomie Ohtake, São Paulo

Espaço do Olhar
Cursos 1º Semestre de 2008
Professores: Adrianne Gallinari, Agnaldo Farias, Antonio Machado, Carlos Fajardo, Charles Watson, Claudio Vasques, Deborah Paiva, Dudi Maia Rosa, Edith Derdyk, Fernando Vilela, Flávia Ribeiro, Flora Leite e Marina Pecci, Germana Monte-Mór, Inaê Coutinho, Laura Vinci, Marcia Xavier, Marieta Ferber, Marina Saleme, Marisa Szpigel e Carlos Barmack, Milton Cipis, Odilon Moraes e Fernando Vilela, Pablo Vilar, Paulo Pasta, Peter Pal Pelbart

Inscrições abertas

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações: 11-2245-1937
www.institutotomieohtake.org.br


Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.

O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender o já especializado, oferecendo cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.

Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.


Curso do 1º semestre de 2008 na ação educativa do Instituto Tomie Ohtake

Charles Watson
O processo criativo
workshop sobre o pensamento criativo

Público-alvo: artistas, designers, arquitetos, publicitários e interessados em processos de geração de novas idéias.
Período: 20 a 23 de março
Horário: quinta e sexta, 19-23h; sábado e domingo, 10-18h
Vagas: 50
Valor: R$ 350

A qualidade da informação oferecida é infra-estrutural, interdisciplinar e reveladora dos mecanismos que limitam nossas possibilidades criativas. Acreditou-se, sempre, que a geração de idéias e a conseqüente solução de conflitos/problemas insolúveis fossem produzidas apenas por indivíduos excepcionais, gênios. O workshop mostra de forma clara como esta afirmação é apenas um mito. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso aponta que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades de criação, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.


Carlos Fajardo
A Instalação
Público-alvo: profissionais, estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 3 meses
Período: 7 de março a 13 de junho
Horário: sextas, 14-17h
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 250

Apresenta informações teóricas sobre os desdobramentos do conceito de instalação, de seu surgimento até hoje. Isso é realizado mediante atividades práticas, nas quais os alunos desenvolvem novos projetos.


Marieta Ferber
Design subversivo:
A transformação do desenho no século XX e XXI

Público-alvo: interessados em geral.
Duração: 3 meses
Período: 6 de março a 5 de junho
Horário: quintas, 14-17h
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

Por meio de projeções, acompanha-se a mudança das formas e significados do design nos últimos cem anos, além de explicitar as intersecções e a forte influência da arte sobre o design. Consiste de projeções, textos, discussões e aulas teóricas que apresentam os expoentes e as principais obras nas diversas disciplinas: mobiliário residencial, urbano, de objetos, cenários e design gráfico.
Os exercícios das aulas práticas são realizados sobre os temas teóricos: Vanguarda Russa, Dadá, Surreal, De Stijl, Bauhaus, Movimento Moderno na Europa e no Brasil, Pop, Pós-Moderno, Arte Conceitual e Contemporânea.


Milton Cipis
Experimentando o design gráfico

Público-alvo: iniciantes e interessados em design gráfico
Duração: 2 meses
Período: 24 de março a 19 de maio
Horário: segundas, 20-22h
Vagas: 25
Mensalidade: R$ 150

Voltado para iniciantes e interessados em artes gráficas, não para designers, o curso propicia a experimentação na área da comunicação visual, por meio de exercícios e discussões capazes de aprofundar o pensamento sobre o design.


Pablo Vilar – Estúdio Guaiamum
Curso de montagem

Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 7 de março a 13 de junho
Horário: sextas, 10-13h
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

De perfil profissionalizante, oferece conhecimentos práticos e teóricos sobre o trabalho de montagem de exposições de Arte. Diante de exemplos práticos e imagens, pretende colaborar na formação de novos montadores, ou simplesmente orientar profissionais de outras áreas a solucionar assuntos ligados à montagem. Para isso, trata desde noções básicas de cuidados e manuseio, até o uso correto de ferramentas e outros recursos básicos.


Odilon Moraes e Fernando Vilela
A imagem narrativa e ilustração de livros

Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 4 de março a 17 de junho
Horário: terças, 18h30-21h30
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

A idéia é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio de discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações, como a pintura em aquarela e algumas formas de gravura (monotipia, carimbo), entre outras técnicas. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.


Ponto de encontro: prática artística para adultos e crianças
Educadores do Instituto Tomie Ohtake:
Dayene Mari e Tiago Lisboa

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 8 de março a 28 de junho
Horário: sábados, 15-17h30
Vagas: 20
Preço: R$ 150 / mês (família); R$ 100 / mês (individual)

A Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake a fim de proporcionar um encontro entre adultos, crianças e adolescentes, oferece atividades que possam gerar produções criativas. Estimulando um diálogo entre as diferenças por meio de modalidades artísticas, os encontros, sempre aos sábados, das 15h às 17h, incluem visitas às exposições e atividades práticas no ateliê.


Agnaldo Farias
Oito encontros sobre a arte contemporânea

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 25 de março a 20 de maio
Horário: terças, 14h30-17h
Vagas: 30
Mensalidade: R$ 250

Pensado como desdobramento do curso anterior – Introdução à arte contemporânea –, esta etapa aborda, em cada encontro, dois a três artistas nacionais e internacionais. O elenco é escolhido em função do caráter significativo de suas obras que, por sua vez, são analisadas a partir de suas peculiaridades, aproximações e contrastes com outras poéticas.

Agnaldo Farias
Introdução à arte moderna – 2ª. parte
Escolas, tendências e teorias dos clássicos e românticos até o abstracionismo

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 25 de março a 13 de maio
Horário: terças, 20-22h
Vagas: 30
Mensalidade: R$ 250

Introdução às questões gerais da Arte Moderna
A polaridade entre Clássicos e Românticos
O Impressionismo – O que junta e o que separa Manet, Monet, Van Gogh, Gauguin e Cézanne?
O Impressionismo – O que junta e o que separa... (parte 2)
Expressionismos – Da angústia alemã à celebração da vida em Matisse
O que torna notável a escultura de Rodin, Rosso e Brancusi?
Picasso, o Cubismo e o mundo sob novos pontos de vista
Os mestres da abstração – Kandinsky, Mondrian e Malevich


Claudio Vasques
(técnico de gravura de Tomie, Volpi e Ianelli, entre outros)
Gravura em metal e outras modalidades

Público-alvo: profissionais, estudantes de arte e interessados em geral.
Duração: 3 meses
Período: 7 de março a 13 de junho
Horário: sextas, 9-12h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

A finalidade é mostrar aos participantes algumas possibilidades gráficas, fazendo com que obtenham resultados práticos e uma visão da arte de gravura em metal. Desperta o gosto pela experimentação e a busca de novos caminhos da expressão artística. Entre as técnicas, as Diretas – ponta-seca, buril, mezzotinta (os alunos farão suas gravuras em ponta-seca, bem como a impressão); as Indiretas – água-tinta, água forte e sucre (teoria e prática); e outras modalidades, como o processo Goetz (carborundo) e a impressão natural de "Paolo Bocone". São abordados ainda o Ex Libris, com cada aluno podendo criar e imprimir o seu respectivo trabalho, e a "comercialização da gravura", que conta com a visita de um artista gravador e um galerista.
Para os alunos que participaram dos primeiros módulos, continua o processo de aprendizagem, com acompanhamento personalizado para orientá-los na descoberta de uma forma pessoal de expressão.


Deborah Paiva
Ateliê de Criação: Caminhos na Pintura e no Desenho

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 10 de março a 23 de junho
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 30
Mensalidade: R$ 150


“Caminante no hay camino, se hace camino al andar”- Antonio Machado
Esta oficina visa a ajudar o aluno a construir seu trabalho de arte, a encontrar, na experiência de outros artistas, afinidades com a sua produção, a escolher materiais e técnicas adequadas aos seus projetos e, principalmente, a privilegiar a reflexão sobre o seu próprio caminho.


Dudi Maia Rosa
Aquarela

Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 6 de março a 03 de julho
Horário: quintas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

A aquarela pode ser considerada uma técnica que alia simplicidade de procedimento à complexidade formal. Estabelece um diálogo ágil com a pintura e com o desenho e permite discutir questões importantes estabelecidas pela modernidade e que se desdobraram na contemporaneidade. A partir de exercícios introduzidos a cada aula, o curso pretende abordar questões como representação, estrutura, experimentação, transparência, cromatismo, entre outras, e tomá-las como base para uma melhor compreensão do percurso individual do participante, bem como pensá-lo em relação à atualidade de nosso contexto cultural.


Fernando Vilela
Pintura – módulo I

Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 3 de março a 23 de junho
Horário: segundas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

O fundamento é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e telas para pintura a óleo, a têmpera e acrílica. As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas telas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.


Marina Saleme
Pintura e seu processo criativo

Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 5 de março a 18 de junho
Horário: quartas, 14-17h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

Explorar, entender e potencializar o processo criativo é o foco deste curso para os interessados em pintura como linguagem e pensamento.
No ateliê, a cada aula, são dadas propostas para a elaboração e execução de trabalhos que abordam os fundamentos da pintura – cor, contraste, espaço, figura-fundo, figuração-abstração. A idéia é desenvolver as diferentes possibilidades de realização de um trabalho, pensando ao mesmo tempo as questões técnicas, como materiais, tintas e suporte, e as questões criativas, fazendo com que o aluno, através de uma proposta coletiva, desenvolva seu projeto.
São também apresentados trabalhos de diversos artistas com diferentes poéticas, em forma de livros ou vídeos, para ilustrar e dialogar com os conteúdos tratados nas aulas, proporcionando ao grupo um panorama da pintura contemporânea e eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.


Paulo Pasta
Pintura: prática e reflexão

Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 4 meses
Período: 5 de março a 18 de junho
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 25
Mensalidade: R$ 150

A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver –e não o contrário – e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.


Adrianne Gallinari
Curso de desenho
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 3 de março a 23 de junho
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

O curso pretende estabelecer uma investigação a partir do desenho de observação, despertando possibilidades, nas quais o reconhecimento da imagem e a percepção da forma se dão mediante exercícios práticos com bico-de-pena, lápis, nanquim e guache. No decorrer do curso, é desenhado um diário de imagens, transformado no final em caderno.


Flávia Ribeiro
Desenho: investigações
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 4 meses
Período: 4 de março a 17 de junho
Horário: terças, 14-17h
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

A construção da imagem e da visualidade é a meta desta proposta, que aborda questões relativas ao olhar e suas potencialidades, por meio do desenho e da fotografia. As aulas são estruturadas a partir da projeção de vídeos/documentários (Cartier Bresson, William Kentridge, Man Ray, Win Wenders, dentre outros), análise de imagens diversas, leitura de textos (Matisse, Certau, Walter Benjamim, Bill Viola e outros), propostas práticas/
exercícios e comentários sobre essa produção, a cada aula.


Edith Derdyk
Linhas de Horizonte: entre o corpo, o olhar e o espaço

Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 4 de março a 17 de junho
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

Diante de questões referentes ao potencial expressivo e construtivo da linha, sua natureza espaço-temporal, o curso focaliza o desenho e suas possibilidades poéticas, seja no campo bidimensional, seja no tridimensional.
O entorno, a paisagem (cultural/natural), a topografia, a fisicalidade do espaço, as geometrias espaciais, a expressão gráfica dos fenômenos materiais, a compreensão da linha como extensão do corpo e como força geradora da linguagem (duração, extensão, ritmo, tensão, forma, construção, direção, matéria) são alguns dos pressupostos para a formalização de proposições gráficas, amparadas por material iconográfico, dinamizando e ampliando o repertório visual dos participantes. Cada aluno pesquisa seus gestos e procedimentos que melhor possam expressar a conquista de uma poética pessoal.


Laura Vinci
Instalação e o espaço contemporâneo

Público-alvo: artistas em formação
Duração: 4 meses
Período: 3 de março a 23 de junho
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Mensalidade: R$ 150

O objetivo é discutir e compreender o que é instalação e o espaço contemporâneo, por meio da reflexão e apreciação de obras atuais e da leitura de textos críticos e teóricos significativos. Além disso, é acompanhado de uma prática focada nos projetos individuais, proporcionando ao aluno um ambiente propício para o desenvolvimento e a elaboração de sua produção pessoal.


Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 1
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 6 de março a 3 de julho
Horário: quinta, 9-12h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

Uma introdução à fotografia, apresenta os equipamentos básicos e seus funcionamentos, além de habilitar os alunos a conhecer e se apropriar das diversas etapas do processo fotográfico, desde a captação até a ampliação da foto. Como estímulo à percepção visual da luz são apreciadas imagens significativas da história da fotografia. A fotografia é apresentada como linguagem expressiva inserida no contexto histórico, social e artístico contemporâneo. Além de aulas teóricas, são realizados exercícios práticos individuais e em grupo.
Equipamento necessário: câmera fotográfica, preferencialmente com ajustes manuais.

Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 2

Público-alvo: fotógrafos em formação e interessados em fotografia que dominem equipamento fotográfico de ajustes manuais.
Duração: 4 meses
Período: 5 de março a 18 de junho
Horário: quartas, 9-12h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

Este curso procura estimular o desenvolvimento do “olhar fotográfico”. Como estímulo ao desenvolvimento da linguagem pessoal, são analisadas, sob o ponto de vista estético, imagens e autores relevantes da história da fotografia. As questões técnicas da foto colorida (tanto em película quanto digital), como teoria da cor, filtragem e fotometria avançada, também são abordadas. Partindo de exercícios individuais e coletivos, há ainda reflexões sobre a produção dos alunos.


Marcia Xavier
Fotografia: pensamento visual

Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 5 de março a 18 de junho
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

A fotografia hoje pode ser usada como a escrita, cujo vocabulário são as imagens. Sendo assim, a foto não é o resultado do nosso trabalho, mas a matéria e o objeto deste curso. O propósito é desenvolver e estimular projetos individuais que usam a fotografia como linguagem. As aulas buscam promover a pesquisa das diversas maneiras de se usar a imagem, por meio de exercícios práticos - colagem/fotomontagem, auto-retrato, uso do computador e máquina de xerox -, textos e projeções. O objetivo é traçar um caminho para cada tipo de abordagem e discutir em grupo a evolução de cada aluno, fazendo com que desenvolvam um diálogo estreito com suas respectivas obras.


Peter Pal Pelbart
O pensamento de Deleuze-Guattari hoje

Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 6 de março a 05 de junho
Horário: quintas, 18h30-20h30
Vagas: 30
Mensalidade: R$ 150

O semestre é dedicado ao pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a dupla endiabrada que marcou a paisagem filosófica das últimas décadas. Será feito um rastreamento desse pensamento tanto no plano especulativo quanto ético, político, estético etc. Assim, a partir de fragmentos extraídos de sua obra conjunta, são abordados temas tais como o desejo, a desterritorialização, o capitalismo, a micro política, a literatura, o rizoma etc. O alcance e a pertinência desse leque conceitual hoje são avaliados a partir das questões colocadas pelo contexto contemporâneo.


Crianças e Jovens
Flora Leite e Marina Pecci
Ateliê de criação para Crianças

Público-alvo: Crianças de 6 a 10 anos
Duração: 4 meses
Período: 06 de marçoa 26 de junho
Horário: quintas, das 14-17h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

Ateliê de criação é um espaço onde as crianças dispõem de um ambiente especialmente preparado para desenvolver percursos individuais, tendo como referência, para reflexão e produção, a obra de artistas contemporâneos. Os alunos trabalham com várias modalidades artísticas: pintura, desenho, modelagem em argila, colagem e papel machê; não somente experimentando as técnicas de cada linguagem, como também, explorando as intersecções entre elas.


Germana Monte-Mór
Desenho de observação

Público-alvo: jovens (ensino fundamental 2 e ensino médio)
Duração: 4 meses
Período: 5 de março a 18 de junho
Horário: quartas, 14-17h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

Proporciona ao aluno experiência prática e reflexiva por meio do desenho de
observação, instrumento para a busca de um novo olhar, uma nova percepção
visual do espaço ao redor. A proposta, assim, é construir um vocabulário gráfico com o uso da linha, do gesto, da representação da luz, da cor, da mancha, da ocupação do espaço, para inserir este fazer numa discussão mais ampla do desenho contemporâneo.


Marisa Szpigel e Carlos Barmack
Sacolão da Arte

Público-alvo: crianças a partir de 3 anos (acompanhantes podem participar da aula)
Duração: 4 meses
Período: 6 de março a 26 de junho
Horário: quintas, 9-12h
Vagas: 15
Mensalidade: R$ 150

A cada aula uma proposta diferente, com materiais inusitados. Além de integrar artes plásticas, música, moda, culinária e dança, O Sacolão da Arte é um campo aberto para novas idéias, escolhas, experiências e combinações, propondo a mistura de gostos, formas, cores, sabores e sons.


Posted by João Domingues at 11:52 AM