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dezembro 14, 2007
Curso com Edith Derdyk, José Bento Ferreira e Teresa Viana no centro cultural b_arco, São Paulo
Cursos de Férias centro cultural b_arco
Entre ser um e ser mil: O livro como objeto e suas possibilidades poéticas, com Edith Derdyk
Cor - A construção do pensamento com as cores, com Teresa Viana
A Arte e sua Sombra, com José Bento Ferreira
Inscrições abertas
centro cultural b_arco
Rua Dr Virgilio de Carvalho Pinto 422/426, Pinheiros, São Paulo - SP
11-3083-7406 / 11-3081-6986 ou contato@obarco.com.br
www.obarco.com.br
Entre ser um e ser mil: O livro como objeto e suas possibilidades poéticas, com Edith Derdyk
Período e horário: 11 a 15 de fevereiro, 19-22h
Vagas: mínimo de 5, máximo de 15
Preço: R$ 200 (no ato da inscrição) + 1 parcela de R$ 100
Público: Estudantes, profissionais, e interessados na área de artes plásticas.
O enunciado entre ser um e ser mil presentifica igualmente uma reflexão sobre o modo de produção do livro-objeto, que originariamente se apresenta como objeto único e, simultaneamente, quando posto em perspectiva de escala industrial, contém a possibilidade da multiplicação sem perder a natureza singular de sua poética.
Livro de artista, livro-objeto, obra-livro são experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro. O livro, tal como o reconhecemos hoje em sua forma, função e realidade tecnológica, sinaliza um outro território poético quando se pensa nele como suporte experimental.
As possibilidades formais que se entreabrem a partir da investigação do livro como objeto poético desenham um arco extenso de experimentações, congregando o conhecimento artesanal aos processos industriais, potencializando a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais e literários, multiplicando a descoberta de estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
O enunciado entre ser um e ser mil presentifica igualmente uma reflexão sobre o modo de produção do livro-objeto, que originariamente se apresenta como objeto único e, simultaneamente, quando posto em perspectiva de escala industrial, contém a possibilidade da multiplicação sem perder a natureza singular de sua poética.
A partir de exemplos de alguns artistas que ingressaram neste campo de experiências, tais como Artur Barrio, Waltércio Caldas, Mira Schendel Julio Plaza, Lygia Pape, Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Joseph Beuys, Sol Le Witt, Anselm Kiefer, Christian Boltanski, Dieter Roth, Edward Ruscha, Allan Kaprow e muitos outros, poderemos então folhear, desfolhar e entreabrir um leque de possibilidades poéticas.
Investigando a poética do livro como suporte: livro-objeto, livro-de-artista, obra-livro.
As possibilidades formais que se entreabrem a partir desta investigação desenham um arco extenso de experimentações:
1. Conjugar o conhecimento artesanal aos processos industriais;
2. Potencializar a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais (fotografia, xerox, desenho, gravura, procedimentos gráficos) e literários (poesia visual, textos autorais);
3. Pesquisar estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.
Cor - A construção do pensamento com as cores, com Teresa Viana
Período e horário: 21, 22 e 23 de janeiro, 16-19h
Vagas: mínimo de 4, máximo de 15
Preço: R$ 200
Público: Iniciantes em arte plásticas, estudantes e interessados em ter maior contato com a cor na pintura e na colagem contemporânea.
O workshop visa estimular a sensibilidade da construção, misturas e relações cromáticas,
exercitando o olhar e seu diálogo com a cor no seu fazer artístico.
O aluno poderá trabalhar as cores com a tinta (pintura), ou com papéis,
acetatos e fotos coloridas (colagem), ou inda com a mistura dos dois.
Programa de Aulas:
- Aula 1 Misturas a partir das cores primárias;
- Aula 2 Aula livre com o foco nas relações cromáticas como fio condutor de um processo;
- Aula 3 Aula livre.
A Arte e sua Sombra, com José Bento Ferreira
Período e horário: 23, 24 e 25 de janeiro, 20-23h
Vagas: mínimo de 4, máximo de 15
Preço: R$ 200
Público: Estudantes, profissionais, interessados em filosofia e história da arte.
O objetivo deste curso é lançar foco sobre as principais referências da teoria da arte.
Cronograma de aulas:
1. Clement Greenberg e Immanuel Kant (a pintura modernista, de Manet ao expressionismo abstrato);
2. Arthur Danto e o pensamento grego (Platão e Aristóteles) - os "filósofos" Andy Warhol e Roy Lichtenstein;
3. Hans Belting e Walter Benjamin: da "era das imagens" à "perda da aura".