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dezembro 11, 2007
Fotografia e Artes Plásticas - História e Interações, com Marcos Bonisson no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Fotografia e Artes Plásticas - História e Interações, com Marcos Bonisson
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2541-3314 / 2244-5660 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Início: 15 de janeiro de 2008
Horário: terças, 19-22h, 8 aulas
Preço: 2 parcelas de R$170 ou R$320, à vista
A fotografia tem sido um suporte utilizado dentro do universo mais amplo das artes visuais contemporâneas. Com esse enfoque, serão trabalhadas as possibilidades de abordagem e conceituação dos trabalhos dos participantes, à luz das experiências extraídas da história da fotografia e sua interação com outras mídias.
1. Antecedentes : A invenção e evolução da fotografia
Leitura de portifólios * A camera obscura * A perspectiva unilocular * Arte x Fotografia * Daguerreótipos e cameras Kodak * A fotografia Popular * Pictorialismo * Arte abstrata * O impulso modernista * Alfred Stieglitz e Straight Photography * O grupo F64 * O artista Fotógrafo : Man Ray ? Moholy Nagy * A fotografia documental * A revolução do fotojornalismo * A fotografia moderna Brasileira- Geraldo de Barros ? José Oiticica Filho * A revista o Cruzeiro.
2. Além do documento
Arte Pop e cultura pop * Arte conceitual * Fotografia de idéias * Marcel Duchamp e os ready mades * Equivalents de Stieglitz * O pulo no nada de Yves Klein * A interação Fotografia-Artes Plásticas * Poéticas do processo e conceitos em formação * Construção e invenção * A representação revisitada * Meio e mensagem * Deslanchando idéias * O fragmento e o todo * O olho e o espírito * A importância do portifólio.
3. Idéias e Desdobramentos
Os anos 70 * Spiral Jetty de Robert Smithson * O registro fotográfico: performance, intervenção e instalações * Vito Acconci - Gordon Matta Clark ? Joseph Beuys * O cotidiano como mote * Taxonomia * Técnicas e processos fotográficos * Polaroids e Cibachromes * O documental Conceitual * Idéias x formalismo * Composição e decomposição * Estética pós moderna * Auto-retratos * Informação e conteúdo * Teoria e crítica : Roland Barthes ? John
Szarkowski ? Susan Sontag * Câmara Clara e Modos de Olhar * Fotografia e texto * Visão e transgressão ? Hélio Oiticica-Artur Barrio * O Projeto Lúcido
4. Fotografia Contemporânea Brasileira e Internacional
O trabalho autoral * A importância da edição * Estratégias visuais * Mercados emergentes * A fotografia como suporte * O acaso e a teoria das incertezas * Desapego às utopias * A linguagem pessoal e transferível * Caldeirão de Abordagens : Memória ? Corpo ? Identidade-Interculturalismo ? O Retrato ? O Documento ? A antropologia - Metáforas * O preto e branco e a Cor * Signos em Rotação * O invisível Revelado * O trabalho contínuo * Fotografia digital * Outras dimensões .
Marcos Bonisson
Vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. Estudou gravura, desenho e fotografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977-1981). Desde 1978 trabalha com fotografia, Super 8 e vídeo. Participou no final dos anos 70 com intervenções urbanas no projeto Program in Progress (Kleemania no Caju. 1979 e Esquenta para o Carnaval no morro da Mangueira. 1980), organizados pelo artista Hélio Oiticica. Morou pôr 10 anos na cidade de Nova Iorque, onde trabalhou em laboratórios fotográficos e na Agência Magnum no setor de arquivo e duplicação (1990). No Brasil tem exposto seus trabalhos em galerias e espaços culturais e leciona Fotografia Contemporânea no Ateliê da Imagem desde 2000. Participou da comissão de indicação do Prêmio Nacional de Fotografia, concedido pela Funarte nos anos de 1997 e 1998.
Tem seus trabalhos em coleções como a de Gilberto Chateaubriand, Joaquim Paiva e da Fondation Cartier Pour L´art contemporain em Paris, entre outras. Foi ganhador da Bolsa Rio Arte 2000 com o projeto em vídeo Hèliophonia, que abordava o Quase-Cinema do artista Hélio Oiticica. Outros projetos em vídeo de Marcos Bonisson incluem: Desígnio sobre o artista plástico Artur Barrio, Fernanda Gomes sobre o trabalho da artista plástica e Mi Casa Su Casa com o artista Cabelo. Em 2006 foi convidado a participar da 27a. Bienal Internacional de São Paulo. Marcos Bonisson tem seu trabalho representado pela Galeria Artur Fidalgo na cidade do Rio de Janeiro.
Belíssimo conteúdo!!! Mas pensem em um formato condensado, por exemplo todos os dias durante uma semana(ou sexta sábado e domingo). Desta forma interessados de outros estados, desde que a divulgação seja feita com muita antecedência, poderiam participar do curso.
Posted by: Rinaldo Morelli at dezembro 20, 2007 10:18 AMDesígnio foi apenas registrado por Marcos Bonisson.
Desígnio é um trabalho de Artur Barrio.
Correção:
Desígnio foi apenas registrado por Marcos Bonisson.
Desígnio é um trabalho de Artur Barrio.