|
outubro 11, 2007
Projeto Pensamento Emergente: Workshop de Curadoria - Curador Crítico, com Ellen Blumenstein no MAMAM, Recife
Projeto Pensamento Emergente
Workshop de Curadoria - Curador Crítico, com Ellen Blumenstein
Inscrições até 15 de outubro, 16h
Resultado da seleção: 16 de outubro, 9h
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães
Rua da Aurora 265, Boa Vista, Recife - PE
81-3232-1688 / 2188
www.mamam.art.br
Inscrições: mamam@mamam.art.br (os interessados devem enviar currículo e carta de intenção)
Vagas: 10
Concepção: Cristiana Tejo
Parceria: Fórum Permanente de Museus
Apoio: Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), Goethe Institut, Centro Cultural Brasil Alemanha, Canal Contemporâneo, Dois Pontos
Projeto Pensamento Emergente: Workshop de Curadoria - Curador Crítico: 16 e 17 de outubro, terça e quarta-feira, 15-18h. Local: CEFAV, casa 11, Pátio de São Pedro
O projeto Pensamento Emergente pretende estabelecer redes de colaboração, trocas de idéias, formação e experiências através de seminários, debates e oficinas para, assim, estimular o cultivo de novos talentos no campo da curadoria no Brasil.
Em sua primeira ação, em parceria com o Fórum Permanente de Museus e apoio do Centro de Formação em Artes Visuais (CEFAV), Goethe Institut, Centro Cultural Brasil Alemanha e sites Canal Contemporâneo- Dois Pontos, trará ao Recife a escritora e curadora alemã Ellen Bluemenstein que, nos dias 16 e 17 de outubro, das 15h às 18h, irá ministrar o workshop Curador Crítico no CEFAV, casa 11, Pátio de São Pedro. Na oficina Curador Crítico, Ellen discutirá, principalmente, a importância de um posicionamento honestamente crítico no exercício do papel de curador.
O workshop será oferecido para um público de 10 pessoas, sendo o público-alvo jovens curadores e pessoas interessadas em iniciar um trabalho de curadoria. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção até o dia 15 de outubro, às 16h, para o endereço eletrônico mamam@mamam.art.br. A seleção será feita pelo Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e Fórum Permanente de Museus. O resultado da seleção deve ser divulgado publicamente no dia 16 de outubro, às 9h, no site do Fórum Permanente de Museus.
O Pensamento Emergente foi idealizado pela Diretora do Mamam, Cristiana Tejo e conta com a parceria do Fórum Permanente de Museus e apoio do Centro Cultural da Espanha, da Mondriaan Foundation, do Goethe Institut, do Centro Cultural Brasil Alemanha e dos sites Canal Contemporâneo/Dois Pontos. Suas atividades contarão ainda com outros workshops, publicações, estágios e residências em âmbito nacional e internacional e ainda um seminário com curadores de várias partes do Brasil programado para o primeiro trimestre de 2008, no Recife. Na programação de outubro haverá ainda, de 22 a 25, workshop com a curadora holandesa Ann Demeester e, em seguida, com o curador espanhol Sérgio Rubira que, de 24 a 26, abordará, em oficina, o tema Alternativas a exposições ou exposições alternativas?: sobre boîte-em-valise e outras exposições portáteis.
Workshop de Curadoria - Curador Crítico
Com Ellen Blumenstein
Independentemente dos diferentes estilos, interesses e temas da prática curatorial que qualquer um poderá desenvolver durante sua carreira, há uma habilidade essencial para este trabalho: a habilidade de articular e confrontar crítica e discussões profissionais. O curador é o mediador entre o trabalho artístico e o público. Diferentemente do artista que produz obras de arte quem pode falar por si mesmas, se necessário, o curador precisa comunicar-se e confrontar-se com diferentes opiniões. O trabalho diário do curador consiste em visitar ateliês de artistas, discutir interesses com colegas e em painéis de discussão, comunicar com instituições ou até mesmo brigar pela maneira certa de apresentar uma exposição. É uma posição de grande exigência, normalmente ninguém gosta de confrontos, preferindo aceitar concessões ao invés do confronto. Mas, ao mesmo tempo, o curador é responsável pelo "produto final" - a exposição - e o sucesso dela.
Este workshop visa à prática e ao desenvolvimento não apenas do pensamento crítico para realizar projetos de exposição instigantes, mas também propõe uma séria, honesta e produtiva crítica sobre outros trabalhos, idéias e posições. Por isso, no primeiro dia, a curadora Ellen Blumenstein fará uma rápida introdução de sua prática curatorial e discutirá como exemplo seu projeto atual "Männerphantasien" (Fantasias masculinas, Chung King Projects, Los Angeles, 2007) com os participantes. Parâmetros curatoriais básicos devem ficar claros neste ponto: como desenvolver um conceito a partir de uma idéia ou interesse, como pesquisar e comunicar com artistas e talvez produzir novos trabalhos e como realizar uma exposição. Em seguida, a curadora gostaria de discutir criticamente com os participantes sua abordagem e confrontá-la com as diferentes perspectivas dos participantes. O segundo dia está reservado para os projetos dos participantes que devem ser discutidos e examinados criticamente pelo grupo. Ellen irá coordenar a discussão e dar "conselhos críticos" para cada proposta, se desejado.
Palestrante
Ellen Blumenstein (1976) é curadora e escritora, vive em Berlim e Barcelona. É doutoranda em Teatro Moderno pela Universidade de Berlim, com a tese Experiência estética - sobre o potencial emancipatório das exposições de arte contemporânea. Entre 1998 e 1999 foi assistente do Diretor Artístico da Kunst Werke, Klaus Biesenbach, em Berlim, e no P.S. 1 Contemporary Art Center, Nova York. 2000 e 2001 foi curadora associada da Kunst Werke, em Berlim, gerenciando vários projetos nas instituições KW, P.S.1 e Museu Folkwang e desenvolvendo o programa de palestras "Mind the gap", com Thomas Wulffen, na Kunst Werke. Desde 2002 desenvolve projetos de exposições na KW, entre outros com: Abbas Kiarostami, Philipp Lachenmann, Holly Zausner, Sue de Beer, Bjargey Olafsdottir e Sebastian Diaz Morales. Em 2003, foi co-curadora da exposição Die 10 Gebote (Os Dez Mandamentos), no Deutsches Hygiene-Museum, em Dresden. Entre 2002 e 2005 co-curou com Klaus Biesenbach e Felix Ensslin a exposição Zur Vorstellung des Terrors: die RAF-Austellung (Olhando o terror: A exposição RAF), na KW e na Neue Galerie do Landesmuseum Joanneum, em Graz, Áustria. Em 2006, coordena projeção de filmes de verão no Jardim da Kunst Werke, com filmes de diferentes contextos nacionais: Brasil, Espanha, Islândia entre outros (Em cooperação com Katharina Fichtner). Neste ano, faz a co-curadoria com Felix Ensslin das exposições Between Two Deaths´(Entre Duas Mortes), ZKM, em Karlhuhe, Alemanha (publicação do livro pela editora alemã Hatje Cantz), e curadoria de Männefantasien (Fantasias Masculinas), no Chung King Projects, Los Angeles.