|
setembro 5, 2007
Simpósio Internacional Concretismo e Neoconcretismo: Cinqüenta anos depois no Museum of Fine Arts Houston, EUA
Simpósio Internacional Concretismo e Neoconcretismo: Cinqüenta anos depois
Palestrantes: Francisco Alambert, Universidade de São Paulo
Aracy Amaral, especialista independente e curadora, São Paulo
Yve-Alain Bois, Institute for Advanced Studies, Princeton University, New Jersey
Ronaldo Brito, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Paulo Sérgio Duarte, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro
Maria Amalia García, Universidad de Buenos Aires, Bs. As.
Héctor Olea, escritor, editor de publicações e traduções do ICAA, Houston
Luiz Camillo Osório, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ann Reynolds, The University of Texas at Austin
Nicolau Sevcenko, Universidade de São Paulo e Harvard University
Paulo Venâncio Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Alexander Wollner, artista e desenhista gráfico, São Paulo
13 e 14 de setembro de 2007
Museum of Fine Arts - Houston
American General Special Events Room / Nível mezzanino
Edifício Audrey Jones Beck, Houston - EUA
713-639-7308 ou asaxe@mfah.org
www.mfah.org
Organização: International Center for the Arts of the Americas (ICAA) - The Museum of Fine Arts, Houston e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Coordenação: Ana María Belluzzo, Universidade de São Paulo e FAPESP, São Paulo; Mari Carmen Ramírez, Curadora Wortham de Arte Latinoamericano e Directora do Centro Internacional para as Artes do Continente (ICAA), MFAH
Apresentações em inglês e/ou português, com tradução simultânea.
Vagas: 713- 639-7308 (Sonia Montoya), ou smontoya@mfah.org
Mari Carmen Ramírez, Curadora Wortham de Arte Latinoamericano e Directora do Centro Internacional para as Artes do Continente (ICAA), MFAHA recente aquisição da Coleção Adolpho Leirner de arte construtiva brasileira incentivou o Museum of Fine Arts, Houston, a organizar um simpósio. Concretismo e neoconcretismo: Cinqüenta anos depois faz um balanço do estado atual da pesquisa relativa aos artistas de vanguarda e grupos que forjaram esse capítulo crítico da arte de após-guerra no Brasil. A descoberta do valor intrínseco da obra de Lygia Clark e Hélio Oiticica, no âmago do mundo da arte na década de noventa, gerou, também, um maior interesse para aqueles artistas menos conhecidos desse período hoje histórico. Além do mais, há necessidade de sustentar mais a pesquisa crítica nesse importante período da arte brasileira de vanguarda.
Com a reunião de um distinto grupo de artistas-chave, críticos e especialistas, Concretismo e neoconcretismo procura gerar balizamentos atuais e novos roteiros de pesquisa para a interpretação daquelas tendências que se interpenetram. O ponto de partida desta revisão historiográfica serão alguns depoimentos apresentados por participantes desses grupos, e por críticos cuja contribuição operou entre a vanguarda latino-americana e formas internacionais de abstração.
O simpósio internacional é apresentado de maneira conjunta com a exibição chamada Dimensions of Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection [Dimensões da arte construtiva no Brasil: a Coleção Adolpho Leirner] onde se congregam mais de uma centena de obras e ficará ao alcance do público, no MFAH, até o domingo 23 de setembro de 2007.