|
agosto 23, 2007
Simpósio Espaço, Aceleração e Amnésia no Paço das Artes, São Paulo
Espaço, aceleração e amnésia
[arte e pensamento na contemporaneidade]
II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
28, 29 e 30 de outubro de 2007
Inscrições de 17 de setembro a 17 de outubro
Chamada para submissão de trabalhos até 12 de setembro - como enviar os trabalhos no Cursos&Seminários
Para se inscrever, preencha o formulário on-line no Fórum Permanente
Paço das Artes
Av. da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3814-4832 ou infosimposio@gmail.com
www.pacodasartes.org.br
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade
O II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, realizado pelo Paço das Artes em parceria com o Fórum Permanente, busca fomentar a reflexão e difusão do conhecimento relacionado à arte contemporânea em âmbito internacional.
Com inscrições abertas ao público em geral, trata-se de uma oportunidade de discutir com artistas, críticos, curadores e profissionais de destaque do circuito nacional e mundial sobre os caminhos da produção artística na contemporaneidade. Esta edição girará em torno da questão da espacialidade e de como a arte se configura (ou reage) neste tempo de aceleração crescente e avesso à memória em que vivemos hoje.
Pensando no sistema da arte, composto pela equação produção artística, crítica e curadoria, instituições, mercado e mídia, uma questão coloca-se de saída: como vive esse sistema frente a uma situação universal em trânsito, que vê alterada a sua tradicional noção de espaço e experimenta, portanto, uma situação existencial que é feita consecutivamente de aceleração e amnésia?
Na arte a configuração destas novas espacializações corresponde à prática dos deslocamentos, às desterritorializações, ao ativismo em rede, às comunidades virtuais; enfim, às novas configurações espaciais das propostas artísticas. Configuram-se eixos de ação em espaços coletivos e colaborativos que, muitas vezes, colocam em debate as questões mais gerais da sociedade globalizada.
De um lado, vemos curadores trabalhando a partir de re-inserções no presente, promovendo movimentos antiglobalizantes, muitas vezes de teor sócio - assistencialista. De outro, vemos os artistas voltados a paradigmas do pensamento em arte que resultam em jogos entre o real e o ficcional, gerando estéticas e des-estéticas. Um terceiro aspecto é a emergência de um neo-populismo na arte sob influência direta do multi-culturalismo dos anos 80 e 90.
A decomposição do paradigma social na arte resultou no gigantismo expositivo e em estratégias corporativas na arte como supostas porta-vozes da diferença, que requerem uma reavaliação: não estaria surgindo, então, uma nova subjetividade burguesa que termina por mesclar a arte com interesses do capital privado e das instâncias públicas por meio do assistencialismo?
Paralelamente verifica-se uma modificação crescente na idéia do tempo. Da idéia de duração passamos para uma visão mais instantânea do tempo, imediata, que acompanha, obviamente, a ideologia imposta pelo consumo em tempo real.
Dentro desta aceleração constante, o esquecimento e a amnésia parecem se tornar um lócus privilegiado de discussão. Como falar em memória, em história, em uma sociedade que prega a instantaneidade? Como os artistas vêm potencializando esta discussão? Como pensar a documentação, a pesquisa, a coleção pública e sua conseqüente difusão nas instâncias da formação? Se o arquivo vivo é a fonte para a construção da memória e história da arte, como pensar o museu do futuro? Como pensar a memória do passado recente e do presente acesso à arte, a distribuição de registros e informações, o papel das instituições nos dias de hoje?
Estas entre outras questões semelhantes integram o II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes. Esperamos que as discussões ao redor do tema "Espaço, aceleração e amnésia" possam incentivar o debate e o diálogo construtivo para o sistema das artes na contemporaneidade. Desta forma, o Paço das Artes, em conjunto com os seus parceiros, cumpre com a sua ampla missão, que é mostrar e pensar a arte contemporânea.
Estrutura do Simpósio
O Simpósio acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2007 (na tarde de domingo, e manhãs e tardes de segunda e terça-feira) e terá uma conferência inaugural e quatro mesas de discussão.
- Cada mesa será seguida por uma rodada de debate, em que três debatedores irão propor questões aos conferencistas. Na seqüência, o debate é aberto à participação do público.
- Haverá duas sessões de comunicações - trabalhos inéditos relacionados ao tema do Simpósio, selecionados pela Comissão Científica -, que serão seguidas de debates.
- Todas as mesas terão relatos críticos publicados on-line no Fórum Permanente uma hora após o término da sessão e ainda resumos no prazo de 24 horas.
- Uma plenária de encerramento será realizada com a participação de todos os palestrantes, debatedores, mediadores, relatores e inscritos.
O Simpósio acontecerá no Paço das Artes e será transmitido em tempo real pelo Fórum Permanente (http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br).
Idealização: Paço das Artes
Realização: Paço das Artes - Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Fórum Permanente.
Parceiro: Canal Contemporâneo
Apoio Cultural: Instituto Goethe, British Council, Consulado da França, Cultura Inglesa, Fundação Pro-Helvetia, Consulado da Suíça, Centro Cultural da Espanha em São Paulo - AECI: Agência Espanhola de Cooperação Internacional, Secretaria de Estado da Cultura, UOL, CCE-USP, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (SEC-SP), Instituto Sergio Motta, CPFL(Transmissão TV), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP, Associação ALUMNI.
Pauta coletiva: Angela Santos, Daniela Bousso, Fórum Permanente, Kátia Maciel, André Parente, Carlos Eduardo Uchôa, Priscila Arantes, Juliana Monachesi, Fernando Oliva, Fernanda Albuquerque, Daniela Castro, Patrícia Canetti.
Colaborações: Elida Tessler, Divino Sobral, Márcio Botner, Lucas Bambozzi, Renata Motta.
Comissão Científica de Seleção:
Priscila Arantes e Ana Letícia Fialho (Coordenação), Marcus Bastos, Priscila Farias, Silvia Laurentiz, Lucia de Oliveira, Jens Baumgarten, Carlos Eduardo Uchoa, Martin Grossman.
Coordenação dos relatos: Ana Letícia Fialho
Produção: Angela Santos, Márcia Galliani
Chamada para submissão de trabalhos até 12 de setembro
Divulgação das comunicações selecionadas em 3 de outubro
Obs.: os nomes dos convidados ainda estão em fase de confirmação e consultas. Aguarde a divulgação da programação completa e de todos os integrantes do Simpósio.