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agosto 10, 2007
Curso História das Artes Visuais Contemporâneas, com Luiz Flávio, na Casa do Artista, São Paulo
Curso História das Artes Visuais Contemporâneas, com Luiz Flávio
Inscrições abertas
Casa do Artista - Loja Jardins
Alameda Itu 1012, Jardins, São Paulo - SP
11-3088-4191
Informações: lea@arteminas.com.br
Preço; por módulo: R$ 170; curso completo (4 módulos): 4 parcelas de R$155
O curso apresentará um panorama histórico-crítico do novo regime de produção artística introduzido após a emergência da chamada "contra-cultura" e da Pop Art (segunda metade do século XX). Numa abordagem atualizada e multidisciplinar, a história dos movimentos, obras, artistas e do próprio sistema de arte será apresentada e analisada de forma não necessariamente cronológica, mas por proximidades temáticas e/ou conceituais, sendo problematizada e confrontada com discussões advindas de outros campos do conhecimento (como filosofia, sociologia, teoria literária, semiótica etc.). Objetiva-se focar a complexidade da arte atual como um reflexo da própria realidade contemporânea e, ao mesmo tempo, como um dos instrumentos privilegiados para a sua interpretação.
SOBRE AS AULAS
Todas as aulas serão expositivas, o que não excluirá a participação dos alunos e o debate crítico. Textos, apostilas e bibliografias serão previamente fornecidos, para leituras e discussões. As aulas se pautarão pela transmissão do conteúdo programático, apresentado com o uso de recursos audiovisuais [projetor multimídia, dvds, vídeos etc.], de acordo com o cronograma abaixo.
Programa do curso
Aula inaugural e gratuita:
4 de agosto, sábado: 15-17h30
Apresentação do curso e amostra do conteúdo programático
24 de agosto, sexta-feira, 19h30-22h30
Unidade I - Introdução à Arte Contemporânea:
1.1 Passagem do Modernismo ao Pós-Modernismo: conceituações gerais desses termos e problematização do último
1.2 Mudanças de percurso: a estrada aberta pela beat generation e a contramão da "contra-cultura" americana
1.3 Outsiders: Robert Rauschenberg, Jasper Johns, John Cage, Allan Kaprow, Merce Cunningham e o legado duchampiano
25 de agosto, sábado, 10-13h e 14-17h
Unidade II - Da Pop Art ao Hiperrealismo:
2.1 "This is Tomorrow" : a pop inglesa
2.2 Pop Art e o american way of life: banalização, seriação, celebrização e excesso
2.3 Nouveau Réalisme e a pop na Europa
2.4 Nova Figuração Brasileira: uma "pop política" no contexto ditatorial
2.5 Hiperrealismo ou a morte do real
28 de setembro sexta-feira, 19h30-22h30
Unidade III - Minimalismo, Arte Conceitual e "conceitualismos" - 1960/70
3.1 Minimal Art ou a poética da exclusão ("menos = mais")
3.2 Arte como linguagem ou a idéia de arte
29 de setembro, sábado, 10-13h e 14-17h
(Continuação da unidade anterior):
3.3 Fluxus: ações, happenings e coletividade na arte
3.4 Conceptual Art: "arte depois da filosofia e depois"
3.5 Experimentações: body art, performances, land art, earth art, etc
3.6 Arte Povera, process art e os novos media
26 de outubro sexta-feira, 19h30-22h30
Unidade IV - Pós-Modernismo e re-produção: "arte após o fim da arte"
4.1 O retorno da pintura (Neo-Expressionismo, Transvanguardia, Grafitti etc.)
4.2 "Geração 80": assimilação, hedonismo e alienação no Brasil pós-ditadura
27 de outubro, sábado, 10-13h e 14-17h
(Continuação da unidade anterior):
4.3 A morte da história, do autor e da originalidade: teorias pós-modernas
4.4 Crítica do mercado, anti-esteticismo, arte das minorias e outras questões
4.5 Exaustão: re-produção, re-leitura, citação e palinódia
4.6 A dissolução dos "movimentos" e o "fim da arte"
30 de novembro, sexta-feira, 19h30-22h30
Unidade V - Diversidade e multiplicidade de meios e discursos na arte atual:
5.1 Instalação, in situ, site specific e o campo ampliado da arte contemporânea
5.2 As novas tecnologias e meios virtuais: wireless art, computer e web-art, ambientes imersivos, interatividade e telepresença, arte transgênica, etc
1 de dezembro, sábado, 10-13h e 14-17h
(Continuação da unidade anterior):
5.3 Identidade, alteridade, hibridação: debates contemporâneos
5.4 Globalização e multiculturalismo: arte dos países periféricos x EUA/Europa
5.5 Estudos de casos: a Documenta XII e a 52ª. Bienal de Veneza (2007)
5.6 Conclusões gerais do curso
Luiz Flávio
Artista e professor universitário. Atualmente, leciona História da Arte no curso de pós-graduação "História da Arte" (PUC-Minas) e em cursos livres. Foi também professor de Estética (Filosofia da Arte) em cursos de graduação da Escola Guignard/UEMG (1999-2006) e da PUC-Minas (2005). Fez Bacharelado e Mestrado em Artes Visuais na UFMG, tendo também estudado Filosofia. Realizou diversas viagens à Europa, onde aprimorou sua formação. Vem participando, desde 1997, de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, em espaços como Itaú Cultural São Paulo, MASP, Galeria Thomas Cohn (SP), MAM-Rio, MAM-BA, MAC-PR, MASC (SC), ARCO (Espanha), Centro de Arte Contemporáneo Wifredo Lam (Cuba), Bucksbaum Center for the Arts (Estados Unidos), dentre outros.