Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

agosto 2, 2007

Oficinas de arte - 2º semestre - E.D.E.Nº343, São Paulo

Oficinas de arte - 2º semestre
A Ilustração de Livros; Arte Contemporânea: Conservação e Prevenção; Discussões sobre curadoria e montagem de exposições; Grupos de acompanhamento de processos artísticos; Jornalismo cultural: percepção e proposição; O curso do texto - Da escrita cotidiana à criação literária; Teoria da Arte: Moderno & Contemporâneo

Inscrições abertas

Espaço de Experimentação Nº 343 - E.D.E.Nº343
Rua Mario Amaral, 343, Paraíso, São Paulo - SP
11-3885-0440 ou eden343@uol.com.br
www.eden343.com.br
Coordenação: Tania Rivitti e Juliana Monachesi

Oficinas de arte - 2º semestre: Programas

Jornalismo cultural: percepção e proposição
Angélica de Moraes - jornalista e curadora

Em diálogo estreito com os participantes do curso, serão abordadas questões teóricas e práticas fundamentais para o exercício do jornalismo cultural, tanto no dia-a-dia das redações quanto na atividade do colaborador, seja em coberturas nacionais ou internacionais. Cada aula terá leitura e análise de textos de jornalistas brasileiros e estrangeiros, em paralelo à produção e análise, pelos alunos, de vários gêneros de texto como a reportagem, redação de notícia, crítica, entre outros.

Início: 8 de agosto
Duração: 2 meses
Horário: quartas, 20-22h
Público: jornalistas e interessados em comunicação
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 200/ mês


Angélica de Moraes - repórter cultural e crítica de artes visuais, é formada em Jornalismo pela PUC-RS (Porto Alegre) e mestranda em Comunicação pela PUC-SP. Radicada em São Paulo desde 1986, trabalhou para o jornal O Estado de S. Paulo por quase uma década, realizando muitas coberturas de mostras internacionais (Kassel, Veneza, Tóquio, Madri, Nova York, Washington). Organizou exposições individuais e coletivas para o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Pinacoteca do Estado (SP), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Paço Imperial (Rio), Paço das Artes (SP) e Santander Cultural (Porto Alegre), entre outros. Foi curadora-coordenadora do primeiro Rumos Visuais Itaú Cultural (1999-2000). Organizou e fez textos para o livro "Regina Silveira: Cartografias da Sombra" (Edusp, 1996). Atualmente colabora na revista mensal de cultura Bravo!, prepara exposição individual do pintor Thomaz Ianelli para a Pinacoteca do Estado (setembrode 2007) e escreve livro sobre o artista multimeios Alex Flemming para a editora Cosac&Naify. Escreveu blog sobre a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel (2007) para o site da revista Bravo.


A Ilustração de Livros
Odilon Moraes - ilustrador

O curso aborda a ilustração de livros em aulas teóricas e práticas, partindo de uma introdução à ilustração e sua história, o processo de escrita da imagem e um panorama da ilustração no Brasil. Durante o curso, os alunos desenvolvem trabalhos de criação de imagens e de produção de imagem e texto com supervisão do professor, que serão apresentados e discutidos em sala de aula.

Início: 9 de agosto
Duração: 2 meses
Dias: quintas, 15-17h30
Público: ilustradores, designers, professores ou interessados em história da ilustração de livros e no processo de criação e discussão do trabalho de ilustrar.
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 200

Odilon Moraes recebeu o prêmio Jabuti de Ilustração, em 1993, pelo livro "A Saga de Siegfried" (Companhia das Letras) e, em 2002, o Prêmio Ofélia Fontes de Melhor Livro e Melhor Ilustração para Crianças com "A Princesinha Medrosa" (Companhia das Letras), sua publicação de estréia como escritor. Em 2005, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo pelo seu trabalho de ilustração em revistas e, pela segunda vez, o Prêmio Ofélia Fontes com "Pedro e Lua" (Cosac & Naify).


Teoria da Arte: Moderno & Contemporâneo
José Bento Ferreira - filósofo

O curso promove reflexões sobre arte moderna e contemporânea a partir da visão de diversos autores. São quatro aulas expositivas temáticas: Roger Fry e Clemment Greenberg: uma visão formalista da arte moderna; Lyotard e a "estética do sublime"; Filosofia e arte segundo Danto; e Gran finale: a idéia de "fim" da História da Arte.

Início: 9 de agosto
Duração: 1 mês
Dias: quintas, 20-22h
Público: artistas e estudantes de artes
Vagas: 10
Preço: R$ 200

José Bento Ferreira é formado em Filosofia pela USP, professor de filosofia do Centro Universitário SENAC, autor de textos críticos sobre arte contemporânea para revistas e catálogos de exposições, sobretudo O Trabalho do Olhar, publicado no livro "Raquel Arnaud - o olhar contemporâneo" e Através dos Tempos, no livro "Paulo Pasta".


Grupos de acompanhamento de processos artísticos
Guy Amado e Juliana Monachesi - críticos de arte

Os críticos de arte Guy Amado e Juliana Monachesi coordenam e orientam grupos de artistas em encontros semanais para discussão de trabalhos e questões que permeiam o ideário da produção contemporânea. O foco é o acompanhamento sistemático dos desdobramentos da produção dos artistas participantes - estejam eles em início de trajetória ou já com uma linguagem estabelecida -, com orientação e debate em grupo. Também são propostos exercícios periódicos, a serem trabalhados individualmente, bem como visitas comentadas a exposições e indicação de textos de apoio. A dinâmica procura se desenvolver de modo intensivo e intimista, procurando localizar questões e estabelecer afinidades e contrapontos a partir da poética de cada participante.

O formato surge de uma lacuna que se identifica em iniciativas, cada vez mais presentes nos últimos anos, como a formação de coletivos de artistas e grupos de auto-gestão que buscam espaços de exposição e difusão para seus trabalhos, bem como a partir de grupos de estudos formados por artistas e outras pessoas do meio de arte.

Início: 13 e 15 de setembro, segunda-feira e sábado
Dias: segundas, 17-20h para grupos independentes; e sábados, 10-13h
Público: artistas e interessados em arte
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 300


Discussões sobre curadoria e montagem de exposições
Rejane Cintrão - curadora-executiva e produtora

Série de quatro encontros em que a curadora-executiva e produtora Rejane Cintrão discute as diferentes etapas que envolvem uma curadoria, desde a sua concepção, a questão do espaço onde ela é apresentada até questões práticas de organização, acompanhamento e montagem de exposições. Durante o curso, os alunos são instados a desenvolver um projeto de curadoria analisar utilizando-se do instrumental apresentado durante o curso e analisar as, montagens, iluminação e catálogos de diferentes mostras previamente visitadas.

Início: 13 de agosto
Duração: 1 mês
Dias: segundas, 20-22h (dias 13, 20, 27 de agosto e 3 de setembro)
Público: artistas, curadores e interessados em artes
Vagas: 10
Preço: R$ 200

Rejane Cintrão trabalha na área cultural há mais de 20 anos. Foi curadora-executiva do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP de 1993 a 2005 e também reponsável pela organização das exposições temporárias no MAC-USP de 1984 a 1991. Participou do Grupo de Estudos de Curadoria do MAM SP e foi curadora, das exposições "Fotografia não Fotografia" (apresentada no Museo de las Artes de Guadalajara, México, durante a mostra América Foto Latina, em 2000 e no MAM SP, em 2001), "Figuras Quase Figuras" e "Arte Concreta Paulista - Grupo Ruptura" (apresentada no Centro Maria Antonia, São Paulo, em 2002), entre outras. Atualmente coordena a Expomus Contemporânea, um dos núcleos da Expomus, produtora cultural especializada em museologia, e realização de exposições.


O curso do texto - Da escrita cotidiana à criação literária
Bruno Zeni - jornalista e escritor

A oficina de escrita dirigida pelo escritor Bruno Zeni, realizada em oito encontros, propõe aos participantes leituras, discussões e atividades de criação literária. Parte da análise de gêneros textuais cotidianos que estão na fronteira da escrita artística, como a carta, o diário, o relato de viagem, a reportagem e o bilhete, para alcançar gêneros literários como a crônica, a poesia e a narrativa. A partir da leitura de grandes autores (brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos) e de atividades práticas, a oficina pretende ser um laboratório de exprimentação literária.

Início: 29 de agosto
Duração: 2 meses
Dias: quartas, 15-17h
Público: interessados por escrita e literatura
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 200

Bruno Zeni é jornalista, escritor e mestre em teoria literária pela USP. Trabalhou em veículos jornalísticos como o jornal "Folha de S. Paulo" e as revistas "CULT" e "Mente&Cérebro". Começou sua atividade literária na revista "Azougue". É autor do livro O fluxo silencioso das máquinas (Ateliê Editorial). Desde 2002, dá oficinas de criação literária em instituições como MAM-SP, Centro Cultural São Paulo e Oficinas Culturais Oswald de Andrade. Atualmente, colabora com empresas da área editorial e jornalística. É professor de Jornalismo da Facamp (Faculdades de Campinas), onde leciona Teoria do Jornalismo. Recentemente, participou da primeira comissão julgadora do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e teve seu romance Corpo-a-corpo com o concreto (em elaboração) selecionado no programa cultural da Petrobras.


Arte Contemporânea: Conservação e Prevenção
Magali Melleu Sehn - conservadora e restauradora

O ciclo de palestras pretende introduzir algumas questões relacionadas à preservação da arte moderna e contemporânea, abordando a problemática dos materiais que compõem a produção artística contemporânea. O objetivo é apresentar principais fatores de risco e métodos de prevenção tais como: condições de exibição, manuseio, transporte, armazenamento e condições ambientais.

Início: 14 de setembro
Duração: 1 mês
Dias: sextas-feiras, dias 14, 21, 28 de setembro e 5 de outubro, 19-21h
Público: profissionais que trabalham com acervos de arte
Preço: R$ 200
Vagas: 10

Magali Melleu Sehn é bacharel em pintura pela UFPEL-RS com especialização em Conservação e Restauração em Bens Móveis pelo CECOR (UFMG-BH). Possui especialização em Conservação de Arte Contemporânea pelo Museo Reina Sofia, Madrid, Mestrado (ECA-USP) 1999-2002. É doutoranda pela ECA-USP. Desenvolveu atividades como conservadora e restauradora no Museu de Arte Contemporânea da USP (1989 -2001). Atualmente é conservadora / restauradora privada e professora da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo.

Posted by João Domingues at 12:19 PM