|
agosto 2, 2007
Oficinas de arte - 2º semestre - E.D.E.Nº343, São Paulo
Oficinas de arte - 2º semestre
A Ilustração de Livros; Arte Contemporânea: Conservação e Prevenção; Discussões sobre curadoria e montagem de exposições; Grupos de acompanhamento de processos artísticos; Jornalismo cultural: percepção e proposição; O curso do texto - Da escrita cotidiana à criação literária; Teoria da Arte: Moderno & Contemporâneo
Inscrições abertas
Espaço de Experimentação Nº 343 - E.D.E.Nº343
Rua Mario Amaral, 343, Paraíso, São Paulo - SP
11-3885-0440 ou eden343@uol.com.br
www.eden343.com.br
Coordenação: Tania Rivitti e Juliana Monachesi
Oficinas de arte - 2º semestre: Programas
Jornalismo cultural: percepção e proposição
Angélica de Moraes - jornalista e curadora
Em diálogo estreito com os participantes do curso, serão abordadas questões teóricas e práticas fundamentais para o exercício do jornalismo cultural, tanto no dia-a-dia das redações quanto na atividade do colaborador, seja em coberturas nacionais ou internacionais. Cada aula terá leitura e análise de textos de jornalistas brasileiros e estrangeiros, em paralelo à produção e análise, pelos alunos, de vários gêneros de texto como a reportagem, redação de notícia, crítica, entre outros.
Início: 8 de agosto
Duração: 2 meses
Horário: quartas, 20-22h
Público: jornalistas e interessados em comunicação
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 200/ mês
Angélica de Moraes - repórter cultural e crítica de artes visuais, é formada em Jornalismo pela PUC-RS (Porto Alegre) e mestranda em Comunicação pela PUC-SP. Radicada em São Paulo desde 1986, trabalhou para o jornal O Estado de S. Paulo por quase uma década, realizando muitas coberturas de mostras internacionais (Kassel, Veneza, Tóquio, Madri, Nova York, Washington). Organizou exposições individuais e coletivas para o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Pinacoteca do Estado (SP), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Paço Imperial (Rio), Paço das Artes (SP) e Santander Cultural (Porto Alegre), entre outros. Foi curadora-coordenadora do primeiro Rumos Visuais Itaú Cultural (1999-2000). Organizou e fez textos para o livro "Regina Silveira: Cartografias da Sombra" (Edusp, 1996). Atualmente colabora na revista mensal de cultura Bravo!, prepara exposição individual do pintor Thomaz Ianelli para a Pinacoteca do Estado (setembrode 2007) e escreve livro sobre o artista multimeios Alex Flemming para a editora Cosac&Naify. Escreveu blog sobre a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel (2007) para o site da revista Bravo.
A Ilustração de Livros
Odilon Moraes - ilustrador
O curso aborda a ilustração de livros em aulas teóricas e práticas, partindo de uma introdução à ilustração e sua história, o processo de escrita da imagem e um panorama da ilustração no Brasil. Durante o curso, os alunos desenvolvem trabalhos de criação de imagens e de produção de imagem e texto com supervisão do professor, que serão apresentados e discutidos em sala de aula.
Início: 9 de agosto
Duração: 2 meses
Dias: quintas, 15-17h30
Público: ilustradores, designers, professores ou interessados em história da ilustração de livros e no processo de criação e discussão do trabalho de ilustrar.
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 200
Odilon Moraes recebeu o prêmio Jabuti de Ilustração, em 1993, pelo livro "A Saga de Siegfried" (Companhia das Letras) e, em 2002, o Prêmio Ofélia Fontes de Melhor Livro e Melhor Ilustração para Crianças com "A Princesinha Medrosa" (Companhia das Letras), sua publicação de estréia como escritor. Em 2005, recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo pelo seu trabalho de ilustração em revistas e, pela segunda vez, o Prêmio Ofélia Fontes com "Pedro e Lua" (Cosac & Naify).
Teoria da Arte: Moderno & Contemporâneo
José Bento Ferreira - filósofo
O curso promove reflexões sobre arte moderna e contemporânea a partir da visão de diversos autores. São quatro aulas expositivas temáticas: Roger Fry e Clemment Greenberg: uma visão formalista da arte moderna; Lyotard e a "estética do sublime"; Filosofia e arte segundo Danto; e Gran finale: a idéia de "fim" da História da Arte.
Início: 9 de agosto
Duração: 1 mês
Dias: quintas, 20-22h
Público: artistas e estudantes de artes
Vagas: 10
Preço: R$ 200
José Bento Ferreira é formado em Filosofia pela USP, professor de filosofia do Centro Universitário SENAC, autor de textos críticos sobre arte contemporânea para revistas e catálogos de exposições, sobretudo O Trabalho do Olhar, publicado no livro "Raquel Arnaud - o olhar contemporâneo" e Através dos Tempos, no livro "Paulo Pasta".
Grupos de acompanhamento de processos artísticos
Guy Amado e Juliana Monachesi - críticos de arte
Os críticos de arte Guy Amado e Juliana Monachesi coordenam e orientam grupos de artistas em encontros semanais para discussão de trabalhos e questões que permeiam o ideário da produção contemporânea. O foco é o acompanhamento sistemático dos desdobramentos da produção dos artistas participantes - estejam eles em início de trajetória ou já com uma linguagem estabelecida -, com orientação e debate em grupo. Também são propostos exercícios periódicos, a serem trabalhados individualmente, bem como visitas comentadas a exposições e indicação de textos de apoio. A dinâmica procura se desenvolver de modo intensivo e intimista, procurando localizar questões e estabelecer afinidades e contrapontos a partir da poética de cada participante.
O formato surge de uma lacuna que se identifica em iniciativas, cada vez mais presentes nos últimos anos, como a formação de coletivos de artistas e grupos de auto-gestão que buscam espaços de exposição e difusão para seus trabalhos, bem como a partir de grupos de estudos formados por artistas e outras pessoas do meio de arte.
Início: 13 e 15 de setembro, segunda-feira e sábado
Dias: segundas, 17-20h para grupos independentes; e sábados, 10-13h
Público: artistas e interessados em arte
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 300
Discussões sobre curadoria e montagem de exposições
Rejane Cintrão - curadora-executiva e produtora
Série de quatro encontros em que a curadora-executiva e produtora Rejane Cintrão discute as diferentes etapas que envolvem uma curadoria, desde a sua concepção, a questão do espaço onde ela é apresentada até questões práticas de organização, acompanhamento e montagem de exposições. Durante o curso, os alunos são instados a desenvolver um projeto de curadoria analisar utilizando-se do instrumental apresentado durante o curso e analisar as, montagens, iluminação e catálogos de diferentes mostras previamente visitadas.
Início: 13 de agosto
Duração: 1 mês
Dias: segundas, 20-22h (dias 13, 20, 27 de agosto e 3 de setembro)
Público: artistas, curadores e interessados em artes
Vagas: 10
Preço: R$ 200
Rejane Cintrão trabalha na área cultural há mais de 20 anos. Foi curadora-executiva do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP de 1993 a 2005 e também reponsável pela organização das exposições temporárias no MAC-USP de 1984 a 1991. Participou do Grupo de Estudos de Curadoria do MAM SP e foi curadora, das exposições "Fotografia não Fotografia" (apresentada no Museo de las Artes de Guadalajara, México, durante a mostra América Foto Latina, em 2000 e no MAM SP, em 2001), "Figuras Quase Figuras" e "Arte Concreta Paulista - Grupo Ruptura" (apresentada no Centro Maria Antonia, São Paulo, em 2002), entre outras. Atualmente coordena a Expomus Contemporânea, um dos núcleos da Expomus, produtora cultural especializada em museologia, e realização de exposições.
O curso do texto - Da escrita cotidiana à criação literária
Bruno Zeni - jornalista e escritor
A oficina de escrita dirigida pelo escritor Bruno Zeni, realizada em oito encontros, propõe aos participantes leituras, discussões e atividades de criação literária. Parte da análise de gêneros textuais cotidianos que estão na fronteira da escrita artística, como a carta, o diário, o relato de viagem, a reportagem e o bilhete, para alcançar gêneros literários como a crônica, a poesia e a narrativa. A partir da leitura de grandes autores (brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos) e de atividades práticas, a oficina pretende ser um laboratório de exprimentação literária.
Início: 29 de agosto
Duração: 2 meses
Dias: quartas, 15-17h
Público: interessados por escrita e literatura
Vagas: 10
Mensalidade: R$ 200
Bruno Zeni é jornalista, escritor e mestre em teoria literária pela USP. Trabalhou em veículos jornalísticos como o jornal "Folha de S. Paulo" e as revistas "CULT" e "Mente&Cérebro". Começou sua atividade literária na revista "Azougue". É autor do livro O fluxo silencioso das máquinas (Ateliê Editorial). Desde 2002, dá oficinas de criação literária em instituições como MAM-SP, Centro Cultural São Paulo e Oficinas Culturais Oswald de Andrade. Atualmente, colabora com empresas da área editorial e jornalística. É professor de Jornalismo da Facamp (Faculdades de Campinas), onde leciona Teoria do Jornalismo. Recentemente, participou da primeira comissão julgadora do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e teve seu romance Corpo-a-corpo com o concreto (em elaboração) selecionado no programa cultural da Petrobras.
Arte Contemporânea: Conservação e Prevenção
Magali Melleu Sehn - conservadora e restauradora
O ciclo de palestras pretende introduzir algumas questões relacionadas à preservação da arte moderna e contemporânea, abordando a problemática dos materiais que compõem a produção artística contemporânea. O objetivo é apresentar principais fatores de risco e métodos de prevenção tais como: condições de exibição, manuseio, transporte, armazenamento e condições ambientais.
Início: 14 de setembro
Duração: 1 mês
Dias: sextas-feiras, dias 14, 21, 28 de setembro e 5 de outubro, 19-21h
Público: profissionais que trabalham com acervos de arte
Preço: R$ 200
Vagas: 10
Magali Melleu Sehn é bacharel em pintura pela UFPEL-RS com especialização em Conservação e Restauração em Bens Móveis pelo CECOR (UFMG-BH). Possui especialização em Conservação de Arte Contemporânea pelo Museo Reina Sofia, Madrid, Mestrado (ECA-USP) 1999-2002. É doutoranda pela ECA-USP. Desenvolveu atividades como conservadora e restauradora no Museu de Arte Contemporânea da USP (1989 -2001). Atualmente é conservadora / restauradora privada e professora da Faculdade Santa Marcelina em São Paulo.