|
julho 30, 2007
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade no Paço das Artes - chamada para submissão de artigos
IIº Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade
Chamada para submissão de artigos
Inscrições até 12 de setembro de 2007
O IIº Simpósio Internacional de Arte Contemporânea acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2007, no Paço das Artes, São Paulo
Envio de trabalhos para comunicacoes2simposio@gmail.com
Informações on line no Fórum Permanente e pelo infosimposio@gmail.com
Realização: Paço da Artes e Fórum Permanente, em parceria com o Canal Contemporâneo
Apresentação do IIº Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
Informações sobre o evento e como enviar os artigos
Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade
IIº Simpósio Internacional de Arte Contemporânea
28, 29 e 30 de outubro de 2007, Paço das Artes, São Paulo
Em 2005 o Paço das Artes realizou o I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea. Reunindo conferencistas internacionais, nomes importantes da cena artística nacional e centralizando as discussões ao redor do tema "Padrões aos Pedaços", o I Simpósio congregou críticos, teóricos, curadores e demais agentes do sistema da arte. Procurando dar continuidade ao debate acerca da arte contemporânea, o Paço das Artes realiza nos dias 28, 29 e 30 de outubro deste ano o II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea - Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamente na contemporaneidade.
Pensando no sistema da arte, composto pela equação produção artística, crítica e curadoria, instituições, mercado e mídia, uma questão coloca-se de saída: como vive esse sistema frente a uma situação universal em trânsito, que vê alterada a sua tradicional noção de espaço e experimenta, portanto, uma situação existencial que é feita consecutivamente de aceleração e amnésia?
Na arte a configuração destas novas espacializações corresponde à prática dos deslocamentos, às desterritorializações, ao ativismo em rede, às comunidades virtuais; enfim, às novas configurações espaciais das propostas artísticas. Configuram-se eixos de ação em espaços coletivos e colaborativos que, muitas vezes, colocam em debate as questões mais gerais da sociedade globalizada.
De um lado, vemos curadores trabalhando a partir de re-inserções no presente, promovendo movimentos antiglobalizantes, muitas vezes de teor sócio - assistencialista. De outro, vemos os artistas voltados a paradigmas do pensamento em arte que resultam em jogos entre o real e o ficcional, gerando estéticas e des-estéticas. Um terceiro aspecto é a emergência de um neo-populismo na arte sob influência direta do multi-culturalismo dos anos 80 e 90.
A decomposição do paradigma social na arte resultou no gigantismo expositivo e em estratégias corporativas na arte como supostas porta-vozes da diferença, que requerem uma reavaliação: não estaria surgindo, então, uma nova subjetividade burguesa que termina por mesclar a arte com interesses do capital privado e das instâncias públicas por meio do assistencialismo?
Paralelamente verifica-se uma modificação crescente na idéia do tempo. Da idéia de duração passamos para uma visão mais instantânea do tempo, imediata, que acompanha, obviamente, a ideologia imposta pelo consumo em tempo real. Dentro desta aceleração constante o esquecimento e a amnésia parecem se tornar um lócus privilegiado de discussão. Como falar em memória, em história, em uma sociedade que prega a instantaneidade? Como os artistas vêm potencializando esta discussão?
Como pensar a documentação, a pesquisa, a coleção pública e sua conseqüente difusão nas instâncias da formação ? Se o arquivo vivo é a fonte para a construção da memória e história da arte, como pensar o museu do futuro? Como pensar a memória do passado recente e do presente acesso à arte, a distribuição de registros e informações, o papel das instituições nos dias de hoje?
Estas entre outras questões semelhantes integram o II Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes. Esperamos que as discussões ao redor do tema "Espaço, aceleração e amnésia" possam incentivar o debate e o diálogo construtivo para o sistema das artes na contemporaneidade. Desta forma, o Paço das Artes, em conjunto com os seus parceiros, cumpre com a sua ampla missão que é: mostrar e pensar a arte contemporânea.
Sobre o evento e como enviar os artigos
O Simpósio Espaço, aceleração e amnésia: arte e pensamento na contemporaneidade reunirá em outubro conferencistas internacionais e os mais destacados pensadores da arte atuantes no Brasil.
Buscando revelar reflexões originais sobre a arte contemporânea e incentivando a participação no simpósio das novas gerações de estudiosos da arte, o Paço das Artes convida críticos, pesquisadores, artistas e estudantes a enviarem artigos para a sessão de comunicações. Serão selecionados trabalhos inéditos que discutam o estado da arte contemporânea ao refletirem sobre:
-arte, rede e espaços de colaboração
- ativismo em rede, coletivos, independentes
-constituição de novos espaços e o mercado de arte
- as instituições e a arte contemporânea
-políticas culturais e o cenário da arte contemporânea
- arte, mídia e comunicação
- arte e política,
- o social na arte
-arte e globalização
-o lugar e a função da crítica de arte e da curadoria hoje
- memória, história da arte e arquivos
- coleções de arte e museus
- ou outras reflexões instigantes que sinalizem uma resposta à questão:
como vive o sistema de arte frente a uma situação universal em trânsito, que vê alterada a sua tradicional noção de espaço e experimenta, portanto, uma situação existencial que é feita consecutivamente de aceleração e amnésia?
Cada comunicação durará 20 minutos e deverá referir-se a um texto de aproximadamente 1500 palavras (cerca de seis páginas em Times New Roman, 12pt, com espaçamento duplo entre as linhas).
A seleção de trabalhos será baseada na íntegra do texto, que deve ser enviado em formato .doc, .pdf ou .rtf, acompanhado de breve currículo do autor e resumo do trabalho em português e inglês (abstract), para comunicacoes2simposio@gmail.com
Critérios para seleção de comunicações
A Comissão Científica seguirá os seguintes critérios na seleção dos 8 artigos a serem apresentados na sessão "Comunicações" do Simpósio:
1. Tema: adequação ao enquadramento temático fornecido pelo Simpósio.
2. Recorte conceitual e/ou empírico consistente
3. Interesse dos objetivos propostos
4. Fundamentação teórica/histórica
5. Proposições inovadoras, que contribuam para avançar a reflexão/análise
6. Desenvolvimento das idéias/estruturação do texto
7. Exploração do tema numa perspectiva singular/poética (forma & conteúdo)
8. O texto apresentado deve ser inédito
OBS.: a comissão científica é soberana nas suas decisões.
Cronograma de Submissão
Data máxima para submissão de textos: 12/09/2007
Divulgação da seleção de textos: 03/10/2007
Datas das apresentações no simpósio: dias 29 e 30/10/2007
Local: Paço das Artes, Cidade Universitária, São Paulo
Comissão Científica de Seleção
Ana Letícia Fialho e Priscila Arantes (Coordenação)
Carlos Eduardo Uchôa
Jens Baumgarten
Lucia de Oliveira
Marcus Bastos
Martin Grossman
Priscila Farias
Silvia Laurentiz
Contato
infosimposio@gmail.com
OBS.: A programação geral do simpósio, incluindo os nomes dos conferencistas e apoios culturais, será anunciada em breve após as confirmações dos palestrantes internacionais.