|
julho 12, 2007
Semana documenta 12 magazines Kassel, 16-22 julho 2007: Paper and Pixel
Semana documenta 12 magazines - Kassel, 16-22 julho 2007: Paper and Pixel
Organizado por Alessandro Ludovico and Nat Muller, em colaboração com LabforCulture.org
O Canal Contemporâneo participa desta Semana documenta 12 magazines mostrando um audiovisual, que será montado na Mesa dos Magazines da Semana no documenta Halle, participando dos vários encontros e discussões e apresentando uma palestra no debate do dia 19 de julho. Veja na programação abaixo.
Conheça melhor o projeto e a participação do Canal Contemporâneo no documenta 12 magazines
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 16 de julho
20h
Encontro no documenta Halle
Terça-feira, 17 de julho
9-12h30
Montagem da Mesa dos Magazines da Semana no documenta Halle
13-14h30
Lunch Lecture no documenta Halle
Como Sobreviver à Indústria do Papel
Participantes: Simon Worthington (Mute, London), Alessandro Ludovico (Neural, Bari)
Moderador: Nat Muller (Rotterdam)
Desde que a tinta se tornou toner e pixel, o papel impresso tem se esforçado para sobreviver como meio. Ainda assim, teimosos editores independentes estão produzindo as mais perigosas espécies de produtos de papel: a revista independente. Reinventando conteúdos, estratégias técnicas e econômicas, estas revistas comprovam qualidades distintas de publicações impressas, tais como o periodicidade, o toque do papel e o cheiro da cópia. Entretanto, é precisamente o amor pela velocidade dos elétrons e a compreensão dos potenciais dos meios trabalhados em rede, que inspiraram as táticas culturaia destas revistas; da impressão sob demanda, edição colaborativa, compartilhamento de conteúdo e conhecimento, surfar e sofrer as novas demandas econômicas.
16-17h30
Projeção e Discussão no Kabinett 1
Ibon Aranberri em diálogo com Pablo Lafuente (London)
Quarta-feira, 18 de julho
16h
Visita guiada com mediadores da equipe de arte educação da documenta 12 (encontro na Mesa dos Magazines da Semana)
Quinta-feira, 19 de julho
10h30-12h
A Arte de Blogar no Kabinett 2
Palestra de Régine Debatty (We-make-money-not-art.com, Berlin).
A arte de blogar. Como blogar é uma arte e como a fazer bem sucedida. A rainha da arte midiática blogueira Regine Debatty fala sobre blogs, o rei da arte dos novos meios. Intitulado ironicamente, "nós fazemos dinheiro não arte", sendo um caso original no mundo de publicação de arte digital bem sucedida, competente, engajada e puramente digital.
13-14h30
Lunch Lecture no documenta Halle
Estética Processual, Edição Processual: Trabalho em Rede
Participantes: Miren Eraso (Zehar, San Sebastian), Christina MCPhee (-empyre-, Sydney), Patricia Canetti (Canal Contemporâneo, São Paulo/Rio de Janeiro)
Moderador: Alessandro Ludovico (Neural, Bari)
O trabalho em rede Cultural foi incorporado de diferentes formas através das várias redes de editores independentes. Nós focalizaremos a estética e as práticas do trabalho em rede, edição e publicação colaborativas e como isso se relaciona com o que foi chamado "estética processual", a saber uma estética que reconhece o material e as dimensões da cultura de rede. Estratégias de conexões, compartilhamento, melhorias conjuntas, encontrando-se em objetivos compartilhados e terminam colaborações para começar outras novas como zonas autônomas temporárias de produção e desenvolvimento. Assim sendo, como os editores trabalham realmente na rede, e qual é o locus do pixel e qual é o locus do papel?
Sábado, 21 de julho
13-14h30
Lunch Lecture no documenta Halle
Publishing the Public: Contextualising Locality
Participantes: Jaime Iregui (Esfera Pública, Bogotá), Fran Ilich (Sab0t, Mexico City), José-Carlos Mariátegui (Lima/London), Nebojsa Vilic (Concrete Reflection, Skopje)
Moderador: Nat Muller (Rotterdam)
Em uma época em que a esfera pública está encolhendo e "coisas públicas" se embaralham com "coisas priva(tizadas), nós gostaríamos de abordar a escrita e publicação como um ato público. Como curar, nós gostaríamos de ver o publicar como um esforço para tornar isto público e ao serviço de vários públicos. O que é público naturalmente é formado e moldado por contextos específicos. Em uma era global nós insistimos em perguntar como podemos trabalhar de uma localidade particular e ir além do padrão (e agora tedioso) discursso "local vs global", mas nos encaminhar a um outro (contudo desconhecido) destino.
Documenta Halle
Du-Ry-Street 1
34117 Kassel, Alemanha
(Friedrichsplatz, ao lado do Kassel Theatre)
Tram 1, 2 ou 3, parada Friedrichsplatz