|
julho 11, 2007
Curso O Processo Criativo - 2007/2, com Charles Watson no Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso O Processo Criativo - 2007/2
Charles Watson - Professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Palestrantes convidados:
Agnaldo Farias - Professor da USP, curador do Instituto Tomie Ohtake SP
Lia Rodrigues - Coreógrafa
Eduardo Costa - Artista Plástico
Luiz Alberto Oliveira - Pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisa Física - CBPF; Fernando Cocchiarale - Curador do MAM-RJ, professor da PUC-RJ
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
Inscrições: 21-2538-1879 / 1091
Informações: 21-2553-3748 / 9224 ou wats352@attglobal.net
Horário: segundas e quartas, 19h30-21h30
O Processo Criativo - 2007/2: 6 de agosto a 5 de dezembro de 2007
O Processo Criativo
Desde 2004 recomendado pelo University of the Arts London e suas escolas de arte afiliadas - Camberwell College of Arts, Central St. Martins College of Art and Design, Chelsea School of Art and Design, The London College of Fashion, The London College of Communications - como um curso de preparação para bacharelado / mestrado em arte.
De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Para isso contamos com a contribuição de profissionais de diferentes áreas como inteligência artificial, cosmologia, física, dança e arte. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
O Workshop é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal.
Programação
O curso vai partir da análise dos seguintes tópicos:
1ª Parte:
Considerações Gerais:
Definições da Criatividade na história
Relação de Criatividade com Limites
Processos Perceptuais:
Modelo do Universo / Fisiologia da percepção (Gregory / Dawkins)
Classificação & Estereotipagem: (Vendo o que espera ver ou Quando só lhe resta um martelo, tudo parece com prego.)
Dificuldade em Isolamento do Problema
Limitando a área do problema
Olhar do outro / o passo para trás / o segundo olhar
Saturação: 1 & 2:
- Saturação 1 (como problema)
- Saturação 2 (como solução) (Tehching Hsieh, Jan Fabre, Opalka, Long, sisyphus o herói existencial)
Estímulos sensoriais alternativos
- Einstein e imagens musculares e visuais / Nicolas
- Nicolas Tesla & visualização
Processos Emocionais:
Gene inútil (a analogia evolutiva) (Csikszentmihaly / Dawkins) / Sistemas não lineares (Luiz Alberto Oliveira)
Motivação (Intrínseca / extrínseca, a cenoura ou o chicote)
- Motivação Extrínseca:
- Motivação Intrínseca:
Flow (Fluxo) / Autotelismo (Csikszentmihaly)
A engenharia do erro
Julgamento / avaliação prévia
A importância de não ter nada a perder
Ansiedade (dificuldade em gestação)
Convicão vs. Compulsão
Persistência
A habilidade em mudar de objetivo
Culturais / Ambientais:
Tabu
Humor / o encontro de duas matrizes mutuamente exclusívas (Arthur Koestler)
Multiplas inteligências (Howard Gardner):
inteligência linguística
inteligência musical
inteligência / lógica-matemática
inteligência espacial
inteligência corporal / cinestético
inteligências pessoais (inteligência intrapessoal / inteligência Interpessoal)
Meio propício
Fantasia vs. realidade
Razão vs. intuição / polo subjetivo, polo objetivo
Tradição vs. mudança
Transfiguração do Lugar Comum:
Michel Groissman
Lia Rodrigues
Oldenburg
Man Ray
Arthur Danto
Castanêda
2ª Parte:
Estratégias:
Geração de Alternativas
Fragmentação / deconstrução
Re-estruturamento
Criando obstáculos para digestão
Infraestrutura tácita (David Bohm)
Pontuando o mundo / Observação precisa / Pedágio de Pensamentos
Inversão
Estímulo aleatório
Analogia
Visualização
- Imaginação
- Desenho: (como meio de pensar)
- Manipulação
Linguagem Adequada
Necessidade de um problema / o problema como limite / o problema como forma
Brainstorming
Gostaria de saber se essse curso pode ser feito à distância.
Posted by: Larry Barbosa at maio 13, 2009 12:31 PMacho que não... mas este curso ocorre em várias cidades. Veja nos posts mais recentes deste blog ou entre em contato com o prof. Charles Watson: 21-2553-3748 ou wats352@attglobal.net
Posted by: Patricia Canetti at maio 14, 2009 9:03 AM