|
julho 11, 2007
Oficinas Dança em Foco, no Espaço SESC, Rio de Janeiro
Oficinas 5ª edição do Festival Internacional Dança em Foco
Inscrições abertas
Espaço SESC
Rua Domingos Ferreira 160 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Procedimentos de pré-seleção: enviar currículo para curriculos@dancaemfoco.com.br
Informações: 21-2265-1793 / 3816-0939
www.dancaemfoco.com.br
Vagas: 20 por atividade
Criação e produção: Leonel Brum, Paulo Caldas, Regina Levy e Eduardo Bonito
5ª edição do Festival Internacional Dança em Foco: 14 de agosto a 2 de setembro de 2007
Oficinas Dança em Foco
Carga horária: 5 aulas de 3 horas de duração (total: 15 horas)
1. Alexandre Veras e Andréa Bardawil (Ceará) - "Entre o vídeo e a dança"
20 a 24 de agosto, 14-17h
O curso pretende trabalhar a relação entre o vídeo e a dança como uma zona indefinida de pesquisa, onde o que se configura como resultado surge de como uma linguagem faz problema para a outra. Para configurar esse espaço, partimos de quatro eixos: a relação do cinema com o movimento, as mudanças na concepção coreográfica no século XX, algumas perspectivas filosóficas sobre espaço/tempo/movimento e a interface com outras linguagens através da performance e da videoarte.
Alexandre Veras: diretor do Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção onde coordena o núcleo de vídeo e o projeto NoAr, de formação em vídeo com adolescentes. É professor da Escola de Audiovisual de Fortaleza.
Andréa Bardawil: coreógrafa e diretora da Companhia da Arte Andanças desde 1991. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Dança do Alpendre - Casa de Arte, Pesquisa e Produção e uma das curadoras da Bienal Internacional de Dança do Ceará, desde 1999.
2. Alex Reuben (Inglaterra) - "Action, Time & Vision"
20 a 24 de agosto, 14-17h
A oficina introduz uma nova existência de praticantes em vídeo e movimento para a criação e produção de vídeo e dança. O foco da oficina está no processo de criatividade e de colaboração através da exploração da ação e do movimento na linguagem audiovisual. Os participantes trabalharão em grupos e apresentarão os vídeos trabalhados no final da oficina. Criarão vídeos de curta duração, desde a concepção até a finalização em dez etapas.
Alex Reuben: Diretor de filmes britânico e responsável pela realização de um filme de dança na London Contemporary Dance School.
3. Daniel Miracle (Espanha) - "Oficina de Criação Audiovisual Com Câmeras de Telefones Móveis"
27 a 31 de agosto, 10-13h
Oficina de criação para realização de filmes feitos com câmeras de telefones móveis. Estas câmeras, apesar de seu tamanho e capacidade, podem oferecem muitas possibilidades criativas em baixa resolução. O grupo de trabalho construirá conteúdos audiovisuais a partir de planos, imagens, seqüências, sons, etc., para que formem parte do arquivo audiovisual do projeto. Serão trabalhados filmes realizados através de planos e tomadas gravadas por diferentes participantes em diferentes situações. Todos os criadores realizarão uma parte do vídeo, mas nenhum deles saberá do resultado final. Ao final da oficina será apresentado o resultado do trabalho de criação coletiva do grupo.
Daniel Miracle: Artista e realizador audiovisual, seu trabalho se desenvolveu em diferentes disciplinas como a arte, a dança contemporânea, o documentário, a produção televisiva, a divulgação científica e o desenvolvimento tecnológico.
Minicurso
Carga horária: 2 aulas de 3 horas de duração (total: 6 horas)
Marcus Moraes (Rio de Janeiro) - "Videodança: gravação de miniclipes"
1° e 2 de setembro, 15-18h
Uma idéia cenográfica. Um cenário. Um determinado número de planos e cortes. Uma trilha musical pré-determinada. Um limite de tempo para gravação e edição. Com esses limites estabelecidos para a realização do vídeo, os participantes criarão suas seqüências que, ao término do curso, formarão um vídeo finalizado. Com poucos recursos e tempo reduzido, é um desafio de criatividade para corpo e câmera. O curso é direcionado a bailarinos, coreógrafos e videomakers com uma mínima experiência prática em suas respectivas áreas.
Marcus Moraes: designer e mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. É professor da Faculdade Angel Vianna desde 2002, na graduação e no curso de pós-graduação "Estéticas do Movimento: dança, videodança e multimídia".
gostaria de aber quando tera de novo a proxima ediçao do festival internacional de dança em foco?????
Posted by: danielle oliveira at abril 23, 2008 8:16 PM