|
junho 28, 2007
Simpósio Memória do Futuro no Itaú Cultural, São Paulo
Simpósio Memória do Futuro
4 a 7 de julho de 2007
Itaú Cultural - Sala Itaú Cultural
Av Paulista 149, estação Brigadeiro do metrô, São Paulo - SP
11-2168-1776 / 1777 ou atendimento@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Capacidade: 255 lugares
Ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
Acompanhando a mostra Memória do Futuro, será realizado o Simpósio Memória do Futuro, na sala Itaú Cultural, para refletir sobre ambientes virtuais, redes sociais, autorias colaborativas e os sistemas complexos que deságuam no continuum - entidade, segundo a física, formada pela união de espaço e tempo
Simpósio Memória do Futuro - Programação:
4 de julho, 19h30
Tempo e espaço
Explanação acerca do continuum, conceito oriundo da física que se refere ao composto espaço-temporal e ao princípio do evento "Memória do Futuro".
Com Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, astrônomo brasileiro, fundador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
5 de julho, 19h30
Propriedades e espaços comunais
A lei de propriedade intelectual, tal como está, interrompe e evolução da cultura para assegurar direitos individuais. Qual é o sentido de se proibir a recomposição de conteúdos candidatos ao rol de bens simbólicos universais? A cultura, mais do que nunca, pede passagem. O direito de passagem.
Com Ronaldo Lemos - advogado, professor na Fundação Getúlio Vargas e chairman do iCommons, organização que desenvolve projetos na área de cultura, software, imprensa e mídia - e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, professor titular de História Antiga do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
6 de julho, 19h30
Universos e Metaversos
A cultura como uma espécie de alma do mundo, comum a todos os seres. É possível reunir a tendência multiculturalista da cultura ocidental com o multinaturalismo dos povos indígenas das Américas? Isso já ocorre dentro dos espaços múltiplos e interativos dos universos virtuais?
Com Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo brasileiro e professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Julian Dibbell, pesquisador norte-americano especialista em sistemas econômicos de jogos massivos para múltiplos jogadores, como o World of Warcraft e Second Life.
7 de julho, 19h30
Controle e Autonomia
A cibernética é a disciplina que estuda os sistemas - ou organismos - complexos e adaptativos. Rebate a incompatibilidade entre homens e máquinas, não os igualando, mas colocando-os sob o mesmo prisma. O que torna possível a percepção de sistemas complexos no reino animal, no mundo digital e, não menos importante, no campo político.
Com Isaac Epstein, engenheiro e pesquisador em filosofia, comunicação e linguagem e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, e Enrique Rivera e Catalina Holmgren, pesquisadores chilenos ligados ao instituto alemão ZKM e autores do projeto CyberSyn, que reconstitui por meio de uma instalação documental interativa o projeto de governo cibernético impulsionado por Salvador Allende e concebida pelo ciberneticista britânico Stafford Beer.