|
abril 13, 2007
4ª Edição do Curso de Captação de Recursos - Articultura no Maria Antonia, São Paulo
4ª Edição do Curso de Captação de Recursos - Articultura
Inscrições abertas
Centro Universitário Maria Antonia
Rua Maria Antonia 294, Vila Buarque, São Paulo - SP
11-32557182 / Fax 11-32553140 ou imprensama@usp.br
www.usp.br/mariantonia
Inscrições: 11-6818-5020, 14-18h
www.articultura.com.br
Período: 21 de maio a 17 de setembro de 2007
Horário: segundas, 19-22h
Preço: R$ 2.2 mil até 20 de abril; R$ 2.5 mil entre 21 de abril e 4 de maio; R$ 2.8 mil a partir de 5 de maio
O valor da inscrição inclui material didático com os conteúdos apresentados, textos de referência bibliográfica e certificado de conclusão e dá direito a dois manuais de patrocínio da Articultura em PDF
Projetos e instituições sociais, culturais, ambientais, esportivas, de comportamento e entretenimento aprenderão como planejar e implementar estratégias de captação de patrocínio e de outras fontes de financiamento
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Curso de Captação de Recursos para projetos e instituições sociais, culturais, ambientais, esportivas, de comportamento e entretenimento, realizado pela Articultura, a primeira consultoria do país especializada em modelos sustentáveis para projetos e instituições. O curso oferece capacitação profissional em planejamento e implementação de estratégias de captação de recursos com foco no patrocínio empresarial e investimento social privado, abordando também as demais fontes de financiamento: editais, fundações, licenciamento de marcas e doações pessoais.
O curso é indicado para realizadores de projetos e gestores de instituições sociais, culturais, ambientais, esportivas, de comportamento e entretenimento, e demais profissionais envolvidos na captação de recursos. As aulas têm três horas de duração e ocorrem uma vez por semana, totalizando carga de 54 horas-aula, em 18 semanas. O início do curso será no dia 21 de maio, no Centro Universitário Maria Antônia, em São Paulo.
As aulas serão ministradas pelos especialistas Yacoff Sarkovas, presidente da Articultura e da Significa, Sharon Hess, diretora geral da Articultura e Sheila Saraiva, coordenadora sócio-ambiental da Significa. Contará também com convidados especiais como Clélia Maury, diretora de marketing e captação de recursos do Greenpeace, Lárcio Benedetti, gerente de desenvolvimento cultural do Instituto Votorantim, e Ana Moura, diretora de marketing do Hiléa.
As vagas da primeira, segunda e terceira edições se esgotaram antecipadamente, com a participação de quase três centenas de alunos, que avaliaram o curso com nota máxima.
Conteúdo especializado para projetos e instituições
Em sua 4a edição, o conteúdo do curso de captação foi revisado, atualizado e ampliado, e traz duas grandes novidades. Inicialmente focado na área cultural, passa a abranger também a social, ambiental, esportiva, de comportamento (moda/estilos de vida) e entretenimento. Mantém seu foco na captação do patrocínio empresarial e investimento social privado, mas passa a abordar também as outras fontes de financiamento disponíveis: editais, fundações, licenciamento de marcas e doações pessoais.
As primeiras aulas apresentarão as diversas fontes de financiamento e abordarão o tema posicionamento e comunicação para projetos e instituições. "Para a obtenção de recursos, a primeira reflexão que se deve fazer é sobre o reconhecimento do projeto ou instituição junto aos diversos públicos. Não há estratégia de captação que viabilize um projeto sem posicionamento sólido, atuação coerente e percepção positiva junto ao público final, empresas, imprensa e outros públicos estratégicos", explica Sharon Hess, diretora geral da Articultura.
As aulas seguintes abordam em profundidade a captação de patrocínio e investimento social privado, focos do curso. Contemplam aulas teóricas, apresentando conceitos e motivações empresariais para o patrocínio, e aulas práticas, em que as ferramentas de captação são apresentadas e aplicadas em exercícios realizados e discutidos em classe. "Queremos que o aluno saia do curso entendendo a lógica de investimento das empresas e pronto para apresentar uma proposta que atenda à expectativa empresarial", afirma Sharon. Serão abordadas questões referentes à Comunicação Empresarial, Responsabilidade Social e Atitude de Marca; Planos de Cotas e benefícios; Precificação; Seleção de empresas potenciais patrocinadoras; Materiais de captação e Propostas; Processos e Estratégias de Captação.
As aulas finais abordam cada uma das demais fontes de financiamento disponíveis - editais, fundações, licenciamento de marcas e doações pessoais, apresentadas por especialistas e atuantes nas áreas. "Entender que cada fonte de recurso opera com uma lógica diferente é fundamental para ser bem sucedido no processo de captação junto a cada uma das fontes. Na aula sobre doações pessoais, por exemplo, abordaremos as motivações de um indivíduo para a doação, processos de relacionamento da instituição com os doadores e de fidelização", conta Sharon.
Experiência teórica e prática
Desenvolvido em nível de pós-graduação pela Articultura em 2003 e integrado ao MBA em Gestão Cultural da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro, o curso passou também a ser ministrado de forma autônoma em 2004, em São Paulo. Seu conteúdo foi extraído dos 21 anos de experiência da Articultura em estratégias de patrocínios e investimentos de empresas e pessoas em projetos e instituições. Entre outras realizações pedagógicas, a Articultura concebeu o Seminário Interativo de Patrocínio Cultural, ministrado para mais de 40 instituições, no Brasil e no exterior, como a FGV, USP, UFB, PUC, ESPM, ADVB, Sebrae, CCBB, CEF, M&M, as Redes Colômbia, Brasil e Latino-Americana de Promotores Culturais e diversas secretarias de cultura do País. A Articultura também é a idealizadora do seminário Com:Atitude, evento de referência sobre ações de marca nas áreas social, cultural, ambiental, esportiva, de entretenimento e comportamento, hoje realizado pela Significa.
A Articultura planeja e gerencia modelos sustentáveis para diversos projetos e instituições. Tem em sua carteira clientes como Osesp, Perc Pan, Canal Futura, Brasil+500 Mostra do Redescobrimento, Bienal do Mercosul, Carnaval Multicultural do Recife e principais ações comemorativas aos 450 Anos de São Paulo.
A 4a edição do Curso de Captação de Recursos tem o apoio do Centro Universitário Maria Antônia e a promoção da rádio Eldorado.