|
abril 11, 2007
Colóquio Rumos Jornalismo Cultural no CCJF, Rio de Janeiro
Colóquio Rumos Jornalismo Cultural
16 e 17 de abril de 2007
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-3212-2550
www.ccjf.trf2.gov.br
Edital Programa Rumos Jornalismo Cultural: www.itaucultural.org.br/rumos2007
Com as presenças de Peter Burke, Humberto Werneck, João Cezar de Castro, Ruy Castro, Felipe Pena, Beatriz Ribas, entre outros intelectuais, jornalistas e pesquisadores da comunicação, o programa de seleção e premiação de talentos Rumos Jornalismo Cultural 2007-2008 promove no Rio de Janeiro o primeiro encontro da série nacional Colóquio Rumos Jornalismo Cultural, que conta com a parceria do Centro Cultural Justiça Federal e com a curadoria da jornalista Paula Barcellos. A cultura em momentos de mudanças históricas significativas, o jornalismo literário, o jornalismo cultural no ciberespaço são alguns dos temas que serão debatidos nos dias 16 e 17 de abril no Centro Cultural Justiça Federal.
Com esta segunda edição do Rumos Jornalismo Cultural, o Itaú Cultural reitera a importância de identificar um caminho possível para a melhor compreensão dos papéis e das funções da mídia, da academia e das instituições culturais na construção do que se convencionou chamar de jornalismo cultural. O Instituto reafirma, assim, uma atitude positiva em relação à formação e à pratica dos jornalistas de cultura.
O edital do programa Rumos Jornalismo Cultural foi lançado no último dia 6 de março, juntamente com os editais dos Rumos Gestão Cultural, Literatura e Música. Nesta edição, além de selecionar e premiar estudantes de jornalismo interessados na área cultural, os professores de jornalismo também podem participar da atividade, independente da cadeira que ministrem. Informações sobre os processos de seleção, carteiras e premiações dos programas estão disponíveis no endereço www.itaucultural.org.br/rumos2007.
Colóquio Rumos Jornalismo Cultural - Programação:
16 de abril, segunda-feira, 18h
Jornalismo Literário - Duas Experiências
Em pauta o processo de trabalho de dois nomes referências do jornalismo literário brasileiro, a utilização dos artifícios da literatura empregados no jornalismo e a carência (ou não!) de espaços na imprensa escrita para as grandes reportagens.
Com Humberto Werneck e Ruy Castro
Mediação: Felipe Pena
20h
A Cultura em Períodos de Transformações
A História da Cultura em questão neste encontro de dois intelectuais que analisam os principais momentos de transformações culturais nas eras Era Moderna e Contemporânea.
Com João Cezar de Castro Rocha e Peter Burke
Mediação: Felipe Lindoso
17 de abril, terça-feira, 18h
O Jornalismo Cultural no Ciberespaço
Especialistas em cibercultura e jornalismo trocam idéias sobre as influências das novas tecnologias digitais e a expansão do ciberespaço no trabalho, na credibilidade jornalística e mercado do jornalista de cultura.
Com Beatriz Ribas, Juremir Machado da Silva e Mario Lima Cavalcanti
Mediação: Guilherme Kujawski
20h
A Cultura na Imprensa
Jornalistas discutem como conciliar o espaço para a crítica de arte nos meios de comunicação à numerosa produção artística contemporânea e quais são os critérios de seleção de pautas utilizados por editores e repórteres de cultura.
Com Mário Marques, Mauro Ventura e Gustavo de Castro
Mediação: Claudiney Ferreira
CONVIDADOS
Rumos Jornalismo Cultural - edição Rio
Beatriz Ribas
Jornalista, professora da UFBA e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), da UFBA.
Gustavo de Castro
Professor de Estética e Teoria da Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), coordenador junto ao CNPq do Grupo de Pesquisa Razão-Poesia e Comunicação, autor de oito livros, entre eles Jornalismo e Literatura: a Sedução da Palavra (Ed. Escrituras); O Mito dos Nós, Amor Arte e Comunicação (Ed. Casa das Musas) e Ítalo Calvino - Pequena Cosmovisão do Homem (Ed. UnB).
Felipe Lindoso
Antropólogo, curador, editor, jornalista, pesquisador de políticas públicas de cultura e autor de O Brasil Pode Ser um País de Leitores?
Felipe Pena
Jornalista, escritor, professor da UFF, comentarista do programa Espaço Público (TVE-Brasil), autor do livro Jornalismo Literário.
Guilherme Kujawski
Jornalista especializado em tecnologia, autor de ficção científica e coordenador do Itaulab, do Itaú Cultural.
Humberto Werneck
Jornalista e escritor. Publicou, entre outros livros, O Desatino da Rapaziada, Chico Buarque - Tantas Palavras (ambos de não-ficção), Pequenos Fantasmas (contos) e a antologia Boa Companhia: Crônicas.
João Cezar de Castro Rocha
Professor de literatura comparada, autor dos ensaios Crítica Literária no Século XXI?, Por uma Esquizofrenia Produtiva; O Exílio do Homem Cordial; Literatura e Cordialidade, e organiza para a Universidade de Massachusetts-Dartmouth a obra coletiva A New History of Brazilian Literature.
Juremir Machado Silva
Jornalista, romancista, tradutor e professor universitário. Publicou, entre outras obras, As Tecnologias do Imaginário...
Mario Lima Cavalcanti
Fundador e editor de conteúdo do Jornalistas da Web (www.jornalistasdaweb.com.br), tem mais de dez anos de experiência com conteúdo online e assina desde 2002 a coluna Jornalismo Online no portal Comunique-se, para o qual escreve semanalmente sobre as novidades do meio.
Mario Marques
Editor da revista Programa, do Jornal do Brasil, e editor da revista Laboratório Pop, foi crítico e repórter de música do Segundo Caderno, de O Globo, e é autor do livro Guinga - Os Mais Belos Acordes do Subúrbio.
Mauro Ventura
Repórter especial de cultura do Globo, para o qual assina ainda a coluna Dois Cafés e a Conta. No Globo Online, mantém o blog No Front do Rio. No Jornal do Brasil, onde trabalhou anteriormente, foi colunista, repórter especial e editor do Caderno B, da revista Programa, do caderno de TV e do caderno de Viagem. Também dá cursos de crônica.
Peter Burke
Professor de história cultural na Universidade de Cambridge e membro do Emmanuel College, da mesma universidade. Entre seus livros publicados no Brasil estão: A Fabricação do Rei (1994), Uma História Social do Conhecimento (2003) e Uma História Social da Mídia, com Asa Briggs (2004).
Ruy Castro
Jornalista e escritor, é autor de, entre outros, Chega de Saudade, O Anjo Pornográfico, Estrela Solitária, Ela é Carioca: Uma Enciclopédia de Ipanema e Carmen: Uma biografia, além da novela Bilac vê Estrelas, todos publicados pela Companhia das Letras. Seu último livro é Rio Bossa Nova (Casa da Palavra).