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abril 10, 2007
Curso Fotografia e artes plásticas: história e interações, com orientação de Marcos Bonisson, no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Curso Fotografia e Artes Plásticas: História e Interações,com orientação de Marcos Bonisson
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av.Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2244-5660 / 2541-6930 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Horário: terças, 19-22h
Início: 24 de abril de 2007
Carga Horária: 24 horas (8 aulas de 3h)
Preço: 2 parcelas de R$170
Pré-requisito: Apresentação de um conjunto de 10 imagens de autoria do participante
Objetivo:
A fotografia tem sido um suporte utilizado dentro do universo mais amplo das artes visuais contemporâneas. Com esse enfoque, serão trabalhadas as possibilidades de abordagem e conceituação dos trabalhos dos participantes, à luz das experiências extraídas da história da fotografia e sua interação com outras mídias.
Programa:
1. Antecedentes : A invenção e evolução da fotografia
Leitura de portifólios * A camera obscura * A perspectiva unilocular * Arte x Fotografia * Daguerreótipos e cameras Kodak * A fotografia Popular * Pictorialismo * Arte abstrata * O impulso modernista * Alfred Stieglitz e Straight Photography * O grupo F64 * O artista Fotógrafo : Man Ray ? Moholy Nagy * A fotografia documental * A revolução do fotojornalismo * A fotografia moderna Brasileira- Geraldo de Barros ? José Oiticica Filho * A revista o Cruzeiro.
2. Além do documento
Arte Pop e cultura pop * Arte conceitual * Fotografia de idéias * Marcel Duchamp e os ready mades * Equivalents de Stieglitz * O pulo no nada de Yves Klein * A interação Fotografia-Artes Plásticas * Poéticas do processo e conceitos em formação * Construção e invenção * A representação revisitada * Meio e mensagem * Deslanchando idéias * O fragmento e o todo * O olho e o espírito * A importância do portifólio.
3. Idéias e Desdobramentos
Os anos 70 * Spiral Jetty de Robert Smithson * O registro fotográfico: performance, intervenção e instalações * Vito Acconci - Gordon Matta Clark ? Joseph Beuys * O cotidiano como mote * Taxonomia * Técnicas e processos fotográficos * Polaroids e Cibachromes * O documental Conceitual * Idéias x formalismo * Composição e decomposição * Estética pós moderna * Auto-retratos * Informação e conteúdo * Teoria e crítica : Roland Barthes ? John
Szarkowski ? Susan Sontag * Câmara Clara e Modos de Olhar * Fotografia e texto * Visão e transgressão ? Hélio Oiticica-Artur Barrio * O Projeto Lúcido
4. Fotografia Contemporânea Brasileira e Internacional
O trabalho autoral * A importância da edição * Estratégias visuais * Mercados emergentes * A fotografia como suporte * O acaso e a teoria das incertezas * Desapego às utopias * A linguagem pessoal e transferível * Caldeirão de Abordagens : Memória ? Corpo ? Identidade-Interculturalismo ? O Retrato ? O Documento ? A antropologia - Metáforas * O preto e branco e a Cor * Signos em Rotação * O invisível Revelado * O trabalho contínuo * Fotografia digital * Outras dimensões .
Marcos Bonisson estudou Artes Visuais na escola do Parque Lage (1977-1981) e desde 1979 trabalha com fotografia, vídeo e filme. Participou no final dos anos 70 com intervenções urbanas no projeto Program in Progress ( Kleemania no Caju. 1979 e Esquenta para o Carnaval no morro da Mangueira. 1980 ), organizados pelo artista Hélio Oiticica. Morou por 10 anos na cidade de Nova Iorque, onde trabalhou em laboratórios fotográficos e na Agência Magnum no setor de arquivo e duplicação (1990). No Brasil, tem exposto seus trabalhos em galerias e espaços culturais e lecionado Fotografia Contemporânea no Ateliê da Imagem no Rio. Participou da comissão de indicação do Prêmio Nacional de Fotografia, concedido pela Funarte nos anos de 1997 e 1998. Foi curador da galeria L.G.C Arte Hoje, de 1998 a 2001.
Marcos Bonisson tem seus trabalhos em coleções como a de Gilberto Chateaubriand, Joaquin Paiva, Carlos Leal e da Fondation Cartier Pour L´art contemporain em Paris, entre outras. Foi ganhador da Bolsa Rio Arte 2000 com o projeto em vídeo Hèliophonia, que abordava o Quase-Cinema do artista Hélio Oiticica. Foi membro do Júri de Premiação do Concurso Hercule Florence em 2005. Fez a Direção de fotografia do filme em longa metragem Signo do Caos, do diretor Rogério Sganzerla, ganhador dos prêmios de melhor Direção e Montagem no festival de cinema de Brasília em 2003. Outros projetos em vídeo de Marcos Bonisson incluem: Desígnio sobre o artista plástico Artur Barrio, Fernanda Gomes sobre o trabalho da artista plástica e Mi Casa Su Casa com o artista Cabelo. Em 2006 foi convidado a participar da 27 Bienal Internacional de São Paulo. Marcos Bonisson tem seu trabalho representado pela Galeria Artur Fidalgo na cidade do Rio de Janeiro.