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março 21, 2007
Curso Arte e Cultura no Brasil - anos críticos: 1958-1972, com Felipe Scovino, Frederico Coelho e Paulo Sergio Duarte no Candido Mendes - Ipanema, Rio de Janeiro
Arte e Cultura no Brasil - anos críticos: 1958-1972
Professores: Felipe Scovino, Frederico Coelho e Paulo Sergio Duarte
Inscrições abertas
Universidade Candido Mendes
Rua Joana Angélica 63 Andar P Sala AC05, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
21- 2523-4141
Duração: oito aulas
Horário: terças, 19h30-21h30
Início: 10 de abril de 2007
Preço: R$ 240; em duas parcelas de R$ 120 (a primeira na inscrição, a segunda até 15 de maio)
Análise crítica, por meio de fontes primárias, dos fatos mais relevantes no campo cultural e artístico brasileiro entre a segunda metade da década de 1950 e o início da década de 1970. Serão analisados a crise do moderno no Brasil, os movimentos de vanguarda nas Artes Visuais, o Cinema Novo e o Cinema Marginal, o movimento da contracultura em seus diferentes campos, o Tropicalismo e o legado desta tradição na contemporaneidade.
O curso também contará com a exibição de filmes e documentação visual.
1ª Aula - Manifestos das vanguardas dos anos 50 (Concreto, Musica Nova, Neo-Concretos e Ruptura)/ Revitalização da imprensa (Correio da Manhã, Suplemento Dominical, Última Hora) / Revitalização da UFBA: irradiações da vanguarda no Brasil/ Passagem do figurativismo para a abstração/ Grupo Frente.
2ª Aula - Criação do MAM e os seus ateliês/ Bienal de São Paulo/ Bossa Nova / Retomada do cinema nacional com Nelson Pereira dos Santos / Os ensaios críticos de Paulo Emilio Sales Gomes e Alex Vianny / Nelson Rodrigues no Teatro.
3ª Aula - Revista Civilização Brasileira / O surgimento do CPC / A canção engajada (sambas de protesto) / Teatro Opinião e de Arena: o teatro engajado / Cinema Novo (Cinco Vezes Favela, debates sobre o cinema novo versus CPC) / Surge Glauber Rocha e Deus e o Diabo na Terra do Sol / A representação do "povo" nas artes brasileiras (neorealismo, leituras da arte internacional no Brasil)
4ª Aula - Nova crítica de arte (Gullar/Pedrosa) / Tendências de uma Arte participativa (opart e os concretos paulistas/ arte cinética/ Clark / Oiticica / Pape) / Bichos e Parangolés
5ª Aula - Festivais da canção / Surge a MPB / O tropicalismo musical / O pensamento tropicalista (Rogério Duarte, José Celso Martinez, José Agripino de Paula, Torquato, HO et ali) / Teatro da agressão (os casos de Plinio Marcos e Nelson Rodrigues) / Primeiras fissuras no Cinema Novo: surgem os marginais.
6ª Aula - A Arte em transformação: Opinião 65/ Nova Objetividade Brasileira, 1967 (manifesto) / Salão da Bússola / Nova figuração e a nova crítica: Frederico Morais, Ronaldo Brito, Paulo Sérgio Duarte / Grupo Rex e a herança dadaísta nas Artes Visuais Brasileiras/ O caso do "porco empalhado" de Nelson Leirner/ A imprensa e o design: Pasquim e imprensa alternativa / Fundação da Embrafilme e a crise no grupo do cinema novo.
7ª Aula - Início dos anos 70: fechamento completo do regime / Os novos suportes e os filmes de artista / A interdisciplinaridade de áreas nas artes: Oiticica, Antonio Manuel, Antonio Dias e Lygia Pape/ O conceito de arte-vida: Barrio e Cildo Meireles como estudos de caso/ A cultura Marginal: música, poesia, literatura, imprensa / Torquato e a geléia geral no UH / Exílios.
8ª Aula - Considerações finais sobre o painel crítico nos anos 70
Professores:
Felipe Scovino é doutorando em Crítica e História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Curador da Associação Cultural "O Mundo de Lygia Clark" e professor do Instituto de Artes da UERJ. Mestre em História da Arte (EBA/UFRJ) e bacharel em História (IFCS/UFRJ). Já publicou resenhas nos jornais O GLOBO, Jornal do Brasil, na revista Arte & Ensaios da UFRJ e no catálogo Lygia Clark: da obra ao acontecimento (Musée des Beaux-Arts, Nantes, 2005 & Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006). Sua área de pesquisa é arte contemporânea brasileira.
Frederico Coelho trabalha desde 2001 como pesquisador do Núcleo de Estudos Musicais, vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Candido Mendes - NUM/CESAP-UCAM. Mestre em História Social pelo IFCS/UFRJ, atualmente faz o Doutorado em Literatura Brasileira na PUC-RJ. Já publicou artigos em revistas como Estudos Históricos, Sibila, Errática, Acervo, Margens e Grumo. Publicou em 2006 com Santuza Naves e Tatiana Bacal o livro A MPB em Discussão, pela editora UFMG.
Paulo Sergio Duarte é crítico de arte, professor-pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESAP - da Universidade Candido Mendes e diretor do Centro Cultural Candido Mendes. É autor de livros e ensaios sobre arte moderna e contemporânea, entre eles: A Trilha da Trama e outros textos sobre arte [Rio de Janeiro: Funarte, 2004]; Carlos Vergara [Porto Alegre: Santander Cultural, 2003]; Waltercio Caldas [São Paulo: Cosac & Naify, 2001] e Anos 60 - Transformações da Arte no Brasil [Rio de Janeiro: Campos Gerais, 1998].
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