|
março 13, 2007
Inscrições Curso de Vídeo-Arte com orientação de Alice Miceli no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Curso de Vídeo-Arte, orientação de Alice Miceli
Inscrições abertas
Ateliê da Imagem
Av.Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2244-5660 / 2541-6930 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Horário: segundas e quartas, 19-22h
Início: 26 de março de 2007
Preço: R$ 240 cada módulo
Curso com 2 módulos de 5 aulas cada um. Sem pré-requisitos. O curso se destina a todos interessados pelo tema e pelo processo criativo. Módulo 1 tem 5 aulas de 3 horas, o Módulo 2 tem 5 aulas de 3 horas
Apresentação de temas e formas de abordagem de problemas artísticos nas obras em vídeo de artistas contemporâneos. Discussões acerca da obra e do processo criativo. O foco será, sobretudo, na exibição da produção contemporânea - sendo a primeira aula reservada para a exibição de obras-referência.
Exibição de obras de Chris Marker, Carol Reed, Salla Tykka, Aurora Reinhard, Chris Cunningham, Bill Viola, Sam Taylor-Wood, Michel Gondry, Rineke Dijkstra, entre outros.
Módulo 1:
vídeo-arte contemporânea
Apresentação de temas e formas de abordagem de problemas artísticos nas obras em vídeo, e eventualmente em outras mídias, de artistas contemporâneos. Discussões acerca da obra e do processo criativo. O foco será, sobretudo, na exibição da produção contemporânea.
O curso não será extensivo sobre "vídeo-arte" em termos históricos e de contexto. Pretende atentar mais para as formas de produção, para o processo criativo de obras contemporâneas que se servem do vídeo e/ou de outras formas de imagem em movimento para, eventualmente e a partir do que é visto, tocar em questões de história, filosofia e etc. A partir das obras para a teoria, e não o contrário.
Exibição de obras de Chris Marker, Robert Enrico, Alain Resnais, Carol Reed, Salla Tykka, Aurora Reinhard, Chris Cunningham, Sandra Kogut, Bill Viola, Sam Taylor-Wood, Michel Gondry, Rineke Dijkstra, entre outros.
A ultima aula deste módulo será destinada à introdução da dinâmica das atividades do módulo seguinte: desenvolvimento e acompanhamento de projetos de vídeo-arte a partir do mesmo tema.
Aula 1 - desenquadramentos
1. Apresentação do curso e da proposta
2. Realidade-Ficção
Cinema e documentário. Fronteiras entre realidade e ficção.
Aula 2 - cinema, documentário & vídeo-arte
1. Semelhanças, diferenças
Aula 3 - narrativo / conceitual
1. Construção de sentido horizontal x vertical.
Sentidos narrativos x sentidos conceituais
2. Representações de gênero
Vídeos recentes que abordam temas semelhantes (questões de gênero) de formas muito diversas
Aula 4 - Presença: uma questão de intensidade
1.o Belo
Aumento de atenção disponível.
2. Morte
Tempo estendido.
3. Presença
... e também : apresentação do tema a ser trabalhado pelos alunos durante o segundo módulo.
Aula 5
Brain-storming acerca do tema. Discussão e geração de alternativas a partir das primeiras idéias apresentadas.
+ filmes e vídeos que se relacionem com o tema escolhido
* OBS: programação de vídeos sujeita a alteração. Aconselhável que se fale inglês.
Alice Miceli nasceu em 1980 no Rio de Janeiro onde vive e trabalha. Formou-se em 2001 pela Ecole Superieure d'Etudes Cinematographiques, com bolsa do governo francês, e finalizou este ano o Curso de Especialização em Historia da Arte e Arquitetura do Brasil, na PUC-RJ. Alice freqüenta desde 2003 o grupo de discussão acerca de processo criativo, dirigido por Charles Watson em seu ateliê. Em 2005, Alice esteve em residência no Cable Factory na Finlândia, através do programa UNESCO-Aschberg Bursaries for Artists/HIAP e participou do workshop Third Asia-Europe Foundation Art Camp, na Indonésia.
Participações em exposições coletivas incluem: "On Disappearence", Dortmund, 2005; Videoraum: IKFF 2005 / 21 - Internationalen Kurzfilmfestival, Hamburgo, 2005; "III Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo", 2005; "Posição 2004", Rio de Janeiro, 2004; "Hiper > Relações eletro//digitais", Porto Alegre, 2004. Seus vídeos têm sido exibidos em diversos festivais como "15 Videobrasil", São Paulo, 2005; NY International Independent Film and Video Festival. Nova York, 2005; Videoformes Festival 2005, Clermont-Ferrand, 2005; transmediale.05 international media art festival, Berlim, 2005. Alice teve obras indicadas ao Prêmio Sergio Motta de Arte em Tecnologia em 2003 e 2004. Em 2005, seu projeto "Chernobyl" foi vencedor do Premio na categoria "bolsa de fomento à produção". Em 2006, Alice participa do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural e irá expor no centro de produção de arte contemporânea Z33 em Hasselt, na Bélgica.