|
março 9, 2007
Curso Arte Filosofia, com Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale no EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso Arte - Filosofia, com Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale
Inscrições abertas
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ
21-2538-1879 / 21-2538-1091 ou eav@eavparquelage.org.br
www.eavparquelage.org.br
Horário: quartas, 19h30-22h30
Preço: R$ 195
Ministrado pelos professores Anna Bella e Fernando Cocchiarale, cujas aulas serão comumente alternadas, o Curso se propõe a mapear a produção artística e as disciplinas teóricas surgidas para explicá-la, a partir do século XVIII (Estética, História da Arte, Crítica de Arte).
Até a Renascença a arte era um ofício como tantos outros da esfera artesanal. Desde essa época, primeiramente nas práticas dos próprios artistas (especialmente os pintores), até o Iluminismo do século XVIII, marcado pelo surgimento das primeiras teorias da arte, a arte passou por transformações radicais que a separaram do artesanato (e, conseqüentemente, da vida) tornando seus resultados (obras) em objetos restritos à contemplação: a chamada autonomia da arte, cujo clímax é marcado pelas diversas modalidades assumidas pela abstrata geométrica e informal, e a crise, pelo surgimento, a partir da POP, da produção contemporânea.
Desse ponto de vista o curso proposto abordará esse processo de autonomia tal como se deu através das conquistas plástico formais dos artistas, sobre tudo a partir do modernismo, e como foi pensado e sistematizado pelas diversas disciplinas e pelos discursos teóricos suscitados por tal autonomia. Dentre os autores que serão tratados ao longo do curso citamos: Kant, Walter Benjamim, Arthur Danto e Larry Shinner, entre outros. Quanto às conquistas plástico formais propriamente ditas, serão abordados pela artista Anna Bella Geiger os seguintes tópicos:
No Abstracionismo geométrico formal: Sobre o clímax da autonomia da forma na arte, os vários significados da não representação.
Na POP Arte, a relação entre Mídia e Arte e suas conseqüências.
Na Arte Contemporânea, a relação entre Arte e Vida.
-Indagações sobre o que significa "novos suportes /suportes tradicionais".
-Termos como metáfora do material. X verdade do material.
-O corpo entre o público e o privado.
-Arquipélagos sociais e ideológicos do novo mundo globalizado.
-A desumanização do mundo e suas implicações de ordem ética e estética.
-Fundamentalismos na arte e suas conseqüências,
No final do curso haverá a avaliação das obras dos alunos inscritos no semestre.