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fevereiro 14, 2007
Cursos Iº Ciclo Alagoas de Artes Visuais, Maceió
Cursos Iº Ciclo Alagoas de Artes Visuais
Arte Tecnológica: Aspectos Poéticos e Estéticos; Fotografia expandida; Poesia visual e exercícios criativos; Representações contemporâneas; Uma história da fotografia brasileira
Inscrições abertas
Senac-Poço
Rua Pedro Paulino 77, Poço, Maceió - AL
82-3216-7801
www.al.senac.br
www.anaglafira.art.br
Segunda a sexta, 8-22h; sábados, 8-12h
Carga horária: 15h cada
Certificados serão fornecidos com 80% de freqüência.
Material didático: os professores fornecerão textos e bibliografias específicas.
Preços: R$ 20 por módulo; Ciclo completo: R$ 80 (1 parcela), R$ 45 (2 parcelas)
Projeto e coordenação: Ana Glafira
A professora e artista visual Ana Glafira realiza em Maceió (AL) entre março e junho o 1º Ciclo Alagoas de Artes Visuais, com a realização de 5 cursos com conceituados críticos, curadores e artistas, 12 exposições, entre coletivas e individuais, lançamento de 5 livros, 1 palestra pública e uma performance que ocorrerá em diversos espaços e momentos do Ciclo.
As atividades do projeto são direcionadas para artistas, fotógrafos, profissionais do segmento cultural, arquitetos, professores, estudantes e toda e qualquer pessoa interessada em arte.
Cursos
Representações contemporâneas
Moacir dos Anjos
Data: 21 a 23 de março, 19-22h; 24 de março, 9-12h e 14-17h
O curso apresentará algumas das principais tendências da arte contemporânea dos últimos 25 anos. Ao longo desse período, ficou progressivamente clara a impropriedade de agrupar a produção de artes visuais a partir de proposições estéticas bem definidas e assumidamente partilhadas por um grande número de artistas. Ao contrário das vanguardas históricas, capazes de mobilizar grandes contingentes de produtores em torno de determinadas questões (cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo, etc), é patente a gradual fragmentação de poéticas. Ou seja, inexiste o sentido da projeção utópica de uma universalização de princípios artísticos ou políticos. Ao contrário até mesmo da pop art, do minimalismo, da arte conceitual ou da land art - movimentos que, com diferentes graus de formalização, agregavam artistas em torno de conceitos bem definidos -, a arte mais recente parece prescindir da partilha organizada de idéias.
Moacir dos Anjos
Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, desde 1989. Diretor geral do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), do Recife (2001-2006). Membro da equipe de coordenação curatorial do Programa Itaú Cultural Artes Visuais (2001-2003). Curador do Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007), e co-curador da mostra Zona Franca, na Bienal do Mercosul (2007). Foi ainda curador das exposições Geração da Virada (2006), no Instituto Tomie Ohtake (co-curador: Agnaldo Farias), e Babel - Cildo Meireles (2006), na Estação Pinacoteca, ambas em São Paulo. No Mamam, foi curador, entre outras, das mostras Rosângela Rennó (2006), Ernesto Neto/Rivane Neuenschwander (2003) e Adoração - Nelson Leirner (2002). Tem ensaios e textos críticos publicados em livros, catálogos e revistas. É autor de Local/Global: arte em trânsito (Rio de Janeiro: Zahar, 2005).
Fotografia expandida e Leitura de portfólios
Angélica de Moraes
Data: 16 a 20 de abril, 19-22h
Leitura de portfólios: 19 e 20 de abril, 15-17h
Apresentar um amplo arco de leituras da contribuição da fotografia de arte, inclusive da produção nordestina, para a visualidade contemporânea, historiando os aspectos de linguagem envolvidos desde os estágios iniciais da fotografia, no século 19 - quando a nova técnica de captura do real mimetizava gêneros e procedimentos da pintura para obter legitimação artística - até o período atual, de protagonismo da fotografia na cena contemporânea, com seus códigos de representação apropriados e retrabalhados pelas artes visuais. Será analisado o diálogo da fotografia com as artes plásticas desde as vanguardas artísticas do início do século 20 até o sampleamento de imagens digitais praticado pela web art. Serão elencados e observados os momentos e autores essenciais ao desenvolvimento da fotografia no Brasil e no mundo, com foco especial no fenômeno da "fotografia expandida", extensão de princípios teóricos desenvolvidos pela crítica norte-americana Rosalind Krauss. Será feita a análise de autores e tendências que despontam no circuito das grandes mostras de arte internacional, como Bienal de Veneza e Documenta de Kassel, entre outras.
Angélica de Moraes
Crítica de artes visuais e curadora, organizou exposições para o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna (MAM-SP), Paço das Artes (SP), Pinacoteca do Estado(SP) e Paço Imperial (Rio de Janeiro), entre outras instituições. Foi curadora-coordenadora do programa Rumos Visuais Itaú Cultural (1999-2001). Organizou o livro"Regina Silveira: Cartografias da Sombra" (Edusp/Fapesp, 1995) e tem texto publicado no livro "Critica de Arte no Brasil" (Funarte, 2006). Durante toda a década de 1990, exerceu a crítica no jornal "O Estado de S. Paulo".
Poesia visual e Exercícios Criativos
Tchello d'Barros
Data: 7 a 11 de maio, 19-22h
O curso faz uma abordagem histórica do desenvolvimento da Poesia Visual no Brasil e no mundo e apresenta fundamentos teóricos e conceituais de sua relação com as artes visuais e a literatura. Em cada módulo do curso são apresentadas técnicas e métodos de criação com atividades práticas para a criação de poemas visuais, capacitando os participantes a desenvolver criações na modalidade da Poesia Visual.
Tchello d'Barros - Escritor e artista visual, publicou 5 livros de poesia e realizou diversas exposições individuais com diversas técnicas em artes visuais. Realizou pesquisas culturais em 20 países e ministra oficinas de desenho, pintura e literatura. É um dos fundadores do Fórum de Artes Visuais de Alagoas e integrante da Câmara Setorial de Artes Visuais - Minc/Funarte.
Arte tecnológica: aspectos poéticos e estéticos e Leitura de portfólios
Cleomar Rocha
Data: 20 A 22 de junho, 19-22h; 23 de junho, 9-12h e 14-17h
Leitura de portfólios: 21 e 22de junho, 15-17h
Abordar os precursores da arte tecnológica no Brasil, as principais vertentes poéticas e teorias estéticas do século XX, que dialogam com a arte tecnológica. A abordagem seguirá um viés semiótico, ancorado na teoria semiótica de Charles Willian Morris, compreendendo a inserção da arte tecnológica nos padrões poéticos e estéticos do século XX e seus desdobramentos no Brasil.
O autor estará também autografando o livro: Anais do 15º Encontro Nacional da ANPAP - Arte: Limites e Contaminações. Organizador: Cleomar Rocha, Edições ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ) - 20 de junho, às 20:30h
Cleomar Rocha é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA), Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem (UNB), Especialista em Gestão Universitária (UNIFACS) e Licenciado em Letras (FECLIP-GO/UEG). Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Design da UNIFACS, onde é professor Titular. Ex-Presidente da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e membro da AEnD.BR.
Uma história da fotografia brasileira e Leitura de portfólios
Nádja Peregrino e Ângela Magalhães
Data: 9 a 13 de julho, 19-22h
Leitura de portfólios, 12 e 13 de julho: 15-17h
A produção fotográfica brasileira enfocada desde a invenção da fotografia no século XIX até a apresentação da rica e complexa poética fotográfica contemporânea e a identificação dos principais movimentos estéticos com base na apresentação da obra de diversos autores, analisadas a partir dos seus contextos históricos e culturais e dos paradigmas visuais referentes a cada período enfocado são os temas das aulas que serão ilustradas com projeções de imagens, visando exemplificar os conteúdos formais e semânticos das diversas obras apresentadas, acompanhadas de comentários críticos sobre cada obra enfocada.
As autoras estarão também autografando o livro: FOTOGRAFIA NO BRASIL um olhar das origens ao contemporâneo - no dia 9, às 20:30h
Nadja Peregrino é Profª Ms. do Curso Superior de Fotografia da Universidade Estácio de Sá / RJ. Trabalha com fotografia desde 1979, atuando ao lado de Ângela Magalhães, como curadora e pesquisadora tendo realizado mais de 100 exposições apresentadas na Funarte (RJ) e Centro de Artes da UFF (Niterói), dentre outros.
Angela Magalhães, é formada em Comunicação Social /UFRJ, foi bolsista da Fulbright / Capes junto ao International Center of Photography e à Aperture Foundation, em Nova York.Na coordenadoria de exposições do Instituto Nacional de Fotografia/Funarte, em parceria com Nadja Peregrino, coordenou as Semanas Nacionais de Fotografia (1982/89), e mais de uma centena de mostras fotográficas. É curadora e pesquisadora independente.