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fevereiro 14, 2007
Cursos Instituto Tomie Ohtake 2007 / 1º Semestre, São Paulo
Espaço do Olhar
Cursos Instituto Tomie Ohtake 2007 / 1º Semestre
Inscrições abertas
Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br
Mensalidades: R$ 150 a R$ 350
Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.
O objetivo principal do Espaço do Olhar é formar o público leigo e atender aquele já interessado em arte, além de oferecer cursos de aprofundamento para profissionais da área e artistas. A proposta de formação do público fundamenta-se no desenvolvimento da percepção, propondo um novo olhar, um olhar apurado sobre a arte dos últimos 50 anos, principalmente a contemporânea, conforme o período de trabalho da artista plástica que dá nome ao espaço, Tomie Ohtake.
Com salas e auditórios especialmente projetados para a realização de cursos teóricos e práticos, workshops, simpósios e seminários, o Espaço do Olhar atua em sintonia com a curadoria de artes visuais do Instituto para a definição de suas atividades, sempre coordenadas por artistas, pensadores da arte e da cultura em geral.
Relação dos cursos
Cacá Vicalvi
O vídeo e a linguagem
Público-alvo: profissionais, estudantes e interessados em geral.
Duração: 1 mês
Período: 7 a 28 de março
Horário: 9-12h
Vagas: 20
Valor: R$ 150
O curso pretende discutir a ação do videodocumentário no registro da arte contemporânea. Em aulas práticas e com exibição de vídeos são apresentados os desdobramentos desse enfrentamento entre o vídeo, as linguagens e os suportes da arte, para investigar até que ponto esse relacionamento pode levar a videoarte.
Carlos Fajardo
A Arte Bidimensional Contemporânea
Público-alvo: profissionais, estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 1 mês
Período: 5 a 26 de março
Horário: segundas, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 250
Curso prático cujo objetivo é produzir um debate sobre os modos de produção bidimensional atuais, utilizando como instrumento crítico o meio fotográfico. A fotografia é usada como produtora de imagens e não como suporte técnico, portanto não exige nenhuma habilitação especial.
Charles Watson
O processo criativo - Módulo II
Workshop sobre o pensamento criativo
Público-alvo: artistas, designers, arquitetos, publicitários e interessados em processos de geração de novas idéias.
Duração: 20 horas - quatro dias
Período: 29 de março a 1º de abril
Horário: quinta e sexta, 16-22h; sábado e domingo, 9h30-16h
Vagas: 45
Valor: R$ 350
A qualidade da informação oferecida é infra-estrutural, interdisciplinar e reveladora dos mecanismos que limitam nossas possibilidades criativas. Acreditou-se, sempre, que a geração de idéias e a conseqüente solução de conflitos/problemas insolúveis fossem produzidas apenas por indivíduos excepcionais, gênios. O workshop mostrará de forma clara como esta afirmação é apenas um mito.
Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas supera frequentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades de criação, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas tendências.
Claudio Vasques
Gravura em metal
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte e interessados em geral.
Duração: 1 mês
Período: 9 a 30 de março
Horário: sextas, 9-12h
Vagas: 20
Valor: R$ 150
A finalidade do curso é mostrar aos participantes algumas possibilidades gráficas, fazendo com que obtenham resultados práticos e uma visão da arte de gravura em metal, desenvolvendo o gosto pela experimentação e busca de novos caminhos da expressão artística.
Marco Gianotti
Colagem
Público-alvo: profissionais, estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral.
Duração: 1 mês
Período: 6 a 27 de março
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 20
Valor: R$ 150
O curso aborda a colagem em suas diversas manifestações na pintura. Serão objetos de estudo os principais movimentos artísticos sex. XX que utilizam a colagem como suporte, do Cubismo sintético ao neo-expressionismo.
A invenção da colagem no início do sec. XX foi um fator determinante para a arte moderna que merece um estudo específico.
Milton Cipis
Ricardo Ohtake
Experimentando o design gráfico
Público-alvo: profissionais, estudantes e interessados em geral.
Duração: 1 mês e meio
Período: 7 de março a 11 de abril
Horário: 20-22h
Vagas: 20
Valor: R$ 150
Os participantes têm a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de um projeto, desde o recebimento do briefing até a impressão final, passando por todo processo de criação e finalização. O curso, de caráter prático, tem como objeto final a criação e impressão de material de divulgação de uma das atividades do Instituto Tomie Ohtake.
Roberto Segre
Arquitetura e urbanismo na América-Latina
Público-alvo: profissionais, estudantes de arquitetura e interessados em geral.
Duração: 12 horas - 4 dias
Período: 20 a 23 de março
Horário: terça a sexta, 14-17h
Vagas: 25
Valor: R$150
Tendências atuais da arquitetura e urbanismo na América Hispânica, incluindo o Caribe.
Curso do 1º semestre de 2007
Agnaldo Farias
Oito encontros sobre a arte contemporânea
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 6 de março a 24 de abril
Horário: terças, 14h30-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 250 / mês
Introduzir alguns aspectos decisivos para a compreensão da arte que vem sendo produzida nos últimos cinqüenta anos é a proposta deste curso. Os anos 50 e 60 foram férteis em críticas ao alto modernismo e na marcação de novas posições na produção artística que durariam até o começo dos 80. Nesses anos, a expressão artística rompeu com as formas clássicas de expressão. Algumas passagens foram fundamentais, como a da escultura para a instalação; das intervenções em espaços arquitetônicos até intervenções de âmbito urbano e daí para a paisagem; o próprio corpo do artista sendo entendido como suporte expressivo; a inclusão de um sem-número de materiais e procedimentos.
Artur Lescher
Escultura: o suporte informado
Público-alvo: estudantes de artes plásticas e arquitetura
Duração: 3 meses
Período: 7de março a 23 de maio
Horário: quartas, 9-12h
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês
Com atividades teóricas e práticas é discutida a utilização de materiais cotidianos como suporte de um objeto de arte. O curso estimula a reflexão sobre procedimentos e meios para a produção de um trabalho plástico e possibilidades de instauração de uma poética. Por meio de exercícios específicos, são apresentadas questões como: o suporte informado, a construção tridimensional, a elaboração do discurso visual e a situação do objeto no espaço relacionado.
Cláudio Cretti
Bruno Dunley
Aproximações com a arte contemporânea brasileira
Público-alvo: destinado a jovens artistas, professores e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 8 de março a 24 de maio
Horário: quinta, 14-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês
O curso tem como eixo a produção brasileira presente nas exposições realizadas pelo Instituto Tomie Ohtake. As aulas são expositivas, com o auxílio de imagens e textos, e diante das próprias obras, durante visitas às exposições.
A intenção é estabelecer relações entre obras e artistas, refletindo sobre contradições e semelhanças e a inserção da arte na vida contemporânea, com um enfoque a partir dos últimos 50 anos.
Dudi Maia Rosa
Monotipia
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 8 de março a 24 de maio
Horário: quinta, 18h30- 21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150 / mês
A monotipia é uma técnica que proporciona um contato alternativo com questões da pintura. A simplicidade de sua fatura permite a livre experimentação de composições formais e cromáticas e encaminha os resultados para discussões diretas. Os materiais trabalhados no curso cabem ao aluno trazê-los: vidro ou acrílico; tinta a óleo; pincéis; papel tipo vergê; estopa e querosene para limpeza.
O espaço, no caso da monotipia, é considerado pela própria realidade do suporte e revelado pelo tamanho do papel da impressão. Um espaço não representativo e sem virtualidade, mas carregado de imaginação.
Edith Derdyk
ESCRITURAS DO OLHAR: o espaço entre a palavra e a imagem
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 6 de março a 26 de junho
Horário: terças, 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
Este curso tem como eixo a observação de um olhar que opera entre a palavra e a imagem, estimulando a criação de uma poética pessoal. O ponto de partida para os encontros é a leitura de alguns fragmentos dos seguintes livros: Palomar de Ítalo Calvino, A paixão segundo G.H de Clarice Lispector e O partido das coisas de Francis Ponge. São textos que estimulam algumas motivações e formulações poéticas ao anunciar possibilidades da construção do olhar como gerador de múltiplos significados. O curso pretende proporcionar um trânsito entre distintas técnicas, linguagens, recursos e procedimentos gráficos: desenho, fotografia, poesia visual, xerox, colagem, vídeo, livro-objeto.
Fernando Vilela
Pintura - Módulo I
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 5 de março até 25 de junho
Horário: segundas, 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150
O foco deste curso é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e telas para pintura a óleo, a têmpera e acrílica.
As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas pinturas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando um breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.
Flávia Ribeiro
Desenho: Investigações
Público-alvo: estudantes, artistas em formação e interessado em geral
Duração: 3 meses
Período: de 6 de março a 29 de maio
Horário: terças, 14-17h
Vagas: 20
Valor: R$ 150
A linha, com sua origem no movimento, lida com a superfície, composição e construção de espaços através do gesto. A linha corta, justapõe, invade, separa, circula, questiona atravessa, constrói, informa...cria novas relações que nos levam a olhar e pensar de maneiras diferentes as coisas do mundo.
O desenho amplia o vocabulário expressivo nos dando consciência de como pensamos, sentimos e agimos nesse fazer; como um lápis ou outra ferramenta qualquer se torna extensão de nosso olho, da nossa mão, do nosso próprio corpo.
O objetivo deste curso é a conscientização do olhar e ampliação de suas potencialidades, e, através do desenho de observação, incentivar o aluno não só a produzir como também a pensar questões relativas a essa linguagem.
Inaê Coutinho
Olhar fotográfico 1
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 6 de março até 26 de junho
Horário: terças, 9-12h
Vagas: 20
Valor: R$ 150
Uma introdução à fotografia que apresenta os equipamentos básicos e seu funcionamento, além de habilitar os alunos a conhecer e se apropriar das diversas etapas do processo fotográfico, desde a captação até a ampliação da foto. Estímulo à percepção visual da luz através de apreciação de imagens significativas da história da fotografia. A fotografia como linguagem expressiva inserida no contexto histórico, social e artístico contemporâneo. Além de aulas teóricas, há exercícios práticos individuais e em grupo.
Equipamento necessário: câmera fotográfica própria.
Laura Vinci
INSTALAÇÃO E O ESPAÇO CONTEMPORÂNEO
Público-alvo: artistas em formação
Duração: 3 meses
Período: de 5 de março a 28 de maio
Horário: segundas, 14-17h
Vagas:20
Valor: R$ 150/mês
O curso tem como objetivo discutir e compreender o que é instalação e o espaço contemporâneo, através da apreciação e reflexão de obras da produção contemporânea e da leitura de textos críticos e teóricos significativos. Além disso, é acompanhado de uma prática focada nos projetos individuais, proporcionando ao aluno um ambiente para o desenvolvimento e a elaboração de uma produção pessoal.
Lili Caffe
Cinema
Público-alvo: público geral
Duração: 3 meses
Período: de 8 de março a 28 de junho
Horário: quintas, 9-12h
Vagas:20
Valor: R$ 150/mês
Marcia Xavier
Metamofose da Imagem
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 7 de março a 23 de maio
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150 / mês
A técnica inventada pelos dadaístas em 1915, e usada de maneira diferenciada até hoje, deu à fotografia uma autonomia artística com seus recortes nas imagens e as associações absurdas feitas entre elas. O curso, com aulas teóricas e práticas intercaladas, percorre a linha do tempo, passando por movimentos artísticos que vão incorporar essa linguagem:
Marina Saleme
Pintura e seu processo criativo
Público-alvo: artistas em formação e interessados
Duração: 3 meses
Período: de 7 de março a 23 de maio
Horário: quartas, 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês
Potencializar o processo criativo é o objetivo deste curso para os interessados na pintura como linguagem e pensamento. Por meio de aulas práticas, em ateliê, e com propostas coletivas, são abordados os fundamentos da pintura como cor, espaço, figura, fundo, figuração e abstração. A idéia é explorar as diferentes possibilidades dos materiais, técnicas e suportes, conforme o projeto e o interesse de cada aluno, enfatizando assim a criação e a expressão individual. Livros e catálogos de artistas selecionados são apresentados no início das aulas para dialogar com cada proposta de trabalho e também proporcionar ao grupo um panorama visual da pintura contemporânea e as eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.
Odilon Moraes e Fernando Vilela
A imagem narrativa e ilustração de livros
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: 6 de março a 26 de junho
Horário: terças, 18h30-21h30
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês
O foco é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio de discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações, como a pintura com aquarela e algumas formas de gravura (monotipia, carimbo), entre outras técnicas. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.
Pablo Vilar - Estúdio Guaiamum
Curso de Montagem
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 5 de março a 23 de abril
Horário: segundas, 19h-21h
Vagas: 15
Valor: R$ 150 / mês
De abordagem teórica e prática, o curso exibe trabalhos de artistas que se utilizam da imagem e da tridimensionalidade como meio de expressão, sobretudo aqueles que abordem as possíveis relações entre esses dois meios. A partir daí, são propostos exercícios práticos de fotografia e escultura, acompanhados e discutidos individualmente.
Paulo Pasta
Pintura: prática e reflexão
Público-alvo: alunos selecionados por portifólio
Duração: 3 meses
Período: de 7 de março a 23 de maio
Horário: quartas, 19-22h
Vagas: 25
Valor: R$ 150/mês
A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.
Peter Pal Pelbart
O pensamento da atualidade
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 8 de março a 24 de maio
Horário: quintas, das 18h30-20h30
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês
A partir de alguns filósofos contemporâneos, tais como Deleuze,
Foucault, Agamben, Negri, trata-se de compor um panorama das questões
candentes de nossa atualidade. São abordadas três temáticas
principais: a do poder, a da subjetividade, e a da vida. O curso pode
servir tanto de introdução aos autores mencionados, como de
aprofundamento das problemáticas citadas. Pretende-se, com isso,
iluminar o contexto presente a partir de uma filosofia voltada para o
presente.
Ponto de encontro
CLÁUDIO CRETTI - Coordenação Geral
Matheus Leston, Mayra Saito, Rogério Mourtada
PONTO DE ENCONTRO: PRÁTICA ARTÍSTICA PARA ADULTOS E CRIANÇAS
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 10 de março a 14 de julho
Horário: sábados, das 15-17h 30
Vagas:15
Valor: gratuito
A Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake a fim de proporcionar um encontro entre adultos, crianças e adolescentes, oferece atividades que possam gerar produções criativas. Estimulando um diálogo entre as diferenças por meio de modalidades artísticas, os encontros, sempre aos sábados, das 15h às 17h, incluem visitas às exposições e atividades práticas no ateliê.
Gostaria de saber se existe algum curso de colagem em andamento ou programado para 2010.Se houver, quendo e onde será ministrado e o preço.
Obrigado
José Fernando