Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

dezembro 4, 2006

Pensar a arte hoje: perspectivas críticas no Maria Antonia, São Paulo

Pensar a arte hoje: perspectivas críticas
Palestrantes: Glória Ferreira, Lorenzo Mammì, Rodrigo Naves, Sônia Salzstein, Waltercio Caldas

13 a 15 de dezembro, 14-16h e 17-19h

Centro Universitário Maria Antonia - Salão Nobre e Sala 100
Rua Maria Antonia 294, São Paulo - SP
www.usp.br/mariantonia
Coordenação: Sônia Salzstein
Pesquisadores: Ana Luiza Dias Batista, Heloísa Espada, José Augusto Ribeiro, Liliane Benetti, Milton Ohata, Taisa Pascale Palhares, Thais Rivitti / assistente: Raul Cecílio
Realização: Centro de Pesquisas em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP e Centro Universitário Maria Antonia

Pensar a arte hoje: perspectivas críticas

O título deste ciclo de conferências - Pensar a arte hoje: perspectivas críticas - sugere, mais do que uma indagação acerca da situação atual das disciplinas que tradicionalmente se lançaram à reflexão sobre arte - a história, a crítica e a teoria -, a pergunta sobre a possibilidade mesma de se constituir um pensamento da arte na contemporaneidade. É sabido que o sentido moderno dessa palavra forjou-se no fim da Idade Média e que desde o século XV ela designou um fenômeno histórico em que o trabalho artístico e a reflexão sobre arte fizeram-se de modo entrelaçado, num processo de emulação recíproca; dessa maneira, a questão que o ciclo propõe - se é possível, hoje, produzir um pensamento da arte - implicará tanto inquirir se se pode pensar a arte rigorosamente, quanto se esta é capaz de produzir pensamento próprio, isto é, se pode pensar o mundo a partir de sua própria experiência e como o faz.

A iniciativa deste evento surgiu dos desafios de ordem metodológica e conceitual que se apresentaram ao longo de pesquisa iniciada em 2005 pelo Centro de Pesquisa em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. A rotina da pesquisa demonstrou que qualquer discussão sobre a arte moderna brasileira obrigaria ao exame simultâneo de uma complexidade de questões correlatas. De fato, a pergunta preliminar sobre uma história da arte brasileira não progrediria sem a problematização concomitante da modernidade brasileira, que por sua vez não se poderia compreender fora dos quadros da modernidade/modernização nos países centrais. Seria indispensável analisar, igualmente, a questão nacional, isto é, interrogar como (e se) uma "história nacional" poderia inscrever-se na história global. E essas questões teriam de passar ao mesmo tempo pelo crivo da perspectiva histórica e da análise cultural. Verificou-se, enfim, que os temas precipitados no curso das discussões do grupo não apenas extravasavam o objeto da pesquisa - a "experiência local" - como também mostravam a insuficiência da história da arte para abordá-lo, ainda que desde o princípio se atinasse com as possibilidades renovadas de uma história insuflada pela crítica e informada pela teoria da arte. Tornava-se urgente, portanto, retornar a perguntas primeiras, e estas dizem respeito às próprias possibilidades cognitivas do pensamento em arte na situação contemporânea.


Pensar a arte hoje: perspectivas críticas - Programa:

13 de dezembro, quarta-feira, 17h
Cultura pop: o mito da arte sem mediações
Sônia Salzstein
No último quartel do século XX, o termo pop se viu presa de uma aguerrida batalha de reconfigurações ideológicas, retomado ora como marco de uma nova e benfazeja era da cultura, ora como desfecho da "arte histórica" que finalmente auspiciava o advento da "Arte" como puro conceito. É necessário discutir o rescaldo contemporâneo desse debate, isto é, as mudanças que uma "questão pop" implicou para a esfera da arte: os novos públicos que formou, a profunda reordenação que impôs à noção clássica de espaço público e, sobretudo, o questionamento, a que obriga, da noção de "trabalho" na expressão "trabalho de arte".
Sônia Salzstein é crítica de arte e professora de história da arte do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP.

14 de dezembro, quinta-feira, 14h
Encalhes e desmanches. Ruínas do modernismo na arte contemporânea brasileira.
Lorenzo Mammì
Em uma parte importante da arte brasileira recente, a história da arte moderna nacional aparece não como mera resistência nostálgica ou como valor localizado, mas como um problema. A tensão e, ao mesmo tempo, a não separação efetiva entre natureza e cultura são uma constante que perpassa importantes marcos culturais do país: de Brasília às obras de artistas como Nuno Ramos, Cildo Meireles, Tunga, Hélio Oiticica e Lygia Clark, entre outros.
Lorenzo Mammì é crítico de arte e professor do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP.

17h
Conversa com o artista
Waltercio Caldas
Waltercio Caldas é artista plástico.

15 de dezembro, sexta-feira, 14h
Debate crítico?!
Gloria Ferreira
Abordagem das mutações do exercício da atividade crítica a partir dos anos 1960 e de suas novas relações com a produção artística, interrogando, em particular, as conseqüências da crescente presença dos artistas nas esferas teórica, crítica e curatorial.
Gloria Ferreira é crítica de arte e professora colaboradora da Escola de Belas Artes da UFRJ.

17h
A arte e seus sucedâneos
Rodrigo Naves
As dificuldades enfrentadas pela produção artística contemporânea tendem a ser freqüentemente escamoteadas. A tal ponto que a própria arte parece ter se constituído no principal empecilho para a continuidade da arte. Questões como "a morte da arte", "arte e vida" e as críticas ao "formalismo" moderno - todas recorrentes nos nossos dias - sinalizam nessa direção. Pretende-se discutir esses pontos de vista.
Rodrigo Naves é historiador da arte e professor.

Posted by João Domingues at 11:30 AM