|
outubro 30, 2006
Simpósio Internacional Fiat 30+ no TUCA, São Paulo
Simpósio Internacional Fiat 30+
Palestrantes: Andrea Semprini, Giorgetto Giugiaro, Fiore Mangone, Ivan Izquierdo, João Antonio Zuffo, Lucas Bambozzi, Matthew Fuller, Nelson Brissac Peixoto, Ray Kurzweil, Steve Dietz e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses
7 e 8 de novembro, 9h30-18h30
TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Rua Monte Alegre 1024, Perdizes, São Paulo - SP
11-3670-8453
Inscrições exclusivamente pelo site www.simposiofiat30mais.com.br
Realização: TV Cultura
Organização: Fiat Automóveis
Conselho científico: João Batista Ciaco e Giselle Beiguelman (concepção e coordenação geral), Abel Reis, Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Lucia Santaella, Paula Perissinoto
Simpósio Internacional Fiat 30+
Como parte das comemorações dos 30 anos da Fiat no Brasil, realizado pela TV Cultura e organizado pela Fiat Automóveis, o Simpósio Internacional Fiat 30+ reunirá, em São Paulo, os nomes mais representativos das tendências culturais, científicas e mercadológicas: Andrea Semprini, Giorgetto Giugiaro, Fiore Mangone, Ivan Izquierdo, João Antonio Zuffo, Lucas Bambozzi, Matthew Fuller, Nelson Brissac Peixoto, Ray Kurzweil, Steve Dietz e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses.
A série de debates transdisciplinares discute as perspectivas do futuro, a partir de temas centrais para a compreensão de nossa contemporaneidade: arte digital, design e marcas, mobilidade, memória, relações homem/máquina e território.
De formato inovador, o Simpósio é conduzido por um conselho científico composto por expoentes do meio acadêmico, cultural e empresarial brasileiro: João Batista Ciaco e Giselle Beiguelman (concepção e coordenação geral), Abel Reis, Ana Claudia Mei Alves de Oliveira, Lucia Santaella e Paula Perissinoto.
Simpósio Internacional Fiat 30+ - Programação:
7 de novembro, terça-feira
9h30 Abertura
10-12h Design/Marcas
Palestrantes: Andrea Semprini (FR) e Fiore Mangone (BR)
Mediação: Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (BR)
A consolidação da era do CGC (Consumo Gerado pelo Consumidor) e a emergência do Universal Plug and Play modificam as noções de design de produto e de marca. Como pensar as marcas no âmbito da universalização dos sistemas e dos equipamentos? O futuro do design é o branding ou a arte?
Andrea Semprini - professor universitário, semioticista, consultor da Lancôme, YSL, entre outras marcas. Ele também lança no Brasil, A Marca Pós-Moderna: Poder e Fragilidade da marca na sociedade contemporânea, pela editora Estação das Letras, dia 6 de novembro, na Livraria da Vila, em São Paulo.
Fiore Mangone - tem 13 anos de experiência na área de Telecomunicações, em particular na área Celular (mobilidade) e atua na de Desenvolvimento de Novos Negócios junto à Nokia no Brasil.
14-16h Território
Palestrantes: Nelson Brissac Peixoto (BR) e Matthew Fuller(UK)
Mediação: Lucrécia Ferrara (BR)
A globalização engendrou novos conceitos territoriais, a partir de uma intensa reorganização produtiva e espacial, gerando topografias mutantes e relações mediadas pela conectividade. Esse horizonte demanda novas estratégias políticas, sociais e estéticas?
Nelson Brissac Peixoto - filósofo, criador e coordenador do Projeto Arte/Cidade.
Mathew Fuller - artista, crítico e professor de Mídias Digitais do Goldsmith College.
16h30-17h30 Homem/Máquina
Palestrante: Ray Kurzweil
Ray Kuzweil é o mais importante pesquisador e cientista na área da Inteligência Artificial, reflete sobre quais são as perspectivas do futuro da tecnologia e suas possíveis implicações para a sociedade, em um contexto em que a Nanotecnologia e a Inteligência Artificial não só apontam para a fusão de homens e máquinas, mas para extensões da vida humana no corpo maquínico. As transformações tecnológicas contemporâneas sinalizam uma era em que seria possível aos homens transcender a biologia?
Autor de centenas de artigos e diversos livros que se tornaram best-seller, Kurzweil falará ao público brasileiro de seu escritório em Massachusetts, via teleportec, com transmissão em vídeo 3D, em tempo real, o único conferencista no mundo que tem este equipamento.
8 de novembro, quarta-feira
10-12h- Memória
Palestrantes: Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses (BR) e Ivan Izquierdo (BR)
Mediação: Lucia Leão (BR)
A digitalização do conhecimento permitiu uma ampliação, sem precedentes, na circulação de informações, mas maximizou a economia da obsolescência programada. Que tipos de estratégias de preservação da memória - cultural e pessoal - podem ser elaboradas?
Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses - arqueólogo, professor titular de história antiga da USP, ex-diretor do MAE e do Museu Paulista.
Ivan Izquierdo - neurocientista, diretor da Academia Brasileira de Ciência e professor da PUC-RS (Porto Alegre).
14-16h - Mobilidade
Palestrantes: João Antonio Zuffo (BR) e Giorgetto Giugiaro (IT)
Mediação: Paula Perissinotto (BR)
A cultura da mobilidade aponta para a incorporação do padrão de vida nômade, transformando os meios de transporte em veículos de comunicação. Como isso afeta o design, a produção de novos materiais? Quais são seus impactos sociais, econômicos e comportamentais?
João Antonio Zuffo - criador e diretor do LSI/USP, professor titular de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Poli - USP
Giorgetto Giugiaro - criador do Palio da Fiat, referência mundial na área automobilística, eleito "Designer de Carros do Século" (1999), entre inúmeros outros prêmios e condecorações.
16h30-18h30h - Arte Digital
Palestrantes: Steve Dietz (EUA) e Lucas Bambozzi (BR)
Mediação: Lucia Santaella (BR)
A arte digital confunde-se com os equipamentos em que é disponibilizada e se realiza pela interpenetração das comunicações com as ciências e as novas tecnologias. Como isso afeta as relações entre as práticas artísticas, o mercado e as instituições?
Steve Dietz - crítico e curador de novas mídias, fundador da Galleria 9 do Walker Art Center e diretor artístico do Zero/One San Jose
Lucas Bambozzi - artista multimídia, documentarista e curador.