|
setembro 4, 2006
Curso Como fotografar artes plásticas, com Luciano Mattos Bogado, no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Projeto Experiência
Curso Como fotografar artes plásticas, com Luciano Mattos Bogado
7 de outubro, sábado, 9-18h
Ateliê da Imagem
Av Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
21-2244-5660 / 2541-6930 ou info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Preço: R$ 180
Ementa:
Apresentação e a relação do fotógrafo com as artes plásticas;
Leitura do objeto do registro fotográfico; possibilidades e utilizações práticas da fotografia nas artes plásticas (reproduções de quadros, objetos, documentação, processo;
Autenticidade de uma obra de arte, execução da idéia em parceria com o artista, etc);
Apresentação da técnica do fotógrafo, equipamento utilizado; os problemas práticos mais frequentes nas etapas do trabalho e algumas soluções;
A experiência pessoal do fotógrafo na mudança do registro em filmes para o suporte digital; tratamento da imagem, controle do processo.
Finalização do trabalho. O que entregar ao cliente;relações profissionais com os artistas e com as instituições.
2 reproduções básicas de quadros (superfície de reprodução padrão e diferenciada).
Captação, transferência e tratamento da imagem.
Luciano Mattos Bogado
Começou sua formação na década de 1980 com estudos em fotografia na Sociedade Fluminense de Fotografia e pintura na EAV - Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pintou por quatro anos e fotografava como amador paralelamente. Interessado por cinema e com a possibilidade de sobreviver e produzir fotografando, vai substituindo a pintura a partir de 1986 pela fotografia. Participou de salões de arte, exposições coletivas na antiga FUNARTE e individuais.
Formado em Jornalismo pela Faculdade da Cidade e fotógrafo profissional desde 1987, atende a artistas plásticos, instituições de arte, agências de publicidade, empresas, editoras e veículos de comunicação.
Projeto Experiência
O projeto visa promover vivências intensivas com nomes atuantes da fotografia e arte contemporânea com foco em assuntos específicos. O formato é sempre um sábado das 9h às 18h, com intervalo para almoço.