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agosto 11, 2006

Cursos Instituto Tomie Ohtake 2006 / 2º Semestre, São Paulo

Espaço do Olhar
Cursos Instituto Tomie Ohtake 2006 / 2º Semestre

Inscrições abertas

Instituto Tomie Ohtake
Av Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900
www.institutotomieohtake.org.br

Espaço do Olhar é o nome do núcleo de cursos da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, no qual a instituição afirma o seu compromisso com a formação cultural da comunidade, oferecendo, por meio de cuidadosa programação, subsídios estéticos e teóricos para a expansão da sensibilidade e da capacidade de expressão das pessoas.

Cursos livres:

Paulo Pasta
Pintura: prática e reflexão
Público-alvo: alunos selecionados por portfólio
Duração: 3 meses
Período: 16 de agosto a 1º. de novembro
Horário: quartas-feiras, 19-22h
Vagas: 25
Valor: R$ 150/mês

A pintura é um trabalho investigativo no qual as idéias pré-concebidas não valem muito sem a justa resposta do fazer. Pinta-se, assim, para se poder ver - e não o contrário - e a próxima pintura, ou a do futuro, nascerá da anterior, da experiência passada; e desta forma, quase sempre, vamos precisar de tempo para compreender o que fizemos. Ela, a pintura, lança uma luz no exato lugar onde estamos. Para frente, quase nunca: progredimos à medida que o trabalho também progride. Estes são alguns dos principais aspectos abordados no curso, que busca equilibrar a reflexão e a prática. O propósito é ajudar o aluno a pensar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma interlocução que lhe proporcione meios importantes de tornar rico e revelador seu diálogo com a própria obra.

Peter Pal Pelbart
Subjetividade Contemporânea
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: 15 de agosto a 31 de outubro
Horário: terças, das 18h30-20h30
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês

Neste semestre pretende-se abordar a questão da subjetividade no contexto contemporâneo. A partir de autores vindos da filosofia, tais como Nietzsche, Bergson, Deleuze, Blanchot, mas também do pensamento político, como Negri, Zizek e outros, trata-se de rastrear os desafios que se colocam para repensar a subjetividade de maneira plural, à luz da atualidade.

Edith Derdyk
Entre ser um e ser mil: o livro-objeto e suas possibilidades poéticas
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 17 de agosto a 14 de dezembro
Horário: quintas, das 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês

Livro de artista, livro-objeto, obra-livro são experiências relativamente recentes no cenário artístico brasileiro. O livro, tal como o reconhecemos hoje em sua forma, função e realidade tecnológica, sinaliza um outro território poético quando se pensa nele como suporte experimental. As possibilidades formais desenham um arco extenso de experimentações, congregando o conhecimento artesanal aos processos industriais, potencializando a mixagem de várias linguagens e modalidades de registros visuais e literários, multiplicando a descoberta de estruturas narrativas dadas pelos entrelaçamentos inusitados entre a palavra e a imagem.

O enunciado "entre ser um e ser mil" atualiza igualmente uma reflexão sobre o modo de produção do livro-objeto, que originariamente se apresenta como objeto único e, simultaneamente, quando posto em perspectiva de escala industrial, contém a possibilidade da multiplicação sem perder a natureza singular de sua poética.

A partir de exemplos de alguns artistas que ingressaram neste campo de experiências, tais como Artur Barrio, Waltércio Caldas, Mira Schendel, Julio Plaza, Flavia Ribeiro, Artur Matuck, Lygia Pape, Anna Maria Maiolino, Marcel Duchamp, Joseph Beuys, Sol Le Witt, Anselm Kiefer e outros, pode-se folhear, desfolhar e entreabrir um leque de possibilidades poéticas.

Edith Derdyk
Desenho: indícios, sinais e anotações
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 15 de agosto a 28 de novembro
Horário: terças, das 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês

A partir da leitura dos aforismos, pensamentos e anotações gráficas formuladas por Leonardo da Vinci, é desenvolvida uma série de proposições visuais que possa ativar a reflexão sobre os significados do desenho enquanto linguagem para arte, ciência e técnica, reconhecendo sua natureza transitiva entre os vários campos do conhecimento.

Como referência teórica, o curso se apóia em 3 textos referentes ao desenho, escritos por Mario de Andrade, Flavio Mota e Vilanova Artigas, além de utilizar o livro Introdução ao Método de Leonardo da Vinci, de Paul Valéry, como estratégia desta investigação.

"O 'disegno' do Renascimento, donde se originou a palavra para todas as outras línguas ligadas ao latim, como era de esperar, tem os dois conteúdos entrelaçados. Um significado e uma semântica, dinâmicos, que agitam a palavra pelo conflito que ela carrega consigo ao ser a expressão de uma linguagem para a técnica e de uma linguagem para a arte."
Vilanova Artigas

Márcia Xavier
Fotomontagem
Público-alvo: estudantes, artistas, interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 16 de agosto a 1º. de novembro
Horário: quartas, das 19-22h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês

A técnica inventada pelos dadaístas em 1915, e usada de maneira diferenciada até hoje, deu à fotografia uma autonomia artística com seus recortes nas imagens e as associações absurdas feitas entre elas. O curso, com aulas teóricas e práticas intercaladas, percorre a linha do tempo, passando por movimentos artísticos que vão incorporar essa linguagem:
Dadaísmo e Hannah Hoch,
Pop e Rauschenberg e David Hockeney
Arte Conceitual e Jonh Hillard e Grupo Fluxus
Auto Retrato e Ana Mendieta e Cindy Sherman
Fotografia Moderna Brasileira e Geraldo de Barros e José Oiticica
Fotografia Contemporânea Brasileira e Rochelle Costi.

Nas aulas teóricas são utilizados livros e projeção de imagens para o aprofundamento do estudo do artista escolhido. Nas aulas práticas são trabalhadas imagens pré-existentes para criar um livro de ampliações fotográficas.

Marina Saleme
Pintura e seu processo criativo
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 16 de agosto a 1º. de novembro
Horário: quartas, das 14-17h
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês

Potencializar o processo criativo é o objetivo deste curso para os interessados na pintura como linguagem e pensamento. Por meio de aulas práticas, em ateliê, e com propostas coletivas, são abordados os fundamentos da pintura como cor, espaço, figura, fundo, figuração e abstração. A idéia é explorar as diferentes possibilidades dos materiais, técnicas e suportes, conforme o projeto e o interesse de cada aluno, enfatizando assim a criação e a expressão individual. Livros e catálogos de artistas selecionados são apresentados no início das aulas para dialogar com cada proposta de trabalho e também proporcionar ao grupo um panorama visual da pintura contemporânea e as eventuais relações com o trabalho que o aluno pretenda realizar.

Danilo Blanco
Marchetaria: a arte de juntar pedaços
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 14 de agosto a 30 de outubro
Vagas: 20
Horário: segundas, das 15-18h
Valor: R$ 150/mês

Direcionado para os iniciantes desta prática, o método de revestimento é utilizado como base e introdução ao Programa de Marchetaria Maciça ou Estrutural, a ser trabalhado com sobras de madeira. Todas as atividades têm como principal objetivo incentivar o aluno a tomar decisões, estimulando a criatividade e a originalidade, instrumentos fundamentais para a composição dos trabalhos e formação de um estilo próprio. Os alunos vivenciam gradualmente o método de revestimento através de exercícios práticos e têm a possibilidade de treinar diversas aplicações e acabamentos.

Andrés Sandoval e Fernando Vilela
A imagem narrativa e ilustração de livros
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 4 meses
Período: de 15 de agosto a 28 de novembro
Horário: terças, das 18h30-21h30
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês

O foco é penetrar no universo da ilustração como linguagem narrativa. A oficina é composta de aulas expositivas acerca da ilustração de livros, intercaladas por exercícios práticos com o objetivo de desenvolver um protótipo, boneco de um livro, ilustrado a partir de textos escolhidos. Nas aulas teóricas são abordadas questões relativas ao desenvolvimento da ilustração enquanto narrativas visuais através dos tempos, por meio da discussão de textos, análises de imagens e de livros. Nas aulas práticas são introduzidos alguns materiais e procedimentos para a criação das ilustrações, como a pintura com aquarela e algumas formas de gravura (monotipia, carimbo), entre outras técnicas. Ao longo do curso, cada aluno desenvolve seu próprio projeto.
Laura Vinci
Instalação e o espaço contemporâneo
Público-alvo: artistas em formação
Duração: 3 meses
Período: de 18 de setembro a 4 de dezembro
Horário: segundas, das 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

Visa discutir e compreender os conceitos de instalação e espaço contemporâneo, por meio da apreciação e reflexão de obras e da leitura de textos críticos e teóricos significativos. Além disso, é acompanhado de uma prática focada nos projetos individuais, proporcionando ao aluno um ambiente para o desenvolvimento e a elaboração de sua produção pessoal.

Cursos básicos:

Fernando Vilela
Pintura
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 14 de agosto a 27 de novembro
Horário: segundas, das 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

O foco é ensinar o uso de alguns dos principais materiais, técnicas e procedimentos da pintura: preparação de tintas de têmpera a ovo e com outros aglutinantes; pintura a óleo; pintura com tinta acrílica; aquarela e guache; preparação de bases em papel, madeira e tela para pintura a óleo, a têmpera e acrílica.

As aulas são práticas, em ateliê, e cada aluno pode desenvolver seu trabalho de criação explorando as diversas técnicas e materiais, aprofundando as possibilidades do espaço na pintura. Em cada aula são apresentadas telas de diferentes épocas, por meio de projeção em datashow, proporcionando um breve panorama da história da pintura, da origem e usos dessas técnicas, e como a questão do espaço foi explorada nos trabalhos analisados.

Dudi Maia Rosa
Curso de monotipia
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 17 de agosto a 23 de novembro
Horário: quintas, das 18h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

A monotipia é uma técnica que proporciona um contato alternativo com questões da pintura. A simplicidade de sua fatura permite uma livre experimentação de composições formais e cromáticas e encaminha os resultados para discussões diretas. Os materiais trabalhados no curso cabem ao aluno trazê-los: vidro ou acrílico; tinta a óleo; pincéis; papel tipo vergê; e estopa e querosene para limpeza.

O espaço, no caso da monotipia, é considerado pela própria realidade do suporte e revelado pelo tamanho do papel da impressão. Um espaço não representativo e sem virtualidade, mas carregado de imaginação.

Flávia Ribeiro
Gravura I
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: de 15 de agosto a 28 de novembro
Horário: terças, das 14h30-17h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

Curso para iniciantes na linguagem da gravura, aborda, mais especificamente neste primeiro módulo, a xilogravura e a ponta seca. Consta de aulas teóricas de introdução à história da xilogravura e da gravura em metal, com análise da obra de artistas como Hokusai, Rembrandt, Samico, C. E. Jardim, Basellitz, Kieffer, Iberê Camargo, Cláudio Mubarac, entre outros. O aluno é incentivado a desenvolver um trabalho pessoal com práticas no ateliê, alguns exercícios específicos, além de análises e comentários dos trabalhos produzidos em sala de aula. O material a ser utilizado durante o curso é comentado na primeira aula.

Odilon Moraes e Fernando Vilela
Ilustração de livro infantil
Público-alvo: profissionais, estudantes de arte, design e de literatura, ilustradores e interessados em geral.
Duração: 3 meses
Início: de 14/08 a 30/10/2006
Horário: segundas, das 14h30-17h00
Vagas: 30
Valor: R$ 150/mês

Os focos deste curso são:
1 - Acompanhamento de trabalhos / orientação individual
2 - Preparação de portifólio
3 - História da ilustração (brasileira e estrangeira)
4 - Orientação técnica

Neste curso teremos discussões de trabalhos, aulas expositivas sobre ilustração, montagem de portifólio, aulas práticas em atelier e propostas (opcionais) para criação de novos projetos de livro.

Alexandre Thallinger
Cenografia para montagem de ópera
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 11 de agosto a 15 de dezembro
Horário: às sextas, das 14:30h-17:30h
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

Partindo do projeto Ópera Estúdio idealizado pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake e a Faculdade Santa Marcelina, este curso de cenografia propõe a montagem, pelos próprios alunos, da ópera Albert Herring, de Benjamin Britten, que será apresentada em dezembro, no Theatro São Pedro. Depois de visita técnica ao teatro, os participantes, a partir dos desenhos de arquitetura do local, constroem maquetes do palco e, com base no libreto da ópera, fazem os estudos de ocupação cenográfica. A melhor solução, ou uma colagem das melhores soluções, é selecionada para detalhamento e execução.

Rubens Espírito Santo
Teoria da arte contemporânea
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 14 de agosto a 30 de outubro
Horário: segundas, das 19h30-21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

Pretende aparelhar o aluno no sentido de ser sujeito-de-si-mesmo e das intrincadas relações que acontecem no interior do processo artístico e do conhecimento, utilizando como método a prática de "conversação" de coisas essenciais, à luz da filosofia, da literatura e da arte.

Márcia Pastore e Eduardo Ortega
A imagem e a escultura
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 15 de agosto a 31 de outubro
Horário: terças, das 14h30-17h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

De abordagem teórica e prática, o curso exibe trabalhos de artistas que se utilizam da imagem e da tridimensionalidade como meios de expressão, sobretudo aqueles que abordem as possíveis relações entre esses dois meios. A partir daí, são propostos exercícios práticos de fotografia e escultura, acompanhados e discutidos individualmente.

Artur Lescher e Márcia Pastore
Acompanhamento de projetos tridimensionais
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses
Período: de 17 de agosto a 23 de novembro
Horário: quintas, das 10-12h
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

Destinado a jovens artistas com trabalho em desenvolvimento, visa orientar e discutir a produç desses artistas em suas pesquisas visuais e contextualizá-la nas questões da arte contemporânea. Por meio de uma análise aprofundada do universo artístico de cada participante e de apresentações de trabalhos de artistas que abordem questões afins, pretende-se fomentar o desenvolvimento da produção e a definição de uma poética visual própria.

Rafael Campos Rocha
História da arte moderna e contemporânea - uma introdução
Público-alvo: artistas em formação e interessados em geral
Duração: 3 meses e meio
Período: de 17 de agosto a 07 de dezembro
Horário: quintas, das 14h30-17h30
Vagas: 20
Valor: R$ 150/mês

Propõe esclarecer ao interessado os aspectos e as intenções da arte contemporânea por meio de sua história. Do modernismo de Manet até os dias de hoje, são analisados os principais artistas, suas contribuições e o seu significado dentro do contexto cultural e histórico. As aulas são expositivas, com o auxílio de imagens das principais obras e de um resumo com a bibliografia usada pelo professor. Em cada aula, artistas do modernismo são comparados aos contemporâneos e suas contradições e semelhanças discutidas e analisadas. Em Manet, por exemplo, após uma explanação sobre o artista e a sua Paris do século XIX, são mostrados exemplos da arte contemporânea, sua abordagem e a sua forma de inserção nas grandes metrópoles. O curso prossegue cronologicamente, passando pelos Impressionistas, a Escola de Paris, o Expressionismo Abstrato, a Pop, até a arte contemporânea brasileira.

Cursos especias:

Agnaldo Farias
Arte brasileira - do modernismo até o presente
Público-alvo: interessados em geral.
Duração: 2 meses
Período: de 15 de agosto a 3 de outubro
Horário: terças, das 14h30-17h
Vagas: 30
Valor: R$ 250/mês

1. Modernismo
A tensão entre a pesquisa plástica e o desejo de construção de uma identidade nacional
Trajetórias independentes

2. As Correntes Abstratas
Os Museus de Arte Moderna e a Fundação Bienal de São Paulo
Informalismo X Abstracionismo Geométrico
Concretos e Neoconcretos

3. Os anos 60
O ingresso na contemporaneidade
Cinema novo, Tropicalismo e desbunde
Dos "Bichos" ao "Porco Empalhado" e à "Nova Objetividade Brasileira"

4. Os anos 70
Os debates e as trincheiras da produção experimental
As pesquisas com as novas mídias

5. A Geração 80
A volta da pintura - Rebeldia ou nostalgia?
O debate sobre o pós-modernismo
A Bienal de 85 e o peso do curador

6. Anos 90 em diante
A fragmentação de poéticas
Do corpo como espaço de ações artísticas às tecnologias digitais (fotografia e vídeo)
A arte entendida como espetáculo

Charles Watson
O processo criativo
Workshop sobre o pensamento criativo
Público-alvo: artistas, designers, arquitetos, publicitários e interessados em processos de geração de novas idéias
Duração: workshop de 20 horas em quatro dias consecutivos, de 31 de agosto a 3 de setembro de 2006
Horários: quinta e sexta, das 19-22h e sábado e domingo, das 10-18h - com 1 hora de intervalo
Vagas: 45
Valor: R$ 350

Aborda vários aspectos do processo de criação e como se manifestam nas mais diversas disciplinas, mostrando que a semelhança entre as dinâmicas criativas em variadas áreas supera freqüentemente a diferença entre as linguagens. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso demonstra que, entendendo os mecanismos que limitam as possibilidades criativas, pode-se pensar e discutir estratégias que, ludicamente, contornam essas tendências. Em quatro dias são apresentados os Processos Perceptuais, Processos Emocionais e os Processos Culturais/ambientais que estão por trás da geração de idéias, levando à Transfiguração do Lugar Comum.

Cláudio Cretti - coordenação geral
Bruno Dunley, Mariana Galender, Mariana Serri
Ponto de encontro: prática artística para adultos e crianças
Público-alvo: interessados em geral
Duração: 4 meses
Período: 19 de agosto a 16 de dezembro
Horário: sábados, das 15-17h 30
Vagas: 15
Gratuito

A Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake a fim de proporcionar um encontro entre adultos, crianças e adolescentes, oferece atividades que possam gerar produções criativas. Estimulando um diálogo entre as diferenças por meio de modalidades artísticas, os encontros, sempre aos sábados, das 15h às 17h, incluem visitas às exposições e atividades práticas no ateliê.

Pablo Vilar - Estúdio Guaiamum
Montagem
Público-alvo: estudantes de Artes Plásticas, Arquitetura, Design e interessados em geral.
Duração: 2 meses
Período: 17 de agosto a 19 de outubro
Horário: quintas, das 15h30-17h30
Vagas: 15
Valor: R$ 150/mês

De perfil profissionalizante, o curso proporciona conhecimentos práticos e teóricos sobre o trabalho de montagem de exposições de Arte. Por meio de exemplos práticos e imagens, pretende colaborar na formação de novos montadores, ou simplesmente orientar profissionais de outras áreas a solucionar assuntos ligados à montagem. Para isso, trata desde noções básicas de cuidados e manuseio, até o uso correto de ferramentas e outros recursos básicos.

Carlos Fajardo
Transformações nas artes visuais contemporâneas
Público-alvo: estudantes de artes plásticas, arquitetura, design e interessados em geral
Duração: 2 meses
Período: 16 de agosto a 4 de outubro
Horário: quartas, das 9-12h
Vagas: 20
Valor: R$ 250

Propõe discutir, por meio de seminários e trabalhos produzidos pelos participantes, as transformações que ocorreram nas artes visuais a partir da metade dos anos 60 até hoje, em especial o surgimento dos trabalhos com localização específica, as instalações e a importância da fotografia na produção artística desse período. São estudados artistas como Robert Smithson, Gerhard Richter e Hélio Oiticica, focalizando textos críticos sobre eles e outros contemporâneos às suas produções.

Posted by João Domingues at 2:27 PM | Comentários(1)
Comments

sou estudante de artes visuais e gostaria de receber emal sobre a progração de cursos

Posted by: marlene a. f. morais at maio 5, 2009 9:34 AM
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