Página inicial

Cursos e Seminários

 


julho 2021
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Pesquise em
Cursos e Seminários:

Arquivos:
julho 2021
junho 2021
maio 2021
abril 2021
fevereiro 2021
janeiro 2021
dezembro 2020
novembro 2020
outubro 2020
setembro 2020
agosto 2020
julho 2020
junho 2020
abril 2020
março 2020
fevereiro 2020
janeiro 2020
dezembro 2019
novembro 2019
outubro 2019
setembro 2019
agosto 2019
julho 2019
junho 2019
maio 2019
abril 2019
março 2019
fevereiro 2019
janeiro 2019
dezembro 2018
novembro 2018
outubro 2018
setembro 2018
agosto 2018
julho 2018
junho 2018
maio 2018
abril 2018
março 2018
fevereiro 2018
janeiro 2018
dezembro 2017
novembro 2017
outubro 2017
setembro 2017
agosto 2017
julho 2017
junho 2017
maio 2017
abril 2017
março 2017
novembro 2016
outubro 2016
setembro 2016
agosto 2016
julho 2016
junho 2016
maio 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
julho 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
abril 2009
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
novembro 2008
outubro 2008
setembro 2008
agosto 2008
julho 2008
junho 2008
maio 2008
abril 2008
março 2008
fevereiro 2008
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
As últimas:
 

agosto 1, 2006

Inscrições: Curso de Especialização em Crítica de arte e curadoria na UniBrasil, Curitiba

Curso de Especialização em Crítica de arte e curadoria

Inscrições até 31 de agosto de 2006

UniBrasil
Rua Konrad Adenauer 442, Tarumã, Curitiba - PR
41-3361-4271
Coordenador: Newton Goto
Segunda a sexta, 19-23h; sábados, 8h30-12h30
Período: setembro de 2006 à janeiro de 2008
Critérios de seleção: Título de graduando, currículo, avaliação de proposta escrita (1 lauda) e entrevista

Corpo docente:
Nadja Lamas - Drª em Artes Visuais - UFRGS; Profª Dept. de Artes. Visuais - Univille
Ricardo Basbaum - Dr. em Ciência da Inform. e Document. - USP; Prof Instituto de Artes, UERJ
Fabrício Vaz Nunes - Ms em História da Arte - UNICAMP; Prof. da EMBAP
Glória Ferreira - Drª em História da Arte - Univ. de Paris I; Profª Escola de Belas Artes, UFRJ
Heloisa Buarque de Hollanda - PhD em Sociologia da Cultura - Columbia University; Profª Pós Grad. Comunicação, UFRJ
Newton Goto - Ms em Linguagens Visuais - UFRJ; Prof. Pós Grad. UniBrasil
Maria José Justino - Drª em Estética e Ciência das Artes, Univ. de Paris VIII; Profª EMBAP
Paulo Reis - Dr. em História - UFPR; Prof Dept. de Artes - UFPR
Margarita Schultz - Drª em Filosofia, Univ. de Tucumán; Profª Facultad de Artes Univ. de Chile


Ementas dos cursos

Módulo 1
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Arte
Docente: Nadja de Carvalho Lamas

Ementa:
Estrutura do trabalho científico. Conceituação e tipos de conhecimento. Ciência e sociedade. Conceituação de pesquisa. Tipos de pesquisa. Estudo das questões reflexivas e metodológicas referentes à pesquisa em arte. Projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa em arte. Monografia.

Módulo 2
Disciplina: O artista como agenciador, como curador e como crítico
Docente: Ricardo Basbaum

Ementa:
Neste curso serão discutidas a imagem e as características do artista contemporâneo, como um personagem com percurso flexível que se desloca por vários papéis dentro do circuito de arte. Seria parte da própria condição do artista contemporâneo uma compreensão abrangente de suas atividades, onde as pesquisas de produção de linguagem não se dissociam da necessidade de: 1- configurar um espaço de atuação a partir da construção coletiva de eventos seus e de outros artistas (agenciamento); 2- articular uma presença expositiva em que os parâmetros de exibição sejam compreendidos em seu registro próprio, produzindo uma 'eficiência' em sua intervenção (curadoria); 3- desenvolver um campo discursivo em que as principais questões conceituais do trabalho se articulem com uma rede de discussões histórico-críticas em constante deslocamento (crítica). Estes tópicos serão discutidos em relação às linguagens desenvolvidas nos jogos da arte contemporânea e seus espaços de exibição institucionais ou para-institucionais (museus, galerias, centros-culturais, espaços independentes).

Módulo 3
Disciplina: Estética
Docente: Fabricio Vaz Nunes

Ementa:
O curso visa apresentar aos alunos os autores e idéias essenciais para a compreensão do pensamento estético na modernidade.
Programa:
1. Estética clássica: Platão e Leonardo.
2. Kant e o juízo.
3. Perspectivas sobre Hegel e Schopenhauer.
4. Visão e linguagem: Konrad Fiedler e Benedetto Croce.
5. Arte e ideologia: Walter Benjamin e Theodor Adorno.
6. Duas visões da estética contemporânea: Joseph Kosuth e Umberto Eco

Módulo 4
Disciplina: Ficções na arte
Docente: Glória Ferreira

Ementa:
O seminário visa investigar o estatuto da ficção em diferentes poéticas das artes visuais contemporâneas. Diferindo da mímesis cujo objeto é prévio à representação, a ficção, como invenção de mundos possíveis, tem se revelado na arte contemporânea um instrumento operatório decisivo de relação com o mundo. Com a crise da representação e das concepções de uma arte voltada para si mesma, em que todo conteúdo se dissolve na forma, desde os anos 1950 se fazem presentes conteúdos os mais variados. Mitologias, rituais, cosmologias, cujas fontes não são mais o classicismo mas a natureza humana em relação com o sensível, se mesclam à diferentes tipos de apropriações e montagens de imagens. Com a crescente presença da linguagem bem como da sucessão temporal no funcionamento da própria obra, nos deteremos na introdução de narrativas e de seu estatuto. "O que busca o artista, diz Robert Smithson, é a coerência e a ordem, não "a verdade", nem afirmações corretas, nem provas. Busca a ficção que a realidade imitará cedo ou tarde".

Módulo 5
Disciplina: Arte e cultura em perspectiva
Docente: Heloisa Buarque de Hollanda

Ementa:
As passagens epistemológicas do moderno ao pós-moderno e deste à globalização. Panorama da produção cultural contemporânea no contexto dos processos de transnacionalização da economia e da cultura. Discussão de alguns temas chaves como a produção local e os efeitos de sua inserção no mercado global de bens simbólicos, as novas políticas estéticas e seu impacto nas culturas tradicionais, a emergência da cultura da periferia como interpelação das linguagens artísticas e intelectuais existentes, os novos projetos culturais com fins de inclusão social.

Módulo 6
Disciplina: A arte de crítica institucional
Docente: Newton Goto

Ementa:
O curso foca a produção artística cuja linguagem incide diretamente sobre as conceituações, valorações, mecanismos de circulação e outras interdependências culturais que fundamentam o sistema das artes visuais. Nesse sentido, há uma aparente inversão de posicionamento da atividade da crítica de arte, a qual desloca-se do olhar do crítico sobre a produção artística para o olhar do próprio artista sobre o sistema das artes. A arte de crítica institucional incorpora o museu como matéria prima, recontextualizando socialmente a instituição de arte e seus paradigmas - críticos, curatoriais, de acervo, de finalidade, etc. O museu perde então sua suposta neutralidade como espaço expositivo e passa a ser concebido como um lugar ativamente relacionado com seu entorno cultural. Crítica e curadoria são dois dos instrumentos dessa vertente produtiva, a qual está iminentemente associada ao século XX, especialmente ao período posterior aos anos 60. Marcel Duchamp, Joseph Kosuth, Daniel Buren, Hans Haacke, Cildo Meireles, Andrea Fraser, Rubens Mano, spmb (Eduardo Aquino & Karen Shanski), Jac Leirner, arte conceitual, circuitos artísticos autogeridos, são alguns dos artistas e acontecimentos a serem abordados.

Módulo 7
Disciplina: Crítica de Arte
Docente: Maria José Justino

Programa:
I - As formas de abordagem da Arte: Estética, Poética, Crítica e História da Arte.
II - Natureza da Crítica de Arte
III - Metodologia - modos de aproximação da Arte
IV - A interpretação artística
V - Crítica e contemporaneidade
VI - Avaliação

Módulo 8
Disciplina: Curadoria
Docente: Paulo Reis

Tópicos:
- História das exposições de arte - a constituição do espaço das exposições e a fundação das questões modernas.
- Anos 60 (um caso específico) - exposições de arte e o debate nacional da cultura da década (engajamento e vanguarda).
- Contemporaneidade - estudos de grandes exposições dos anos 80, 90 e séc. XXI (Bienal de São Paulo, Documenta de Kassel e Bienal de Veneza).
- Linhas de pensamento curatorial - Paulo Herkenhoff, Ivo Mesquita, Adriano Pedrosa, Tadeu Chiarelli, Jean-Hubert Martin, Jens Hoffman, Hans-Ulrich Obrist e Harald Szeemann.
- Novas estratégias curatoriais - projetos "Do it", revista "Pulgar" e publicação "Dialeto".

Módulo 9
Disciplina: Epistemologia da Crítica de Arte
Docente: Margarida Schultz

Programa:
1. Sistemas conceituais e juízo crítico
2. Os erros da história e os erros do crítico
3. A crítica como sistema cognitivo
4. A crítica como autocrítica
5. Um eixo de coordenadas: tempo-espaço na crítica de arte
6. O estatuto da crítica de arte
7. Crítica de arte e conjuntos imprecisos
8. Clínica: Análise de casos

Posted by João Domingues at 1:44 PM | Comentários(1)
Comments

O curso parece muito estimulante. Fiquei mesmo bastante seduzida mas, infelizmente, não poderei fazê-lo em função de limitações geográficas e temporais. De qualquer forma, gostaria de saber se é possível ter acesso 'a bibliografia a ser utilizada em cada módulo.

Posted by: Fabíola Tasca at agosto 10, 2006 5:42 PM
Post a comment









Remember personal info?