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agosto 1, 2006
Inscrições: Curso de Especialização em Crítica de arte e curadoria na UniBrasil, Curitiba
Curso de Especialização em Crítica de arte e curadoria
Inscrições até 31 de agosto de 2006
UniBrasil
Rua Konrad Adenauer 442, Tarumã, Curitiba - PR
41-3361-4271
Coordenador: Newton Goto
Segunda a sexta, 19-23h; sábados, 8h30-12h30
Período: setembro de 2006 à janeiro de 2008
Critérios de seleção: Título de graduando, currículo, avaliação de proposta escrita (1 lauda) e entrevista
Corpo docente:
Nadja Lamas - Drª em Artes Visuais - UFRGS; Profª Dept. de Artes. Visuais - Univille
Ricardo Basbaum - Dr. em Ciência da Inform. e Document. - USP; Prof Instituto de Artes, UERJ
Fabrício Vaz Nunes - Ms em História da Arte - UNICAMP; Prof. da EMBAP
Glória Ferreira - Drª em História da Arte - Univ. de Paris I; Profª Escola de Belas Artes, UFRJ
Heloisa Buarque de Hollanda - PhD em Sociologia da Cultura - Columbia University; Profª Pós Grad. Comunicação, UFRJ
Newton Goto - Ms em Linguagens Visuais - UFRJ; Prof. Pós Grad. UniBrasil
Maria José Justino - Drª em Estética e Ciência das Artes, Univ. de Paris VIII; Profª EMBAP
Paulo Reis - Dr. em História - UFPR; Prof Dept. de Artes - UFPR
Margarita Schultz - Drª em Filosofia, Univ. de Tucumán; Profª Facultad de Artes Univ. de Chile
Ementas dos cursos
Módulo 1
Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Arte
Docente: Nadja de Carvalho Lamas
Ementa:
Estrutura do trabalho científico. Conceituação e tipos de conhecimento. Ciência e sociedade. Conceituação de pesquisa. Tipos de pesquisa. Estudo das questões reflexivas e metodológicas referentes à pesquisa em arte. Projeto de pesquisa. Relatório de pesquisa em arte. Monografia.
Módulo 2
Disciplina: O artista como agenciador, como curador e como crítico
Docente: Ricardo Basbaum
Ementa:
Neste curso serão discutidas a imagem e as características do artista contemporâneo, como um personagem com percurso flexível que se desloca por vários papéis dentro do circuito de arte. Seria parte da própria condição do artista contemporâneo uma compreensão abrangente de suas atividades, onde as pesquisas de produção de linguagem não se dissociam da necessidade de: 1- configurar um espaço de atuação a partir da construção coletiva de eventos seus e de outros artistas (agenciamento); 2- articular uma presença expositiva em que os parâmetros de exibição sejam compreendidos em seu registro próprio, produzindo uma 'eficiência' em sua intervenção (curadoria); 3- desenvolver um campo discursivo em que as principais questões conceituais do trabalho se articulem com uma rede de discussões histórico-críticas em constante deslocamento (crítica). Estes tópicos serão discutidos em relação às linguagens desenvolvidas nos jogos da arte contemporânea e seus espaços de exibição institucionais ou para-institucionais (museus, galerias, centros-culturais, espaços independentes).
Módulo 3
Disciplina: Estética
Docente: Fabricio Vaz Nunes
Ementa:
O curso visa apresentar aos alunos os autores e idéias essenciais para a compreensão do pensamento estético na modernidade.
Programa:
1. Estética clássica: Platão e Leonardo.
2. Kant e o juízo.
3. Perspectivas sobre Hegel e Schopenhauer.
4. Visão e linguagem: Konrad Fiedler e Benedetto Croce.
5. Arte e ideologia: Walter Benjamin e Theodor Adorno.
6. Duas visões da estética contemporânea: Joseph Kosuth e Umberto Eco
Módulo 4
Disciplina: Ficções na arte
Docente: Glória Ferreira
Ementa:
O seminário visa investigar o estatuto da ficção em diferentes poéticas das artes visuais contemporâneas. Diferindo da mímesis cujo objeto é prévio à representação, a ficção, como invenção de mundos possíveis, tem se revelado na arte contemporânea um instrumento operatório decisivo de relação com o mundo. Com a crise da representação e das concepções de uma arte voltada para si mesma, em que todo conteúdo se dissolve na forma, desde os anos 1950 se fazem presentes conteúdos os mais variados. Mitologias, rituais, cosmologias, cujas fontes não são mais o classicismo mas a natureza humana em relação com o sensível, se mesclam à diferentes tipos de apropriações e montagens de imagens. Com a crescente presença da linguagem bem como da sucessão temporal no funcionamento da própria obra, nos deteremos na introdução de narrativas e de seu estatuto. "O que busca o artista, diz Robert Smithson, é a coerência e a ordem, não "a verdade", nem afirmações corretas, nem provas. Busca a ficção que a realidade imitará cedo ou tarde".
Módulo 5
Disciplina: Arte e cultura em perspectiva
Docente: Heloisa Buarque de Hollanda
Ementa:
As passagens epistemológicas do moderno ao pós-moderno e deste à globalização. Panorama da produção cultural contemporânea no contexto dos processos de transnacionalização da economia e da cultura. Discussão de alguns temas chaves como a produção local e os efeitos de sua inserção no mercado global de bens simbólicos, as novas políticas estéticas e seu impacto nas culturas tradicionais, a emergência da cultura da periferia como interpelação das linguagens artísticas e intelectuais existentes, os novos projetos culturais com fins de inclusão social.
Módulo 6
Disciplina: A arte de crítica institucional
Docente: Newton Goto
Ementa:
O curso foca a produção artística cuja linguagem incide diretamente sobre as conceituações, valorações, mecanismos de circulação e outras interdependências culturais que fundamentam o sistema das artes visuais. Nesse sentido, há uma aparente inversão de posicionamento da atividade da crítica de arte, a qual desloca-se do olhar do crítico sobre a produção artística para o olhar do próprio artista sobre o sistema das artes. A arte de crítica institucional incorpora o museu como matéria prima, recontextualizando socialmente a instituição de arte e seus paradigmas - críticos, curatoriais, de acervo, de finalidade, etc. O museu perde então sua suposta neutralidade como espaço expositivo e passa a ser concebido como um lugar ativamente relacionado com seu entorno cultural. Crítica e curadoria são dois dos instrumentos dessa vertente produtiva, a qual está iminentemente associada ao século XX, especialmente ao período posterior aos anos 60. Marcel Duchamp, Joseph Kosuth, Daniel Buren, Hans Haacke, Cildo Meireles, Andrea Fraser, Rubens Mano, spmb (Eduardo Aquino & Karen Shanski), Jac Leirner, arte conceitual, circuitos artísticos autogeridos, são alguns dos artistas e acontecimentos a serem abordados.
Módulo 7
Disciplina: Crítica de Arte
Docente: Maria José Justino
Programa:
I - As formas de abordagem da Arte: Estética, Poética, Crítica e História da Arte.
II - Natureza da Crítica de Arte
III - Metodologia - modos de aproximação da Arte
IV - A interpretação artística
V - Crítica e contemporaneidade
VI - Avaliação
Módulo 8
Disciplina: Curadoria
Docente: Paulo Reis
Tópicos:
- História das exposições de arte - a constituição do espaço das exposições e a fundação das questões modernas.
- Anos 60 (um caso específico) - exposições de arte e o debate nacional da cultura da década (engajamento e vanguarda).
- Contemporaneidade - estudos de grandes exposições dos anos 80, 90 e séc. XXI (Bienal de São Paulo, Documenta de Kassel e Bienal de Veneza).
- Linhas de pensamento curatorial - Paulo Herkenhoff, Ivo Mesquita, Adriano Pedrosa, Tadeu Chiarelli, Jean-Hubert Martin, Jens Hoffman, Hans-Ulrich Obrist e Harald Szeemann.
- Novas estratégias curatoriais - projetos "Do it", revista "Pulgar" e publicação "Dialeto".
Módulo 9
Disciplina: Epistemologia da Crítica de Arte
Docente: Margarida Schultz
Programa:
1. Sistemas conceituais e juízo crítico
2. Os erros da história e os erros do crítico
3. A crítica como sistema cognitivo
4. A crítica como autocrítica
5. Um eixo de coordenadas: tempo-espaço na crítica de arte
6. O estatuto da crítica de arte
7. Crítica de arte e conjuntos imprecisos
8. Clínica: Análise de casos
O curso parece muito estimulante. Fiquei mesmo bastante seduzida mas, infelizmente, não poderei fazê-lo em função de limitações geográficas e temporais. De qualquer forma, gostaria de saber se é possível ter acesso 'a bibliografia a ser utilizada em cada módulo.
Posted by: Fabíola Tasca at agosto 10, 2006 5:42 PM